Cabeçalho 2

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Sinal do Silêncio

Sinal do Silêncio
O Sinal do Silêncio é um gesto muito utilizado, tanto para mandar alguém se calar como também para pedir "segredo" ou como o próprio nome diz pedir para que se faça silêncio.

Imagens do deus grego Harpócrates, o deus do silêncio mostram ele fazendo o sinal.

Segundo historiadores esse deus foi baseado na versão do deus egípcio Hórus quando menino, filho de Ísis e Osíris,  representando o sol recém nascido.
As imagens do Hórus criança era de um menino nu com um dedo na boca.
Sinal esse que os gregos assimilaram o sinal como o do silêncio, mas aparentemente não teria relação nenhuma.

No ocultismo o ato do silêncio é de grande importância, para alguns é um simples ato que muitos deveriam adotar, saber a hora de falar e a de calar, como nos ensina Pitágoras nessa frase:

"Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te...."

Para outros o ato de falar é algo que em si só é magico e tudo que é dito toma forma no plano astral, portanto devemos tomar cuidado com o que falamos, pois essa forma moldada pelo falar no astral pode se materializar, para fortificar essa ideia temos o chakra laríngeo situado na garganta.

Também é importante saber que muitas vezes o ato de silêncio evita o desperdício de energia ou de fazer algo que não traga benefícios, logo o magista deve pensar 2, 3 ou 100 vezes antes de entrar em uma discussão (no sentido de briga) que não seja necessária.

Também existe outra regra de ouro chamada "saber, ousar, querer e calar" da qual não precisa de muitas explicações.

O ato de não falar algumas vezes é complicado e guardar algo para si é quase uma tortura, quase sempre vejo alguma contando suas proezas no Facebook com detalhes em troca que 3 míseras pessoas "curtam", isso é um grande erro, pois se o universo esta te dando uma experiência ela é para você não para os outros, exceto em raros casos de algo que deva ser compartilhado para o aprendizado de outros.

Porém não é só isso, também existe uma espécie de banimento que é feito usando esse sinal que é usado pela Golden Dawn, que promete proteger contra ataques e obsessões, conhecido como "Sinal do deus do silêncio" ou simplesmente como "Sinal de defesa ou proteção".


Para finalizar vou deixar uma frase:

"De todas as Virtudes Mágicas, de todas as Graças da Alma, de todas as Consecuções do Espírito, nenhuma tem sido tão mal-compreendida, até quando foi sequer vislumbrada, quanto o Silêncio". (Aleister Crowley)
 

6 comentários :

  1. Na música as pausas possuem grande importância. Portanto, em última instância, silêncio é uma forma de música.

    No ocultismo o segredo trata-se de um mistério indispensável. Evita-se assim zombaria e ganha-se segurança.

    Quando se encerra o barulho da fala ou do pensamento pode-se ouvir outras partes da mente e do mundo.

    Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Pena que a maioria dos que se dizem "magistas" por aí não podem ver uma discussãozinha que tão lá de espada, escudo e armadura! Ótima reflexão e uma grande dica!

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo, estava a escrever exatamente um texto sobre o silêncio quando, na procura de imagens, me deparei com essa excelente reflexão. Realmente a máxima dos bruxos muitas vezes não é bem compreendida. Querer. Ousar. Saber. Calar. Evoé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ultimamente as coisas mais básicas estão sendo esquecidas.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.