Cabeçalho 2

domingo, 15 de janeiro de 2012

Johfra Bosschart

Johfra Bosschart (15 dezembro - 06 novembro de 1998), com o nome de nascimento de Johannes Franciscus Gijsbertus van den Berg, foi um pintor holandês que fez suas obras baseadas no que ele dizia ser "Surrealismo baseados em estudos de psicologia, religião, a Bíblia, astrologia, antiguidade, magia, bruxaria, mitologia e ocultismo".

Foi casado duas vezes primeiro com Diana Vandenberg e depois com Ellen Lorien, ambas artistas também, a primeira tem um estilo parecido com o dele.

Mostrei algumas das suas pinturas dele em A Arte, em especial as da série do Zodíaco.
Ele trabalhava em obras a óleo, colagens, desenhos e aquarela, mas infelizmente seu trabalho não foi tão valorizado como devia na época e atualmente muitas pessoas conhecem suas obras mas não sabem nada sobre o autor.

União Mística ou Tríptico (1973)

Suas obras são feitas em cima de símbolos e hermetismo, ele possivelmente adotou esse estilo quando fez parte da Lectorium Rosicrucianum na Holanda (Escola Internacional da Rosacruz Áurea), uma escola com base no cristianismo gnóstico que tem sede em vários países e até no Brasil.
Ele adotou diversas vezes o hermetismo, o que trouxe obras de simbolismo e beleza inestimáveis.

As Séries do Zodíaco, foi criada em 1975, Johfra usou meditação como um meio para se inspirar, contemplando as imagens básicas de cada signo (as imagens estão aqui), ele também conseguiu colocar diversos tipos de símbolos relacionados de forma harmoniosa, ou seja, todos meio que combinavam entre si e ainda assim cada representação parece ser um universo diferente.


Abaixo algumas pinturas interessantes de Johfra: 





A mulher do Apocalipse e a besta (1961)

Acredito mesmo que só faltou o grande Johfra criar um tarot , que com certeza seria algo maravilhoso que poderia quem sabe até competir com o tarot de Thoth de Aleister Crowley e Lady Frieda.

Atualmente o trabalho de Johfra é apresentada na "Galerie Utrecht", que fica na Holanda.

4 comentários :

  1. Há muito tempo que eu acompanho esse blog, e só recentemente fui descobrir que era seu Yuri!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia Yuri.
    Já venho visitando seu blog a algum tempo e você tem um belo trabalho aqui, venho te pedir se posso publicar a postagem a cima, com os devidos créditos no meu blog "A Cruz e a Rosa" -

    http://acruzearosa.blogspot.com.br/

    Te agradeço desde já e deixo aqui um grande abraço!

    Atenciosamente

    Jonas R. Sanches


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Jonas!
      Fique a vontade, só peço que deixei o link para meu blog ou para a postagem original, assim nos 2 saímos ganhando.

      Abraços!

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.