Cabeçalho 2

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Caduceu

Os Chakras e o Caduceu
☤ Muitos deuses carregam objetos consigo em suas representações, armas, ferramentas e etc, isso algumas vezes faz que certos símbolos sejam usados para representar coisas que os deuses eram relacionados, como por exemplo a balança representando a Justiça.


No esoterismo o caduceu é quase sempre visto junto do deus Hermes, esse objeto é basicamente um bastão com duas serpentes entrelaçadas, algumas vezes alado no topo.
Segundo uma lenda o deus Hermes, mensageiro dos deuses havia obtido o caduceu do deus Apolo após dar para ele uma lira e uma flauta, mas existem variações dessa história.


É extensa demais a quantidade de coisas que o Caduceu hoje representa ou é tido como símbolo, um exemplo simbolo representando o comércio.


Ele pode simbolizar a sabedoria e o Hermetismo e para muitos ocultistas a Kundalini, algumas vezes é confundido com o "símbolo de Asclépio" um bastão um apenas uma serpente em volta, símbolo da medicina.


Também pode representar os 7 chacras principais, o positivo e o negativo, a magia e por ai vai.

HermesO bastão algumas vezes trabalhado podia ser usado na época como salvo conduto para simbolizar que a pessoa que o portava/possuía certa autoridade ou era mensageiro de alguém, como no caso de Hermes, mensageiro dos deuses.

O caduceu com duas serpentes o contornando é possivelmente mais antigo que os gregos, esse símbolo foi encontrado em um jarro em escavações na Babilônia, porém inicialmente o caduceu era em forma de um 8.
Mais tarde o bastão adquiriu as duas serpentes, segundo o historiador Higino, quando Hermes passava por Arcádia, uma região da Grécia encontrou duas serpentes enroladas brigando, Hermes para separá-las usou o caduceu e elas ficaram entrelaçadas nele, esse é um dos aspectos de Hermes a diplomacia e quem sabe isso tenha a ver com o equilíbrio também.

Como já foi dito aqui, mais tarde ouve o sincretismo de Hermes com Mércurio e Toth, assim nascendo Hermes Trismegistrus.
Também ouve o sincretismo de Anúbis com Hermes, que deu origem a Hermanubis deus com características de Anúbis e com o caduceu de Hermes.

5 comentários :

  1. procuro uma imagem do caduceu de hermes pra fazer uma tatuagem e onde eu acho uma fantastica? NO seu blog claro! Abraço brother.. ps.: ainda não li o texto hehehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKK
      Pior que leu sim, mas já faz alguns meses, até comentou!

      Quando fizer a tatoo mostra pra eu ver!

      Excluir
  2. (Amo.)uso como escudo na blusa motociclista.
    Somos um pequeno grupo.(caduceu)

    ResponderExcluir
  3. Nao podemos esquecer que o caduceu tambem foi adotado como simbolo da contabilidade.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.