Cabeçalho 2

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Filme A Montanha Sagrada

A Montanha Sagrada, no original La Montaña Sagrada e em inglês, The Holy Mountain (1973) foi um filme que me chamou muita atenção, vi ele recentemente por indicação, é um filme cheio de simbolismos e referências ao ocultismo e ao caminho iniciático, acredito que seja pouco conhecido, logo me sinto na obrigação de fazer uma pequena divulgação.

Cartaz do Filme

O filme foi escrito e dirigido pelo chileno Alejandro Jodorowsky que também atua no filme como o alquimista e mestre, como diretor e produtor deixou o filme repleto de simbologias, essas com relação desde a ocultismo como também na sociedade e como ela é.

A Montanha Sagrada pode parecer um pouco sem sentido para quem não tem nenhuma noção de ocultismo, aparentando ser um filme que muda de foco muito rápido, mas que faz total sentido quando chegamos até o final, cuidado caso você queira ver ele perto de familiares, eles podem se espantar.

O filme mostra a saga de um homem com aparência semelhante a de Jesus que depois de passar por rituais iniciáticos vai em busca da Montanha Sagrada para se tornar imortal, ele vai junto de seu mestre que o iniciou e de 7 indivíduos que representam os planetas astrológicos, personificando qualidades e defeitos desses planetas segundo a astrologia.

O tarot também aparece desde o começo, como representação do caminho para a iniciação e em um momento é dito: "O Tarot ensinara a você como criar uma alma."

Durante a saga vemos situações comuns na vida do buscador, como vícios que voltam a tona, em certo ponto quando estão próximos a montanha encontram muitas pessoas que falharam na busca ou estão iludidas demais para ver que estão no caminho errado, drogados, iludidos, falsos mestres, pessoas que buscam atalhos, pessoas que fogem da realidade, pessoas que chegaram perto mas falharam.

Existem alguns fatos interessantes em relação a produção do filme, Alejandro Jodorowsky e os atores principais passaram meses sobre treinamento espiritual antes de atuar no filme. 

Atualmente, 40 anos depois o filme se tornou cult e é indispensável para quem se interessa por ocultismo.

3 comentários :

  1. Muito bom esse filme!

    Outro comentário legal é sobre a mulher que segue o ladrão, mostrando outro caminho para a "imortalidade". E tem alguns conceitos do eneagrama no final

    Mas como voce disse, o filme é para ser sentindo, não só explicado.

    Outro ótimo filme do Jodorowsky (que eu considero ser melhor que esse) é o El Topo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor , passou muito pela minha cabeça algo estilo "Jesus e Maria Madalena" , a gente sabe que a coisa não foi bem assim mas não deixei de pensar!

      Com certeza El Topo também é mto bom!
      Abraços!

      Excluir
  2. Sou um admirador fanático do mestre Jodora.
    Meu primeiro contato com ele foi atraves do filme a Montanha Sagrada. Relmente não se pode explicar muito é simplesente arrebatador e fscinante. Fiquei e sou eternamente chcado.
    Outro filme que tb te a participação do jodora junto com o outro genial Fernando Arrabal que vale a pena ser visto Fando e lis.sem explicação.
    Allxandre Castro (oi.alexandre@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.