Cabeçalho 2

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nicolas Flamel

Pintura de Nicolas Flamel
Nicolas Flamel foi um francês que viveu entre 1330 e 1418, ele é um dos nomes mais relevantes quando se fala de alquimia, algumas vezes também referido como Nicolau Flamel.
Ele foi um dos buscadores da pedra filosofal e supostamente conseguiu cria-lá também era um católico devoto ou ao menos parecia ser.

O início historia de Flamel como alquimista é rapidamente contada em seu trabalho "O Livro das Figuras Hieroglíficas" da qual ele apresentou o seguinte texto:

“Quando faleceram meus pais tive que ganhar o pão escrevendo; naquele tempo adquiri um livro dourado, muito velho e volumoso. O livro compunha-se de três fascículos de sete folhas cada um e a sétima folha de cada um aparecia em branco. Na primeira folha via-se um báculo em torno do qual apareciam enroscadas duas serpentes; na segunda, uma cruz da qual pendia outra serpente e na sétima podia ver-se um deserto, no centro do qual brotavam formosas fontes; porém delas não saiam água senão serpentes que se arrastavam em todas as direções. Na fachada do livro, lia-se: “Abraão o Judeu, príncipe, sacerdote, levita, astrólogo e filósofo”. Na terceira folha explicava-se como se transformavam os metais. Junto ao texto reproduziam-se dois recipientes, davam as cores e todos os detalhes, exceto a Pedra Filosofal, a qual aparecia reproduzida com grande arte e forma tal que cobria por completo as páginas quatro e cinco”.


Algumas versões da história contam que ele precisou de ajuda para entender o livro, já que ele era repleto de símbolos, quem o ajudou era um Judeu conhecido como Mestre Canches que ele encontrou no caminho de Santiago, um local que é visto como sagrado e que recebe peregrinos todos os anos até hoje.
Esse Judeu traduziu o livro e mostrou que seu conteúdo era de alquimia e cabala, contendo o segredo para a criação da pedra filosofal.
Flamel teria se dedicado por mais de uma década no estudo de alquimia até conseguir resultados e quando Mestre Canches morreu ele voltou para sua terra natal, apesar de alguns contarem que ele voltou com o mestre mas esse morreu de velhice.

As histórias em volta de Flamel são puramente simbólicas e iniciáticas, como quando ele diz que precisou da ajuda de sua esposa Dame Perenelle Flamel para criar a pedra filosofal, que podia nada mais ser que um código para dizer que na realidade a alquimia era sexual.

A fama de Flamel cresceu muito e junto dele lendas entre as quais ele possuir a pedra filosofal e com ela poderia converter metais em ouro e por isso tinha uma grande riqueza.

Mas indícios históricos mostram que na realidade sua riqueza vinha de sua profissão, que era notário, uma profissão muito lucrativa em uma época em que poucas sabiam ler e escrever o notário tinha a função de colocar no papel negociações e transações.
Ele geralmente fazia muitas doações e contribuiu com a construção de vários edifícios e monumentos religiosos e alquímicos e tem até uma rua com seu nome em Paris a "Rue Nicolas Flamel".

Flamel escreveu três livros:
  • O Livro das Figuras Hieroglíficas em 1399
  • O Sumário Filosófico em 1409  
  • Saltério Químico em 1414
As versões originais e manuscritas podem ser encontradas na biblioteca nacional de Paris.
Mas também existem muitas outras obras que foram atribuídas a ele, em especial algumas traduzidas de outras línguas.

    22 comentários :

    1. Muito legal esse post sobre Nicolau Flamel! A primeira vez que ouvi o nome dele foi no "Harry Potter", mas não me lembro em quais dos filmes...
      Mas enfim, ótimo post sobre este grande alquimista! Um dia ainda vou estudar alquimia! :D
      Paz e Luz!
      Mika'el

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. cara como vc nao sabe em qual filme tipo o texto fala sobre a pedra filosofal eo primeiro filme de harry potter foi harry potter ea pedra filosofal

        Excluir
      2. E na verdade e meio óbvio que é no Harry Potter e a pedra filosofal

        Excluir
    2. seu blog é mto bom cara

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. E otimo sou loca pelo nicolau flame ps o filme do harry potter e apedra filosafal muinto bom amei continue postando parabens

        Excluir
      2. EU NÃO O CONHECIA,MAS O MAIOR FILOSOFO QUE EU PESQUIZO É ARISTÓTELES DO SECÚLO TRÊS.

        Excluir
    3. Velho, seu blog é ótimo! Muito esclarecedor, obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco.

      ResponderExcluir
    4. Cara vc é bom, vc deveria ser alquimista...eu vou ser alquimista tambem eu qero entender alquimia

      ResponderExcluir
    5. eu ñ conhecia flamel apesar de conhecer outros... fantastico

      ResponderExcluir
    6. Nicolas Flamel ñ passa nem proximo de ser um católico devoto. Basta ler um pouco de Dan Brown para confirmar.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pode até ser, como também não pode, mas eu não levaria tão a sério Dan Brown, não existem provas que essa história de Grão-Mestre do Priorado de Sião foi realidade, seria até cômico, que todos eles fatalmente seriam pessoas famosas ou que ficaram famosas após a morte.

        Como reforço a ideia do Priorado não ter existido, a pessoa que soltou essa lenda, admitiu em 1993 na França em tribunal que havia inventado isso.

        Excluir
    7. nicolau flamel tambem teve referencia em uma novela da rede globo chamada fera ferida onde os protagonistas eram edson celulari e giulia gam

      ResponderExcluir
    8. Muito legal, até agora eu achava que era apenas um "personagem" criado pela J.K pra dar enredo ao filme Harry Potter a Pedra Filosofal, não fazia ideia que Nicolau Flamel realmente existiu e mais, que a Pedra Filosofal possa ter realmente existido. Gostei

      ResponderExcluir
    9. Parabens seu blog é muito bom .. n sei muito oq ele tem aver com O santo graal, mas em alguma livro (nao me lembro) q fala sobre isso tbm está citando q talvez ele esteja vivo até hoje! oq acha disso?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acredito que ele não esteja vivo não, mas o Santo Graal é um símbolo místico com muitos significados

        Excluir
    10. Teve só uma coisa q eu não entendi ele realmente possuiu a pedra filosofal

      ResponderExcluir
    11. Espero que ninguém aqui pense que o santo graal é um calice, pois não é na verdade ele simboliza o que os cruzados encontraram em Jerusalém. Estudem mais um pouco e aprenderão que a cruzada de cristã não teve nada, eles queriam o conteúdo que havia escondido em Jerusalém, e por causa deste "conteudo" nossa tecnologia está tão destrutiva. E não se enganem com a alquimia, pois fullmetal denuncia o que é realmente a alquimia... Tomem cuidado para não serem pegos por essa "rede".

      ResponderExcluir
    12. Também teve uma novela na globo sobre alquimia baseado nessa mesma alquimia em que Raimundo Flamel (Edson Celulari) transformava ossos humanos em ouro novela fera ferida esta novela foi entre 1993 há 1994.

      ResponderExcluir
    13. O verdadeiro segredo pra ser um alquimista é através do arcano, tanto que Flamel somente conseguiu produzir a pedra filosofal com a ajuda de sua esposa. Acreditem se quiser.

      ResponderExcluir

    Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
    Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
    Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.