Cabeçalho 2

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Glândula Pineal

 A glândula pineal em latim glandula pinealis é uma pequena glândula endócrina localizada mais ou menos no centro do cérebro. Ela tem o tamanho médio de uma ervilha e também existe em animais.
Atualmente se sabe que a pineal tem várias funções fisiologicamente falando, ao contrário do que se pensava a algum tempo atrás, entre as suas funções temas a produção do hormônio metoninina, responsável pelo sono, ela libera o hormônio quando a retina detecta escuridão. Além disso a glândula é responsável também pela área sexual, ovários e testículos.
Antigamente se acreditava que a glândula estava puramente atrofiada, mais depois se viu que não era bem assim.

Fora isso ela era ligada a "poderes paranormais", possui pequenos cristais de apatita nela, mineral que segundo espiritualistas seria a peça chave da ligação da glândula pineal com telepatia, mediunidade, clarividência e etc, funcionando como uma antena.

Essa glândula é ligada ao chakra frontal (ajna), que tem relação com capacidade intuitiva e faculdades extra sensoriais, esse chakra também é conhecido como o terceiro olho.  

Olho que tudo vê e região da glândula pineal
"Olho que tudo vê" comparado com a região da Pineal
 Alguns defendem que ela  foi atrofiando conforme a evolução do ser humano, devido ao modo de vida e a má alimentação (carnívora) entre outras milhares de teorias.
Outros acreditam que o órgão não está atrofiado mas sim em lenta evolução eu que em um futuro todos os seres humanos vão ter capacidades extra sensoriais.

Dizem que necropsias feitas em pessoas consideradas sensitivas constataram que nessas pessoas a glândula pineal é maior do que nas pessoas normais, porém não consegui encontrar nenhum artigo cientifico que comprove isso.

Crânio Alongado Muitas culturas na antiguidade usavam de métodos para alongar o crânio: Peru, Congo e no Egito com alguns faraós.
Isso gerou a teoria de que esses estariam copiando os deuses deles que seriam alienígenas.

Porém existe uma teoria mais aceitável de que aquilo seria feito para existir mais espaço para a pineal se desenvolver. O processo era feito com os bebês assim eles cresceriam com capacidades extra sensoriais.


Em alguns répteis a região dessa glândula é conhecida como olho parietal ou olho pineal, tem esse nome porque funciona como uma espécie de olho muito discreto no topo da cabeça ou entre os olhos,  um terceiro olho literalmente, a visão nele é diferente geralmente percebendo mudanças de luz.
Isso ajuda tanto na defesa quanto no ataque.
É presente em crocodilos e iguanas e outros répteis na maior parte das vezes. Essa estrutura também esta presente e tem origem nos peixes, e no caminho da evolução passou para os répteis, e depois para as aves com grandes perdas.

Pessoas que buscam desenvolver capacidades extra sensoriais ou "poderes paranormais" geralmente procuram trabalhar a glândula pineal por meio de visualização, imagina uma luz que vibra nessa região.

5 comentários :

  1. Ola Yuri, como vai? Sou médico e gostaria de contribuir com mais algumas informações sobre a glândula pituitária. Hoje, para as pessoas da área Biológica, ela é mais comumente de HIPÓFISE. Um deles é o controle do ritmo circadiano (ou seja do sono e vigília como você colocou no post) Além disso, tem ação sobre o controle dos hormônios sexuais, controla a glândula tireoide (que mantém a nossa taxa metabólica -em outras palavras, quão rapidamente estamos gastando a energia que consumimos), controla a quantidade de água no nosso corpo, entre outras coisas...
    Mas o que gostaria de frisar e como ela funciona em outros animais, principalmente nos crocodilianos (crocodilos, jacarés e afins). Nestes animais há uma área no crânio em que o osso é translúcido, sendo permitida a passagem de claridade. Essa claridade incide diretamente encima da glândula pineal, que nestes animais localiza-se aproximadamente no meio da "cabeça". Quando os crocodilianos estão a espera de uma presa, quase que totalmente submersos, seus olhos não conseguem ver a aproximação da presa. É justamente a sombra de sua vitima sobre a pineal (hipófise) que dá o comando para o bote! Resumindo, nestes animais ela funciona de FATO como um terceiro olho! Isso mostra a correlação dela com a visão (mesmo que em um animal filogeneticamente mais antigo que o homem) reforçando a ideia dela como nosso terceiro olho.
    Nos seres humanos a hipófise (pituitária) fica dentro de uma espécie de caixinha localizada dentro do crânio, chamada célula turca. Mesmo assim ela recebe informações sobre a luminosidade (como você bem colocou) só que não mais diretamente, e sim via nervo óptico.

    Para finalizar, gostaria de parabenizar pelo site que é muito bom! espero ter podido contribuir com alguma informação.
    Lucas

    Paz e Lux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dr Lucas , com base nisso refiz a pesquisa e adicionei algumas informações que não havia conseguido encontrar antes , sua ajuda foi muito bem vinda!
      Em breve vou adicionar novas informações sobre o tema.
      Muito obrigado!
      Paz e Luz!

      Excluir
  2. excelente informação, de muito bom proveito, não só este artigo como o site inteiro, deixo através deste meu agradecimento e respeito pela qualidade e dedicação destes artigos caro Yuri

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.