Cabeçalho 2

sábado, 20 de abril de 2013

Branded

Branded é um filme russo/americano de ficção científica que aborda um tema não muito comum em outros filmes: o Marketing, o consumismo e o poder das grandes corporações.

Quantas vezes você vê o símbolo da Coca-Cola por semana? Se quase tudo que vemos fica gravado no subconsciente, qual será o efeito dos símbolos das grandes corporações lá?

Capa Branded

O filme começa mostrando nomes de diversos personagens históricos, entre alguns deles:
Joana d'Arc, Alexandre, o Grande, Sócrates, Carl Jung, Sigmund Freud, Júlio César...

E depois aparece escrito:
"Todas essas pessoas incomuns ouviram uma voz. Todos eles viram coisas que os outros não vêem. Todos eles mudaram o mundo."

Atenção, um pouco de spoiler:

Branded fala de um mundo semelhante ao nosso, mas com a diferença de que as empresas fast-food estão quase chegando a falência devido a preocupação das pessoas com a saúde.
Os empresários resolvem recorrer ao maior guru de marketing do mundo, ele diz que aparentemente não existe mais uma forma de modificar a situação dentro dos padrões do marketing antigo e então pergunta até que ponto eles estão dispostos a chegar para mudar essa situação.

Em outro lado da história temos Misha, um grande publicitário russo que fez campanhas para a invasão de empresas estrangeiras com a queda do comunismo, e acaba apostando em um Reality Show junto com Abby a sobrinha do seu sócio com quem esta tendo uma relação, o programa de TV tem como foco uma mulher acima do peso que vai passar por uma série de cirurgias até ficar 'bonita".
Mas o programa acabando tendo um grave problema, o que acaba fazendo as pessoas pensarem que a ideia de mudar o corpo é só um imposição da sociedade, o que na realidade foi apenas um truque das empresas de fast-food para colocar na cabeça das pessoas que elas são bonitas da forma que são, e posteriormente que a beleza é obesidade.

Após ser atacado pelas pessoas e saindo como o vilão da história e seu amigo e sócio acabar morrendo por sua causa de uma discussão com ele, Misha acaba por pensar que seu dom para o marketing é uma maldição.
Ele foge da cidade grande e se torna criador de gado no interior da Rússia e alguns anos depois recebe a visita de Abby que estava a procura dele, ela fica na sua casa e tanta fazê-lo voltar para a civilização.
Então ele tem um sonho dentro de um sonho, lá ele escuta uma voz dando instruções para ele fazer algo e quando estiver tudo feito ele vai compreender.
No dia seguinte ele prepara um lugar e sacrifica uma vaca, a queima e depois se banha com água misturada com as cinzas do animal.

Esse ritual realmente existe e é encontrado no Torá, onde quem estava muito impuro poderia fazer esse ritual e se tornar puro novamente.

Após isso Misha desmaia e é levado dessa forma por Abby de volta a cidade, mas quando acorda ele começa a ver parasitas  com aspecto grotesco grudados nas pessoas, e percebe que apenas ele os enxerga, esse foi o resultado do ritual, foi se purificar e ver como as coisas que os outros não podem ver.
Ao chegar na casa de Abby ele descobre que tem um filho, que também tem esses estranhos parasitas e posteriormente descobre que esse parasitas são resultado do vício que as pessoas tem em produtos das grandes empresas como as de fast-food e que por causa dos parasitas as pessoas sempre desejavam mais. Cada vez que a pessoa consumia o parasita ficava maior e um pedaço deles ia para as lojas das indústrias que cresciam cada vez mais e tinhas enormes parasitas acima delas, um ciclo que só fazia as industrias se tornarem mais poderosas.    
      
Então Misha resolve usar seu novo dom de ver as corporações materializadas e seu antigo dom de publicitário para destruir as grandes empresas colocando umas contra as outras e livrar as pessoas dos seus parasitas.

Branded

O marketing é abordado no filme mostrando que ele foi criado para passar a ideia de que possuir um produto ou até uma ideia é ser feliz, por isso as pessoas resolvem procurar sua felicidade e satisfação em objetos.
Mas o que é interessante é a forma de egrégora que as empresas são vistas, como seres com vida própria que se alimentam das pessoas de forma parasita, fazendo elas consumirem seus produtos e enviando mais energia pra a empresa em um ciclo que apenas cresce, nada muito diferente do que vivemos hoje.

6 comentários :

  1. Que legal, eu não conhecia. Obrigada pela dica, vou assistir!

    ResponderExcluir
  2. Baixando imediatamente para ver também hehehehe.

    ResponderExcluir
  3. Olá Yuri! Só acrescentando, no início da história, ele observa uma constelação que toma o formato de vaca , que então dispara um raio em cheio nele, quando ele ta em uma fila segurando um número, acho que era 147. E isso veio a refletir no ritual pra purificação, de acordo com a Torá. Filme bem lucido, e a forma como representa as egregoras fica bastante claro, o eterno colilco de alimentação e retroalimentação. Obrigado pela postagem.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.