Cabeçalho 2

sábado, 5 de janeiro de 2013

Desenhando Com o Lado Direito do Cérebro

Desenhando com o Lado Direito do Cérebro
Desenhando com o Lado Direito do Cérebro de Betty Edwards foi um livro lançado em 1979 que fez muito sucesso, sendo revisado, atualizado e reimpresso em 1989 e 1999 e perpetua até hoje como o melhor livro sobre ensino de desenho, trazendo resultados muito satisfatórios para a  maioria das pessoas que não tinham nenhuma facilidade com desenhos.

Betty Edwards é uma educadora artística que encontrava dificuldades em ensinar a arte de desenhar para seus alunos, na época aparentemente a facilidade em se desenhar era vista como um dom que alguns tinham e outros não.

Vendo que poucos seus conseguiam Betty procurou um novo método de ensino diferente do que usava, o mesmo que geralmente aprendemos na escola até hoje, da qual poucos alunos tem sucesso, geralmente apenas os que já sabem desenhar.

Essa pesquisa a levou até estudos de neurologia, da qual apontava que pessoas com facilidade para desenhar geralmente usavam o hemisfério direito do cérebro para essa função, da qual até pouco tempo era o "hemisfério burro", mas que na verdade é o lado criativo e intuitivo, porém pouco usado até mesmo por causa da nossa cultura que é totalmente voltada para a lógica e uma vida automatizada e rotineira.


Hemisfério Esquerdo e Hemisfério Direito
Imagem ilustrativa de uma campanha da Mercedes Benz


Como lado esquerdo também é o lado dominante ele assume a tarefa de desenhar para si, porém o lado direito que tem uma facilidade de observar melhor as imagens tem uma grande vantagem
Com base nisso ela criou um novo método de ensino da qual se ensina a utilizar o lado direito do cérebro  para desenhar com a ajuda de diversos exercícios.

Moral da história: No momento que você esta desenhando você está em um estado alterado de consciência, pelo menos a maior parte das pessoas que tem alguma habilidade com desenhos entra nesse estado, a proposta do livro é ensinar o estudante e ativar esse estado quando for desenhar.
Durante o livro vemos citações de outros autores sobre desenhos, criatividade e estados alterados de consciência como por exemplo citações de Aldous Huxley em seu livro "As Portas da Percepção" obra que basicamente fala de estados alterados.

Se você já experimentou desenhar entre 40 minutos até 1 hora seguida ou mais, pode saber mais ou menos como isso é, embora para quem é habituado a desenhar possa parecer algo muito comum.
Se você já meditou, entrou em estado alfa vai  ver pequenas semelhanças com alguns métodos do livro e acredito que quem estuda ocultismo e fez exercícios de visualização vai gostar muito do livro, além de aprender a trabalhar com o lado criativo do misterioso cérebro humano.

10 comentários :

  1. Aprendi a desenhar com essa obra, na faculdade.
    Minha professora, uma arquiteta, assumia que não era grande ilustradora e baseou o semestre inteiro nesse livro.E foi ótimo.Recomendo.
    A parte que trata da observação das formas, saber que a luz delimita as coisas, é sensacional.

    Minha professora dizia que a gente nasce desenhando e escrevendo, mas a partir de certa idade o ato de desenhar acaba esmagado pelas coisas "racionais": os números e letras. Assim, não existem maus desenistas, apenas aqueles que estacionaram no tempo. Uma espécie de analfabeto, digamos, pois o desenho é uma linguagem tão importante quanto as outras.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei desenhar desde pequeno e entendo qual é esse estado alterado de consciência, só gostaria de saber se este estado de consciência, poderia ajudar em alguma pratica magista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, por exemplo desenhando sigilos, desenhando atos que você quer que aconteçam.
      Também pode ordenar coisas para si mesmo no momento, isso se chama auto-hipnose, ai você programar seu subconsciente para realizar certos atos, perder costumes, etc.



      Excluir
    2. Obrigado. Pela resposta, quando tiver tempo pra desenhar vou testar.

      Excluir
    3. Ok, fico no aguardo dos relatos, também nada impede que você desenvolva suas técnicas.
      Boa Sorte!

      Excluir
  3. Sou desenhista e autista, sempre notei que me sinto "diferente" quando desenho, mas não tinha parado pra pensar ainda na semelhança com meditação (ainda sou iniciante nisso).
    Otimo blog, estou adorando!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.