As diversas vezes que a TV mostrou essa figura foi de forma cômica e isso acaba escondendo uma grande filosofia e quem sabe até um modo de viver.
3 Macacos um Tampando os Ouvidos, Outro a Boca e Outro os olhos.
3 Macacos um Tampando os Ouvidos, Outro a Boca e Outro os olhos.
O nome dessas 3 figuras é "Sanbiki no Saru", do Japonês "Os 3 Macacos Sábios."
Esses 3 macacos são uma espécie de representação de um provérbio que no japonês é assim "Mizaru Kikazaru Iwazaru" - e que no português significa: "Negar Olhar, Negar Ouvir e Negar Falar".
É legal lembrar que no caso de "Negar Olhar", é referente a julgar, dar atenção ou pensar Mal.
A ideia dos macacos veio do jogo de palavras Zaru = Negar e Saru = Macaco, e não usando o Macaco como animal mais próximo do ser humano como alguns fontes sugerem.
Essa é uma forma de que as pessoas se lembrarem evitar olhar, negar e falar o Mal dos semelhantes ou também apenas evitarem qualquer tipo de mal.
Além disso tudo o proverbio é considerado "O provérbio de Ouro", ou seja um dos mais importantes.
Pura verdade pois serve para não só como algo para nossa evolução espiritual como também social.
Apesar disso tudo existem várias outras explicações alternativas para a frase.
A estátua dos Três Macacos Sábios fica no Santuário Toshogu, na cidade de Nikko, Japão.
Supostamente quem os fez foi Hidari Jingoro seguindo os códigos de conduta de Confúcio, embora o mesmo ter vivido na China, por outro lado dizem que Hidari nem mesmo existiu, o que complica um pouco ou fato que poderia desmentir a teoria é que se fosse ligada a Confúcio existia uma quarta estátua para "não faça mal", da qual ainda existem algumas imagens que a representam com um macaco de braços cruzados.
O símbolo dos Três Macacos se tornou muito famoso com o tempo, infelizmente seu significado e importância não, acabando por parecer uma piada.
Bom aqui termina a postagem, quero agradecer ao velho chinês que deu a ideia desse tema!
- Fei- Cháng Gàn Xìe (Muito Obrigado em Chinês)
- Fei- Cháng Gàn Xìe (Muito Obrigado em Chinês)
Até a Próxima.
É interessante considerar que por meio do humor foi transmitida, de alguma forma, o pensamento. Claro, superficialmente, mas foi. O lúdico é um recurso e tanto... De todos os provérbios chineses, e sabemos que são muitos mesmo, você falou desse e não de outro.
ResponderExcluirAbçs!
Super interessante, eu via esses macacos e relacionava como um símbolo de ignorância a sabedoria, e não como um símbolo de sabedoria para ignorar o que não é importante.
ResponderExcluirSempre gostei desses macaquinhos, desde criança! Agora que sei sua história, passei a gostar mais ainda!
ResponderExcluirqual é a sequencia correta?
ResponderExcluirtem estatuas em q o kikazaru esta no meio e em outra é p iwazaru,por q?
Não tem sequência exata.
Excluir