Cabeçalho 2

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tjukurrtjana - Tempo de Sonhar

Aborígene Australiano
Tjukurrtjana é uma palavra usada pelos aborígenes australianos, foi traduzido para nossa língua como algo próximo a "Tempo de Sonhar".
O tempo de sonhar seria um plano que apesar do nome nele não existe tempo e ainda é o momento da criação de tudo e qualquer momento de tudo.
Na Tjukurrtjana, você esta na escola, está em casa, está jovem, velho, nascendo e morrendo, todos os momentos da sua vida em um só.
Nesse momento tudo se formou, o universo, as criaturas e as plantas, de acordo com essa cultura, também todo dia é o primeiro dia do mundo e o amanhã é apenas o sonho de hoje, "a árvore é o sonho da semente".
Também se acredita que tudo sempre existiu no tempo de sonhar e sempre vai existir por lá, está lá antes de nascer, vai estar lá depois que nascer e continuará lá após morrer.

Esse concepção produziu algo bem interessante, os aborígenes da Austrália não tentam mudar nada na natureza, são os mesmos desde quase 60 mil anos atrás, não praticam agricultura, não criam animais nem nada do tipo mantém tudo na ideia de que todo dia é o primeiro dia do mundo e o amanhã é apenas o sonho de hoje.
Devido a isso o escritor Robert Lawlor que passou 14 anos com esses aborígenes e trouxe essas informações para nós e os chamou de "Guardiões do Primeiro Dia".

A história muda um pouco de tribo para tribo, para alguns na Tjukurrtjana, durante o momento de criação foram os espíritos ancestrais que criaram as coisas ou moldaram a partir do momento da Tjukurrtjana.


Didjeridu


Didjeridu Didjeridu é um instrumento musical usado pelos aborígenes dessa região para penetrar na essencial de locais, esse ritual funciona quando a vibração do instrumento se mistura com os sentidos da pessoa e segundo eles possibilita entrar na essência de um lugar ou animal, assim entrando no tempo de sonhar do lugar ou animal  o conhecendo e tratando ele como igual, um pouco parecido com o xamanismo que conhecemos na parte de animais e totens.
Ou seja o som é usado para trazer um Estados Alterado de Consciência onde penetramos no tempo de sonhar.
Atualmente esse instrumento é encontrado em todo o mundo e segundo alguns pesquisadores o seu uso ajuda muito a fortificar o sistema respiratório.



 Aqui vocês podem escutar o som do Didjeridu, aconselho você abaixar um pouco o volume do som do computador.



Isso é um pouco sobre o Tempo de Sonhar, quem quiser se informar melhor sobre o assunto procurem pelo livro Voices of The first Day: Awakening in The Aboriginal Dreamtime de Robert Lawlor.


Concluindo:


Esse assunto pode não adicionar muito a sua carga ocultista, mas acredito que é algo que vale ser conhecido, quem sabe daqui alguns anos todo esse conhecimento e magia que esse povo possui podem ser extintos, então vale a pena você conhecer, e se quiser tente se aventurar alcançar ou viver Tjukurrtjana.


"Na língua primitiva os aborígenes tinham apenas o tempo presente, contavam seus mitos como se ocorressem agora, e de novo, e ainda novamente, etc." (Alan Moore)


Até a próxima.

10 comentários :

  1. Muito interessante! E a concepção de Tjukurrtjana lembra o Mundo das Idéias de Platão, principalmente se pensarmos que tudo o que é, é ao mesmo tempo tudo o que já foi e tudo o que será, apenas não tem conhecimento disso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse , vou pesquisar , obrigado pela sua contribuição!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. cara upa no utube ou me envia o arquivo com o som do Didjeridu, os que estão lá não chegam nem perto da qualidade desse daí.

    e se der pra tirar a parada de confirmar que eu não sou um robô ajudaria mt, é mt chato esse negócio.kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passa seu e-mail que eu mando o som pra você, possivelmente vai demorar uns 2 dias pra eu achar, mas pode deixar que eu mando.

      Essas letrinhas do mal realmente são chatas, elas quebram um galho porque ai não recebo Spam, mas vou tirar.

      Abraços!

      Excluir
  4. josephamigos@hotmail.com Podes me enviar por email também, amigo?

    ResponderExcluir
  5. Procure sobre i-doser. Os sons são semelhantes porem mais longos.
    O som do Didjeridu deve ter o mesmo efeito. Aconselho a ouvir com fones de ouvido deitado na cama no escuro de olhos fechados, como se fosse dormir. Relaxe e concentre-se para viajar.

    P.S.: Estou iniciando no mundo da magia, podeira linkar ebooks?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns:

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/p/liber-mmm.html

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/p/pop-magic-de-grant-morrison.html

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/p/corpus-hermeticum.html

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/p/liber-kkk.html

      http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com/p/o-caibalion.html

      Excluir
  6. Esse conceito de certa forma é abordado em Sandman(no qual você mencionou). É logo após o término do primeiro arco, onde o Sonho se apaixona por Nada. Edição número 30 se não me engano

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.