Cabeçalho 2

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Entrevista Sobre Reiki

Cho Ku Rei
Reiki era um assunto do qual eu tinha vontade de falar no blog, mas por ser deveras extenso e por ter muita gente que fala sobre isso por ai, resolvi fazer uma entrevista para apresentar o assunto de uma forma diferenciada e ainda abordar outros métodos de Cura (no final).

A Raquel é uma amiga minha, uma das pessoas que mais entende sobre Reiki  e outros sistemas de cura que eu conheço, por isso fiz o convite, que ela generosamente aceitou.

Vamos a uma pequena apresentação da nossa entrevistada :

Raquel Pereira tem 34 anos, é mãe de gêmeos ambos reikianos e seu marido também, cursa a faculdade de Terapia Ocupacional. É Mestre e Qualificada em diversos sistemas de Terapia Holística, entre eles o Reiki, também é estudante de Conscienciologia.


(1) Raquel, o que vem a ser Terapia Holística?

Raquel: A Terapia Holística  trata o paciente na sua totalidade, lado emocional, mental e espiritual, a terapia holística não substitui o tratamento convencional mais em alguns casos potencializa e vem acrescentar pontos positivos no tratamento. A medicina convencional trata só o soma sendo que a terapia holística se preocupa com o individuo em sua totalidade.

(2) O que vem a ser o Reiki?

Raquel: Reiki é energia universal canalizada, o terapeuta reiki aplica através das mãos e para que ele não use sua energia é feito um processo chamado de sintonização onde há uma atividade de abertura dos canais expansão dos meridianos. O objetivo dessa aplicação é equilibrar as energias da pessoa visto que o reiki não é uma energia polarizada.É difícil de ser explicado, é para ser mesmo sentido.

(3) Quem criou o Reiki?

Raquel: Essa é difícil, ele foi redescoberto por Mikao Usui, mas já existia a muito tempo. A energia é universal, o universo não tem tempo e nem espaço é infinito.

(4) Como você o conheceu?

Raquel: Pela internet. Um amigo chamado Gabriel Karuna, mas meu mestrado foi presencial.

(5) Você disse que a sintonização foi presencial. Existe então a possibilidade de fazer a sintonização à distância?

Raquel: Sim. As sintonizações podem ser feitas a distância por energia, tempo e espaço. Mas a maioria dos mestres não faz o mestrado a distância por ser algo que exige mais responsabilidade e também pelo fato de ser importante o contato direto com o mestre para que não fique  nenhuma dúvida  da parte do aluno. Eu particularmente acho muito importante esse contato por esse motivo.

(6) É possível alguém ser sintonizado no plano astral?

Raquel: Em se tratando de energia Reiki, creio que sim. As possibilidades são muitas. Há muitas teorias e conhecimentos empíricos que as pessoas falam que ainda não há comprovação, eu acredito que seja possível sim.
Inclusive tenho amigos mestres reikianos que dizem que a sintonização feita aqui no plano físico não são completas como as que são recebidas lá no astral.

(7) O reiki se divide em níveis, quantos são e por que é dividido?

Raquel: São três. O nível um: o Despertar, dois: a Transformação, o terceiro nível , alguns mestres dividem assim: 3A: a Realização e 3b: o Mestrado.
A energia  existe em qualquer organismo, só que devido nossa vida ser muito corrida e estressante, com nossa má alimentação, essa energia fica em desequilibro, acabamos perdendo- a, e nosso padrão vibratório é bem baixo, então a energia Reiki vem de planos do cosmos muito elevados e se fosse pra receber de uma vez só, poderia complicar, como uma descarga de energia muito forte em um aparelho elétrico, o que queimaria, então tem que ser recebida dosadamente onde vai trabalhando. Cada corpo em um processo de limpeza é harmonização dos chakras.

(8) Existe alguma restrição para ser sintonizado, idade por exemplo?

Raquel: Creio que sim, porque essa energia, é amor incondicional e nem todo mundo está preparado para amar desta forma. Quanto a idade, cada caso é um caso, vamos ter crianças que já tem capacidade de entendimento e adultos que não tem isso, é relativo também. Um verdadeiro mestre de reiki vai analisar com discernimento se a pessoa tem capacidade de ser sintonizada ou não.
Mas quanto a religião, cor, idade, não depende disso e sim do quanto a pessoa merece ser sintonizada, do grau de comprometimento que ela tem com as pessoas.

(9) O que sente quem aplica o reiki? E que sente quem recebe?

Raquel: Bom, não é como na ciência, nada é exato, os efeitos proporcionados ao terapeuta e para quem o recebe (paciente), cada um sente de uma forma diferente para cada caso um resultado.
Na verdade, depende muito do contexto avaliativo de cada terapeuta, se ele é uma pessoa que tem mediunidade desenvolvida, um sensitivo por exemplo, depende muito também do quanto o reiki significa para o terapeuta e se ele cumpre com as responsabilidades de se auto aplicar e aplicar nos outros, não se consegue bom resultados se a pessoa não tem disciplina.
Bom, posso falar do que a pessoa sente, no meu caso, no inicio eu só sentia a energia girando nas palmas das mãos, e, com o tempo, foi aumentando. Passei a sentir a psicosfera do paciente, cada aplicação se sente de uma forma, geralmente nunca são os mesmo sentidos ou efeitos ao receber eu sinto a energia formigamento as vezes na região que esta sendo direcionada e a energia os chakras girarem ou pulsarem.

(10) Sabemos que o Reiki não é conhecido sem motivos - existem muitos casos sobre resultados muito rápidos em relação a ele. Alguns ao que podem ser até considerados milagres. Você pode citar algum?

Raquel: Sim. Eu posso citar minha própria experiência de vida, que teve uma mudança bem expressiva. As pessoas que me conheceram antes do reiki, sempre comentam comigo que até meu semblante mudou.
Eu reverti um quadro de depressão, crises asmáticas e vários outros problemas em menos de seis meses.
Sem contar o comportamento em relação a alimentação e a forma pensênica também foi um divisor de águas.
É claro que os problemas podem até vir novamente a acontecer, como depressão por exemplo, mas agora eu já entendo e sei o que devo fazer pra retornar ao equilíbrio.
Nós vivemos em um mundo de dualidades, nunca vamos estar 100% com saúde e equilíbrio mais o reiki  vem somar e contar como ponto positivo a nosso favor em questões como doença, desequilibro mental, físico e social.

(11) Qual o futuro do Reiki?

Hoje estão em alta as informações, sendo passadas por vários meios de comunicação. Eu sinceramente, tenho medo de que se torne algo banalizado, fazendo uma comparação em como se conseguia ser sintonizado antigamente e hoje por menos de 50,00 reais qualquer um pode ser tornar reikiano. Mas não se tem o mesmo comprometimento e o mesmo sentido. Algumas pessoas fazem o curso por fazer, é bom que cada vez mais, pessoas se tornem reikianas. E a tendência é ser bem conhecido no futuro. Mas será que verdadeiro sentido vai ser levado a diante?


(12) Vejo muita gente que diz estudar reiki e até aplicar, porém não foi sintonizado, existia valia nisso?

Raquel: Acredito que não, ele estaria usando sua própria energia e isso poderá causar danos pra ele, uma vez que não saberá como repor elas. E pra pessoa que irá receber, poderá estar recebendo energias estagnadas.
Por outro lado, o mestre Varno sempre falava pra mim uma teoria bem interessante, que as energias existentes no universo são como um grande bolo e o reiki uma pequena fatia, então eu acredito que existam sim pessoas que possam ter acessado essas outras energias dependendo do grau de evolução. Um zen budista, por exemplo, um guru ou uma pessoa comum que medite bastante.
O reiki é energia universal, e eu acredito que as informações não são passadas só pela linhagem do Mikao Usui.


(13) Você pode citar o nome de outros sistema de Cura?

Com as iniciações, temos uma ponte entre o espiritual e o físico,  com isso cada vez mais mestres estão tendo acesso a vários sistemas de cura, que tem sido de grande ajuda para nós, então se eu for citar seria uma lista imensa de sistemas.
Pra falar com propriedade mesmo, vou falar de apenas mais dois, apesar de ser sintonizada em vários outros, como por exemplo o Karuna Ki é energia compassiva, uma energia mais forte que o Sistema Usui , entre outras aplicações, trabalha com o eu superior e com o nível espiritual.
Podemos também, com esse método, ampliar a consciência, possibilitando acessar o processo do desconhecido e libertar os conflitos, fortalecendo a abertura pra totalidade aprendendo uma nova forma de amor mais completa.
Também tenho grande simpatia pelo método Seichim. É um sistema de cura egípcia, um método de muito amor e humildade que é oferecido a mestres do Sistema Usui, pois se utilizam da força dos seus mestres, guias e anjos. Uma característica do Seichim é ser uma energia muito forte como Karuna Ki, e uma sintonização neste método é muito gratificante. Não tenho palavras pra expressar o Seichim. Eu amo o método. A vibração é muito elevada.

Por ser uma energia de alta percepção, é possível reafirmar a capacidade do estar vivo no aqui agora, e de enxergar com clareza, as coisas como são na verdade, tirando o véu da ilusão.

A aceitação permite abrir portas espirituais e aumentar o toque sutil (aumentando a sensibilidade).
Aplicação de Reiki

(14) Bom Raquel, estamos no final, quer deixar algum recado para quem está lendo?

Raquel: Quero sim...

O caminho da evolução é bem longo, e só quem tem muita dedicação conseguirá ter acesso. Não se trata de posição social nem de títulos, é algo que vem da alma do ser como consciência. Se for pra deixar um recado de incentivo aos leitores que não acreditam em nada, nem mesmo nas informações expostas nesta entrevista, o inteligente é fazer pesquisas pessoais sobre o tema e vivenciar suas próprias experiências.
Agradeço aos amparadores do extrafísico, que de alguma forma colocaram no meu caminho mestres maravilhosos como Gabriel Karuna, Cleilson Ian Morais da Silva, Mestre Varno,que me passou o sistema Karuna Ki e meu amigo e mestre de vários sistemas Edgar Stefani Rodrigues Martins de Souza.



Assim finalizamos esta entrevista. Caso alguém tenha alguma dúvida sobre Reiki, basta escrever de forma legível nos comentários que em breve serão respondidos pela própria Raquel.

Revisão: Elóra Montelli


6 comentários :

  1. Muito esclarecedora a entrevista.
    Vou começar o curso de Reiki nesse fim de semana e gostaria de saber se há benefícios/facilidades para se praticar o Reiki quando se é médium.
    Obrigado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Médium todos nós somos, mais o Reiki vai ampliar as percepções pois a energia começa por curar primeiro a pessoa que se sintonizou , limpando os canais e recebendo a energia que antes era digamos um conta gota agora será como uma torneira aberta, o que significa que os efeitos parapsiquicos vão aumentar sim e consideravelmente principalmente se a pessoa já tem um pouco de mediunidade desenvolvida naturalmente mais tudo isso e um processo de comprometimento e principalmente de doar aos outros e se auto aplicando a energia.

    Bom Curso de Reiki!

    Raquel

    ResponderExcluir
  3. Olá de novo.
    Não me expressei direito, eu estava me referindo a médiuns desenvolvidos mesmo.
    Fiz o curso e achei ótimo, estou entusiasmado com a técnica.
    Obrigado pelas respostas.
    Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia. Relativamente à pergunta feita pelo Victor, há realmente benefícios de praticar o Reiki quando se é médium. Primeiro, como sabes a energia que canalizamos não é a nossa mas sim uma Energia Universal, uma energia de Amor, e muitas vezes , quando fazemos tratamentos, notamos que nos chegam informações sobre o paciente, algumas para o informarmos e outras apenas para nós(terapeutas). Essas informações provêm dos nossos mestres e guias assim como dos mestres e guias do paciente. Por vezes também notamos que não somos nós a fazer os tratamentos mas sim um mestre que "desceu" e realizou aquele tratamento específico. Isto é particularmente "visível" quando realizamos Curas Subtis e notamos que o tratamento realizado implicava conhecimentos muito superiores aos que possuimos. Também durante esses tratamentos, quando se é médium de incorporação, são ditas coisas ao paciente que, após o tratamento, o terapeuta não se lembra nem sabe o que foi dito uma vez que aquela informação era exclusivamente para o paciente. Sendo médium essa comunicação é facilitada e tem também a vantagem de sabermos quem realmente esteve ali a fazer o tratamento. Outros casos onde a mediundicidade pode ter alguma vantagem ocorre quando o tratamento é direccionado ao corpo emocional e espiritual e nesses casos é vulgar "aparecerem" outras entidades, algumas conhecidas do paciente, para, por exemplo, pedirem perdão de coisas passadas ou entregarem algo(note-se todavia que com a evolução no próprio Reiki mesmo quem não é médium e não conseguia "ver", a partir de certa altura poderá começar a ver também). Por isso Victor, praticar Reiki e ser médium tem benefícios para o próprio e para o paciente embora não seja necessário sê-lo. Quem já é médium pode desenvolver mais as suas capacidades, quem o não é pode começar a desenvolvê-las dependendo se isso é importante para o seu próprio caminho ou não. Um abraço sincero.

    ResponderExcluir
  5. Reiki trata-se de ocultismo, ou exemplificando Espiritismo, não tem alguma diferença quanto ao Kardecismo ou Camdoble, Umbanda entre outros. Bom, temos direito as escolhas espiritual, por isso mesmo Deus nos deu o livre arbitro, porém, aqueles que são direcionados a vida em Deus mostro isso como alerta e não se enganem, pois em pequenas coisas como essa é que o inimigo trabalha e nos afasta de Deus. Fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não.
      Reiki num tem relação com espiritismo, pelo menos não como você pensa, o mesmo para as outras religiões que você não conhece.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.