Cabeçalho 2

sábado, 24 de novembro de 2012

Amaterasu

Amaterasu
Amaterasu, no japonês (天照) é uma divindade solar feminina do xintoísmo, na maior parte das vezes aparece como uma mulher de cabelos longos e escuros mas algumas vezes representada de outras maneiras.

Ela nasceu quando Izanagi lavou seu olho esquerdo, com o objetivo de se purificar depois de ter ido para o submundo.
Da lavagem do seu olho esquerdo nasceu Tsukuyomi divindade lunar e da lavagem do nariz nasceu Susanoo divindade dos mares e das tempestades.

Estes podem ser descritos como deuses, mas o termo correto é Kami.

Amaterasu reinou junto com Tsukuyomi no céu, como irmãos e casal, porém após Tsukuyomi causar uma morte eles se separaram, dai nasceu o dia e a noite.

Uma das lendas mais conhecidas sobre Amaterasu conta que ela vivia em uma caverna chamada "Caverna da Rocha Celestial" junto com suas assistentes tecendo um kimono, todos os dias ela saia para iluminar a terra, mas após uma disputa ela e seu irmão Susanoo discutiam quem teria vencido, Susanoo se enraiveceu e começou a destruir as plantações de arroz de sua irmã.
Após isso jogou um cavalo em cima do tear de Amaterasu, e por acidente acabou matando uma de suas assistentes, após isso Amaterasu ficou triste e com raiva e resolveu ficar na caverna, dessa forma a escuridão reinou.
Os outros Kamis e os homens ficaram desesperados, então foi bolado um plano, chamaram Uzume, deusa da alegria e do amanhecer, Uzume começou a dançar de forma cômica o que fez que todos rissem então curiosa Amaterasu, retirou a pedra que fechava a gruta para ver o que acontecia e ela viu o reflexo do espelho que Uzume havia posto em uma árvore, quando viu o reflexo andou um pouco para frente então selaram a entrada da caverna e assim convenceram Amaterasu a voltar iluminar a terra.

Provavelmente esse conto fala sobre o amanhecer ou sobre o eclipse.

Pintura Sobre o Conto de Amaterasu

Recentemente foi lançado um jogo chamado Ōkami onde Amaterasu é personagem principal representada como um lobo branco com um disco em cima das costa que representa o sol.
O jogo tem gráficos feitos de desenhos tradicionais que vemos em pinturas japonesas.
Ōkami
Amaterasu é uma das poucas entidades solares que é feminina, na árvore da vida da Kabbalah se situaria em Tipheret ou Tiphereth.

Conheça também o Dicionário de Mitologia.

Um comentário :

  1. Q interessante! tbm sou fã do mangá , nossos irmãos orientais sabem como resgatar seus mitos de uma forma muito inteligente , grato pela postagem !

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.