Cabeçalho 2

sábado, 18 de junho de 2011

Informações Sobre a Arruda

A arruda é considerada por muitos uma erva mágica e é fortemente usada para diversos tipos de situações, benzedeiras por exemplo a usam muito, e até alguns centros espíritas e outros locais  na parte de cima de portas e quem sabe você já viu alguém com arruda atrás da orelha dizendo que ela  protege contra mal olhados.

Mas ela não serve só pra isso, também tem diversos usos medicinais, podemos fazer chá com ela e também temperos e molhos.
Podemos ver a importância dessa plantinha pela origem de seu  nome Arruda vem de Reuo, que do grego quer dizer "Libertar", já que eles acreditavam que ela eliminava todos os males.
Aqui vemos um antigo documento grego que fala sobre a Arruda: 

Desenho da Estrutura da Arruma“A Arruda, planta cultivada nos átrios dos Templos, consegue com seu “perfume” expelir para longe as ondas negativas das pragas e das serpentes, tanto naturais como espirituais. É de grande proveito que junto ao morto se coloque um saquinho de arrudas secas, pois elas protegerão o morto no seu caminho, evitando que os ferozes cães destruidores do abismo estilhacem o bastão do caminhante. Além disto esta erva, serve para dar claridade ao olhar, deste que passe três noites no sereno da Lua clara”
(In Magia Curativa do médico e mago grego Heristólion (século IV)

 Podemos ver que a fama da arruda era grande na Grécia, era comum também mulheres gregas usarem raminhos da planta na orelha para evitar energias negativas.


Ela é uma planta nativa na Europa, mas hoje existe em todo o mundo, devido aos resultados e efeitos.
Foi usada para espalhar água benta e usada em sessões de limpeza na umbanda.


Uma pesquisa mostra que a estrutura celular da arruda, é muito parecida com a da epiderme e com a do tecido adiposo, é como se a folha dela e nossa pele fossem um pouco parecidos na estrutura.
Pé de Arruda
Então vamos dizer que ela é compatível com a nossa estrutura bioenergética (aura).
Nossa aura acumula resíduos energéticos, algumas vezes isso causa o efeito que da qual as pessoas acabam por falar que é o famoso "corpo carregado".

O simples fato de uma pessoa ter contato com a Arruda desfaz esses efeitos negativos, isso é muito bom, já que esse acumulo do que chamamos de "energia negativa" pode trazer problemas futuros para a pessoa.

Por isso as vezes é comum um galho de arruda murchar na mão de uma pessoa e na outra não.
Passando um galho em volta do corpo você acaba por fazer uma grande limpeza energética.

Por isso é indicado ter um pé de Arruda em casa e por isso benzedeiras e outras pessoas costumam utilizar dessa plantinha.

63 comentários :

  1. Já por varias vezes tentei cultivar arruda em minha casa,mas passados poucos dias de a colocar na terra ela murcha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A energia está ruim, melhore os pensamentos e converse com carinho com a muda quando for plantar, parece coisa de maluco, mas não é, a planta capta suas vibrações emitidas no tom de voz, na forma do toque, tudo vira onda vibratória.

      Excluir
    2. A planta capta as energias, quando tocamos nela, nosso tom de voz, tudo vira ondas energéticas, demonstre afetuosidade, carinho e alegria quando for plantar, bons pensamentos e sentimentos ajudam.

      Excluir
    3. Ela gosta de lugares úmidos e sol

      Excluir
  2. Bom , se você dizer isso pra alguém quem sabe ela diga que foi a energia da casa e tal.
    Mas tem alguns fatores , tipo se a terra "agrada" a planta por exemplo.
    Lembrando que a arruda também é uma plantinha delicada , quando tá pequena até uma ventania mata ela.

    ResponderExcluir
  3. Tente plantar nos fundos de sua casa primeiro e sempre na proporsão de três mudas,faça isso que com certeza vai dar certo abraço!

    ResponderExcluir
  4. Toda Arruda que planto pega, seja um galho ou um pedaço da planta que corto pra fazer muda.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de Saber, o que significa sonhar que está comendo arruda??? Alguém sabe por acaso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sonho é resultado do seu subconsciente, logo só você pode descobrir o que, ao contrário do que se pensa o sonho não pode "decifrado" por livros.
      Você tem que saber antes de mais nada o que a arruda significa para você.

      Excluir
  6. tinha um pé de arruda em minha casa ele estava lindo eu o trava corretamente ,depois de uma visita em minha casa de uma vizinha ele ficou amarelo e morreu ,eu quero saber o que pode ser , e o que eu faço agora planto outro ou faço uma higienização no ambiente do meu lar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ocorreu mesmo por causa da visita, ela estava "densa" energeticamente e a planta recebeu toda a carga em vez da energia afetar a casa ou os moradores, se você souber fazer uma limpeza na casa pode fazer e sim arruma outro pé de arruda.

      Excluir
  7. EU TENHO VÁRIOS. EU AMO PLANTAS

    ResponderExcluir
  8. eu tomo banho todas as quarta feira com arruda e ssinto bem rsrsr

    ResponderExcluir
  9. MINHAS DUAS PLANTAS ESTAVAM LINDAS E DEPOIS DA NOTÍCIA DE MINHA SEGUNDA GRAVIDEZ, AS DUAS MURCHARAM E FICARAM AMARELAS... COMO SE ESTIVESSEM DESANIMADAS... FIQUEI TRISTE PORQUE ACHAVA ELAS LINDAS...ESTOU AINDA TENTANTO SALVÁ-LAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De certo ela pegou energia negativa que lançaram pra você

      Excluir
  10. Tenho uma arruda num vaso , na varanda do meu apartamento, ela estava muito linda, há coisa de um mês mais ou menos começou a ficar com as folhas encaracoladas,a ficarem amarelas e notei que tb as folhas e caule estão pretos, Saem da planta uns mosquedos muito pequeninos pôs nela spray para moscas e insectos para dentro de casa e plantas. Agradecia que ajudassem a tratar da planta, não queria que ela morre-se. obrigada

    ResponderExcluir
  11. TINHA UM PÉ DE ARRUDA A UM BOM TEMPO,E DEPOIS Q COMPREI UM TERRENO E TIDO ÊXITO NOS MEUS NEGÓCIOS,NOTEI Q ELE AMARELOU E SECOU,ACHO Q TÁ MORRENDO,FIKEI MUITO TRISTE,MAS DEUS É MAIS.DIZEM Q É BOM TER ESSAS PLANTAS,POIS AS ENERGIAS NEGATIVAS PEGA NELA.

    ResponderExcluir
  12. acredito mto no poder das plantas. sei que arruda é uma planta mto poderosa.tenho sempre em casa, para limpar, higienizar e protejer o ambiente das enegias negativas.

    ResponderExcluir
  13. Tenho um pé de arruda em ksa. Ela ficava em um vaso, de uma hora pra outra ela secou, então peguei e plantei no canteiro que tenho onde se encontra outras ervas medicinais. Ela tomou vida novamente e hoje está maior do que eu.

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma dúvida. Tem algum problema em doar mudas?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, tenho um pé de arruda, de uma hora pra outra ela murchou, gostaria de saber se isso trata de olho gordo, inveja e outras coisas porque está afetando até no meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai não tem como saber, quer dizer que tinha uma energia densa e foi descarregada na planta, arruma outra.

      Excluir
  16. Boa tarde, a arruda é colocada no lado direito ou esquerda nossa casa. Vista a casa de frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite!
      Onde você preferir, siga sua intuição.

      Excluir
  17. comprei uma arruda e coloquei na minha varanda. Estava muito linda, só tinha o inconveniente de cheirar mal. duma semana para outra, tive que a arrancar e colocar no lixo, porque criou muitas lagartas enormes (verdes e amarelas).
    já aconteceu alguém esta situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Depende de onde vc mora, se está plantada próximos a outros tipos de vegetação. Pode ser fungos, é muito comum ficar aqueles trocinhos brancos grudentos, nesse caso vc vai cortando os caules e folhas estragadas que ela se renova. Comigo foi assim. É comum amarelar por diversos fatores e não somente por haver energia negativa. Fatores como excesso de sol, local em que está plantada, local pouco ventilado, frequência das regas e ataques constante de fungos.

      Excluir
  18. Bom dia
    A arruda pode ficar em vaso ou em canteiro? Colocamos dentro ou fora de casa? Disseram-me que é na rua. É verdade? E qual o lado da casa? Direito ou esquerdo?
    E para determinar o direito ou esquerdo é quando entramos ou saímos de casa?
    Vi ainda num artigo que podemos secá-la e guardar numa bolsa de pano para trazer connosco, mas a arruda não tem que estar verde? Quando seca, não significa que morreu? Desculpe, tantas questões, mas a minha vida neste momento... e preciso de proteção. Mas sei que Jesus está comigo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A senhora pode colocar onde quiser, é bom deixar do lado de fora pra planta receber um pouco de luz e tal, lado não importa, próximo a entrada da casa é bom também, pois, é onde tem um fluxo maior de pessoas, não sei se a planta seca ajuda em algo, então procuro não indicar usar assim, mas perigo não tem.

      Excluir
  19. Espetei em 2 vasos diferentes 2 ramos de arruda, já fez 15 dias. Um pegou, o outro murchou estes dias e ganhou a famosa lagarta da arruda, que faço com ela? Mato-a? Que significa o aparecimento da lagarta? Entretanto já juntei mais terra e água para ver se a arruda arrebita! Pode me orientar por favor, é que falta de sorte à minha volta tenho eu muita, se puder fazer algo para diminuir tanto melhor! Aguardo e agradeço-lhe o seu comentário.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder pode até ser, mas não tem como ter certeza, depois arruma outra.

      Abs

      Excluir
  21. ola boa tarde...
    gostaria de saber se a arruda só da flor quando alguém da família esta perto de morrer, pois duas vezes que minha sogra viu a arruda da ex sogra dela florida morreu alguém na família...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Floração da planta tem a ver com o solo, época do ano, se a planta esta nas condições necessárias e etc. Não tem nada a ver com morte.

      Excluir
  22. Ao tomar banho sentir forte cheiro de arruda o que significa?

    ResponderExcluir
  23. Já plantei em casa duas plantel bonitas e visitas , fiz muda de vaso coloquei junto à janela bem arejada e ventilada não tem sol nessa janela , coloquei também no exterior da varanda ....todas elas secam e morrem , quando me deram era grandes e bonitas que se passa se é apenas a única planta que morre

    ResponderExcluir
  24. Posso ter um vaso com arruda no beiral de dentro da janela que fica logo atrás e junto à minha secretária? Trabalho numa secretaria e sou muito invejada para alem de me sentir muitas vezes sem energia e com dores na zona frontal da cabeça tipo cansaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor comigo-ninguém-pode ou espada de são jorge (Espada de Ogum).

      Excluir
  25. Encontrei um galho de Arruda dentro de casa o que siguinifica?

    ResponderExcluir
  26. o melhor para a arruda e ser cultivada dentro ou fora de casa? please. grata...

    ResponderExcluir
  27. Como faz muda de arruda? Tem umas tão lindas, enormes pra vender. Em casa nunca duram, pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São plantas delicadas, e sobre fazer muda, é mais fácil você pegar dicas no Google ou Youtube.

      Excluir
  28. Em casa tinha um pé de arruda lindo, ele começou a secar e agora tem aspecto de queinado, como se tivesse sobrevivido a um incêndio... Você saberia dizer o por que?

    ResponderExcluir
  29. Em casa havia um pé de arruda lindo, ele começou a secar e agora parece que passou por um incendio, esta queimado, você saberia dizer o por quê?

    ResponderExcluir
  30. Pode ser algo espiritual ou algo natural mesmo, é uma planta delicada e não dá pra saber o motivo. Mas o importante é substituir a planta.

    ResponderExcluir
  31. Sempre temos uma em casa, é muito útil.

    ResponderExcluir
  32. Pessoal eu sempre me deparo com minha água com cheiro e gosto da arruda, e cheiro e muito forte, idependente se a água e comprada ou da bica de casa, o copo ou a garrafinha fica com cheiro mt for e gosto.. porém eu mostro para as pessoas e elas não se tem o cheiro, já a a minha irmã consegue sentir.. alguém sabe me explicar o do pq desse fenômeno ? Se é algo bom se tem algum pq e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, eu tive o mesmo problema com uma garrafa de agua de 20l. está com cheiro e gosto de arruda mas é agua mineral, achei estranho e a unica coisa que achei sobre o assunto foi esse seu comentário, voce descobriu algo?

      Excluir
    2. se alguem puder ajudar eu agradeço!

      Excluir
  33. Minha arruda não gosta de sol pois quando eu coloquei ela no Sol por uma hora ela murchou. E a outra q eu tiv3 murchou de repente sem eu colocar no Sol. Pesquisei mas não achei explicações de como fazer pra a Arruda não murchar :(

    ResponderExcluir
  34. Sempre plantei arruda mais não vai, sempre soube que é bom para afastar energias ruins, mas como tempero agora que fiquei sabendo.
    Obrigado por mais uma informação.

    ResponderExcluir
  35. Oi Tudo bem?
    Eu comprei um potinho com arruda picada para fazer chá. Porém, sobraram muitas, então gostaria de saber se ´posso utiliza-la carregando algumas comigo para proteção.

    Tenho essa dúvida por não ser o galho em si, e sim partes picadas da planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim, a arruda é mais usada para descarregos, mas acredito que pode ajudar um pouco, se você usar com esse objetivo.

      Excluir
  36. poxa eu sempre sofro para plantar arruda nunca da certo

    ResponderExcluir
  37. adoro arrudas acho elas muito lindas

    ResponderExcluir
  38. eu adoro arruda, mais tenho dificuldades em cultivar ela aqui em casa.

    ResponderExcluir
  39. Hoje mais cedo cheguei perto de um pe de arruda e ela simplismente soltou aquele cheiro bem forte...fiquei ate com medo. O que significa .?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.