Cabeçalho 2

sábado, 14 de setembro de 2013

Pirataria e Ocultismo

"Pirataria é Crime! Não Roube Barcos"

Não faz muito tempo ocorreu uma discussão sobre a pirataria que relação com livros de ocultismo, não é necessário levar em conta onde e como a discussão começou pois isso só vai alimentar uma bola de neve de discussões necessárias, porém ainda assim é um assunto interessante, até onde isso é certo ou errado?


Eu não tenho como objetivo dizer se a pirataria é certa ou errada, na realidade eu mesmo já baixei talvez milhares de livros de ocultismo em versões digitais.
E a pirataria não para por ai, você pode encontrar por ai material para baixar de grupos esotéricos que funcionam por meio de mensalidade, você pode encontrar sites vendendo posters das obras de Johfra Bosschart e de certo não possuem os direitos autoriais para fazer isso. Se tiver sorte pode achar áudio de cursos de valores elevados também.

Nós fazemos isso automaticamente, sem pensar de onde as coisas vieram, e eu só vi o outro lado quando vi que autores brasileiros também passavam por isso, embora eu não tenha livros publicados eu sei mais ou menos como é o sentimento de quando algo que você produziu é distribuído sem seu consentimento, quase toda semana textos do TSMeO são copiadas e usados sem referência e algumas pessoas usam como se fosse delas.

Mais ainda sobre livros e afins, o motivo das pessoas buscarem o conteúdo de graça ao invés de comprar é na maior parte das vezes pelo preço, eu considero o preço dos livros bem altos, talvez não para quem compra 2 livros por ano, mas para quem compra 20 ou 30 por ano a coisa pode pesar um pouco, não dá pra falar quem é o culpado, mesmo os livros de papel serem isentos de impostos diversos outros impostos são cobrados, as editoras não ajudam também. A digitalização dos livros ajuda bastante na questão de preços ao mesmo tempo que facilita a pirataria. A questão toda em volta disso é que no final de tudo uma pessoa acaba sendo a maior vítima, a pessoa que desprendeu tempo para escrever, é uma situação complicada ao mesmo tempo que é importante toda informação estar disponibilizada alguém acaba sendo prejudicado, pois desprendeu tempo e sabe mais o que.

Algo que eu sempre comento é que até certo ponto eu acho muito interessante certas pessoas serem pagas pelo que elas fornecem, pois isso facilita que elas produzam mais informação ainda, mas como eu disse isso é interessante até certo ponto.

Como eu disse no começo do texto eu não ia dizer se é certo ou errado, ninguém precisa disso, a internet tá cheia de pessoas mostrando seus pontos de vista e tentando fazer a gente engolir, eu aqui prefiro mostrar vários e você decide o seu.

Eu sei também que pode ser que você não tenha grana pra gastar com livros, pelo menos não muitos, quase todo mundo recomenda sebos, mas sua cidade pode não ter, então para ajudar e fechar o texto e mostrar um meio termo, existe um site muito interessante: http://www.estantevirtual.com.br
Nesse site milhares de sebos e livrarias cadastram seus livros, chegam milhares de livros todos os dias, os preços são baixos, então se você procura algum livro e quer economizar, pode encontrar lá e até mesmo os novos.

9 comentários :

  1. eae yuri, se liga nesse video aqui mano, manda uma ideia muito boa sobre pirataria ! abraço! http://www.youtube.com/watch?v=KQZ-gHQBFbs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo dele é bem legal Fast, em base ele pega mais a indústria da música, mas como ele mesmo disse dá pra se basear em outras.

      Porém tem coisas que devem ser comentadas também, ele diz que o compositor não deve receber a vida inteira quando a música tocar...Ok...Mas esse cara vai receber dinheiro a vida dele inteira enquanto alguém tocar o vídeo dele no Youtube, já que é monetizado...

      Mas a questão de adaptar que ele comenta também é interessante, na realidade atualmente isso acontece mais do que parece, o vídeo é 2012 e muita coisa mudou desde então, as campanhas contra a pirataria diminuíram (eu acredito pelo menos, pois vejo pouca TV), mas o foco era mesmo livros relacionados a ocultismo já que em grande parte as pessoas que procura escrever sobre o tema não tem ideia de outra forma de receber retorno, se não for a venda do livros.

      Abraços

      Excluir
  2. Independente de questões éticas, morais, de consciência, etc e tal, o fato é que se a tecnologia permitir cópias serão feitas.

    De livros, de CDs de música, de DVDs ou Blurays de filmes, etc...

    É um fato da vida!

    Então quem produz conteúdo: acostume-se com isso ou mude de ramo de atividade.

    Há tb o outro lado da estória: conheço uma pessoa que primeiro baixa o CD/DVD da banda preferida no emule, ouve, e se gostar, compra a mídia. Já comprou várias.

    E cópia não autorizada (impropriamente chamada de pirataria) não é de hoje. No tempo do gravadores de fita k7 se gravava músicas que tocavam na rádio p. ex. em fita.

    Ou,
    quantos livros são eram e ainda são "xerocados" nas faculdades/universidades...?!

    Pra não falar dos monges copistas da idade média, né?!
    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a parte dos monges hehehehe
      A biblioteca de Alexandria cresceu dessa forma

      Excluir
  3. E por falar em emule...
    Se acha muita coisa lá,
    como p. ex.,
    Christopher Hyatt, Robert Anton Wilson,
    Israel Regardie, Phil Hine, A. Crowley...

    ResponderExcluir
  4. Um livro que acabei de ler
    e que é muito legal é o

    Sex Secrets Of The Black Magicians Exposed - Revised
    An Essay On Magick
    Ramsey Dukes

    Mas não tem segredos sexuais nem magos negros, pelo menos nãp explicitamente...

    ResponderExcluir
  5. A pirataria realmente é um fato e você apontou algo em que muitos que tratam do tema erram grosseiramente, a pirataria em si não uma luta do autor com os que curtem sua obra, existe toda uma questão complexa envolvendo a indústria, que é quem faz as campanhas de combate, por ser a grande beneficiada de direitos autorais.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se entra mto no tema do post,mas um exemplo são os jogos,por ex o BF4 que n tem permissao pra ter cópias,mas o minecraft,o próprio Notch Person(criador do minecraft) disse no twiter que não se importava com a "pirataria" de seu jogo.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.