Cabeçalho 2

sábado, 2 de março de 2013

Apenas um Show (Regular Show)

Eu já pensei várias vezes em certas formas de que se pode falar de assuntos que direta ou indiretamente se relacionam com o Ocultismo, você pode escrever em livros ou blogs, escrever poemas, peças de teatro, RPG´s ou até mesmo em histórias em quadrinhos a coisa pode fluir, em desenhos animados também embora seja raro, mas apesar disso Apenas um Show, no original Regular Show me mostrou que a originalidade não tem limites.


Regular Show Wallpaper


Esse desenho animado veio ao ar em 2010 nos estados unidos e em 2011 no Brasil, ambos exibidos pela Cartoon Network e atualmente tem mais de 160 episódios e já foi premiado.

O criador da série animada é J.G. Quintel.

Apenas um Show conta as aventuras de Rigby que é um Graxinin e seu inseparável amigo Mordecai uma ave da especie Gaio-Azul, eles trabalham em um campo de Golfe como empregados de Benson que nada mais é que uma máquina de chicletes.
Lá existem outros funcionários, os que mais aparecem são Saltitão um Yeti e Pairulito com homem com cabeça de pirulito.

Como vocês podem ver a série não procura colocar sentido nas coisas, aliás é isso que faz tudo tão especial, a falta de sentido.

O desenho envolve ficção científica e muito humor, sempre em volta das confusões de Rigby e Mordecai.
No decorrer de cada episódio aparecem diversas entidades, algumas vezes manifestações de arquétipos modernos como por exemplo, quando aparece uma entidade que representa algo como o "Espírito do Basketball", em outro episódio em que de tanto Rigby ter medo de um carro assassino em um filme ele acaba materializando o tal carro.
Outras vezes aparecem personificações modernas, por exemplo a Morte em vez de ser representada com uma túnica negra, aparece com uma jaqueta de couro e óculos escuros e uma com uma moto customizada.


Regular Show: Master off Basketball and Death

Outro assunto que sempre surge são as dimensões, diversas vezes os personagens são enviados para os mais diversos tipos de dimensões, em um episódio Pairulito fica girando para  perder o medo de falar em público e seu espírito acaba saindo do corpo e caindo em uma estranha dimensão, esse é um dos métodos usados por alguns xamãs para entrar em estado alterado de consciência.

Por falar em xamãs, a personagem que mais prova que a série tem "algo mais" é o Saltitão o Yeti, ele é imortal e um xamã real, mesmo que não se fale sobre isso na série, todo aniversário dele ele faz uma fogueira escondido e faz um ritual para continuar sendo imortal, em um episódio podemos ver no quarto dele um quadro da qual se não me engano vemos um lobo uivando para com a lua, para os norte americanos o lobo é um animal com muita relação com o xamanismo, em outro quadro vemos a imagem de um xamã.


Regular Show: Quadros Xamanismo

Ele é o mais inteligente e conhece tudo, geralmente sempre dá a solução para resolver qualquer problema.

Isso foi apenas um pouco dessa série animada, não esperem grandes segredos ocultos ou algo do tipo, lá aparecem apenas leves referências em alguns capítulos, tudo com muito bom humor.
Cada episódio tem em média 11 minutos e passam no Cartoon Network.

13 comentários :

  1. Muito bom. Escreva sobre o desenho Hora de Aventura, tambem tem muitas referencias como a invocacao do pai de Marceline ( Maloso Vobiscum et cum spiritus )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a primeira parte:

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/2013/10/adventure-time-hora-de-aventura-e.html

      Excluir
  2. é demais esse desenho, hora de aventura tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui o primeiro texto:

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/2013/10/adventure-time-hora-de-aventura-e.html

      Excluir
  3. Pôese é meu desenho favorito, amo j.g quintel ele fez hora de aventura e foi o diretor de flapjack s2 ele só faz coisa sureal mas n axo q ele faça essas coisas penssando q esta fazendo ocultismo ele tem simplismente uma mente criativa e mt divertida ele penssa como qualquer jovem do sec. XXI ele mostra a modernidade, o estilo, e a imaginação amo ele >.< por ter inventado os meus dois desenhos favoritos, apenas um show em primeirto obvio

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Aqui:

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/2013/10/adventure-time-hora-de-aventura-e.html

      Excluir
  5. A relação desse desenho com ocultismo parte desde a sua forma, parecendo algo infantil a primeira vista, com animais antropomórficos e objetos inanimados falantes. Assim, eu já tinha passado batido, até ver esse post, assim que saiu, então resolvi checar, e me surpreendi.
    Além dos elementos de misticismo, metafísica e ficção científica, o desenho ignora solenemente o politicamente correto, com armas, batalhas que terminam em morte dos inimigos e amigos que fazem disputas através de socos no braço. Mas o que faz com que definitivamente não seja um desenho para as crianças de hoje são as muitas referências à cultura pop dos anos 80/90: os caras tem um Master System, jogam fliperama, usam videocassete, até agora já vi paródias de vários games antigos, Power Rangers, ALF, Mad Max, ontem fiquei pasmado ao ver uma referência a The Warriors, e várias outras.
    Tirando animações feitas explicitamente para o público adulto, como Simpsons ou Family Guy, geralmente quando um adulto para pra assistir um desenho é só pela nostalgia, algum que via na infância, mas é bem diferente, pois os desenhos antigos tem um ritmo muito lento (eu não consigo mais ver mais de um episódio de ThunderCats ou Caverna do Dragão) e a experiência dura pouco.
    Por isso Apenas um Show é uma agulha no palheiro, parecendo ter sido feito na medida para os jovens adultos de hoje, por ter todo o dinamismo necessário para lidar com as mentes atuais e ser repleto de gatilhos de nostalgia, além de reviver o humor nonsense e politicamente incorreto de desenhos não tão antigos, como A Vaca e o Frango e Eu sou o Máximo.

    Obrigado, Yuri, por me apresentar essa pérola :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!

      Eu ainda vou dar um jeito de ver em sequência pra ver se pego mais coisas legais, o artigo ainda ficou meio fraco por eu não ter visto alguns episódios que passaram recentemente.

      Fico feliz que tenha gostado!

      Abs

      Excluir
  6. Amooo Apenas um Show
    Vou dormir às 4:00 da madrugada para assistir os episódios que começam as 3:00 . É demais de bomm

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.