Cabeçalho 2

sábado, 19 de abril de 2014

Páscoa Pagã

Em época de Páscoa, acho legal falar um pouco sobre ela não é?

Eostre ou Ostara

Não é novidade que muitas festas pagãs foram transformadas em festas cristãs, na verdade todo ano algumas pessoas apertam essa tecla. 
A páscoa não é um caso diferente onde alguns costumes pagãos foram unidos e permaneceram vivos.
Como todo mundo que fez catequese soube mas esqueceu, Páscoa quer dizer Passagem, onde se comemoram a volta de Jesus que estava morto.

Não é novidade que o ovo representa a vida e a fertilidade, e isso tem origem pagã, algumas festividades tem relação com isso e trouxeram simbolismo do ovo e dos coelhos. 

A imagem acima é da Deusa
Ostara também conhecida como Eostre, com alguns coelhos ao lado e também alguns ovos que estão sendo pintados, para quem não sabe muito antigamente antes dos ovos serem de chocolate, eles eram ovos cozidos e pintados, como a imagem retrata.

Existem dados que durante a passagem de estações, bem antes de Cristo as pessoas tinham o costume de presentear uns aos outros com ovos pintados, as vezes cozidos com beterraba para ter uma cor diferente.

Não precisa ser dito que os ovos simbolizam a vida e o coelho fertilidade, (porque os coelhos adoram sexo e fazem muitos filhos). 
Podemos reparar que a palavra "simbolismo" aparece muito em festas cristãs.

Mas antes de tudo a páscoa também recebeu muita influência judaíca, onde o nome 
Pessach se refere a passagem do anjo da morte, referente a 10ª das pragas egípcias que foi o ocorrido precursor da libertação do povo de Israel.

Aparentemente quem decidiu a adaptação do culto foi o Concílio de Nicéia, logo o culto foi reaproveitado e assim começaram a introduzir e desenhar as figuras de Jesus, Maria e outros nos ovos. 
Só bem no futuro em torno de XVIII, alguns confeiteiros tiveram a ideia de fazer os ovos de chocolate e a moda pegou e se mantém até hoje.

Para saber mais sobre a deusa Eostre clique aqui e leia o texto que completa esse artigo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.