Cabeçalho 2

domingo, 30 de novembro de 2014

Constantine - Temp. 1 Ep. 5

Esse é artigo com referências ocultistas do quinto episódio, de Constantine, se você não leu os artigos anteriores basta clicar nos links:   e .

O episódio começa mostrando Nova Orleans, Louisiana, é a terra da religião afro-americana chamada Voodoo, que deu origem a alguns filmes que existem hoje.

Voodoo, Nova Orleans




O quinto episódio tem como referência 3 lendas urbanas, a primeira é a lenda de Kuchisake-onna (口裂け女) que é uma lenda urbana japonesa que nasceu por volta dos anos 70, fala de uma mulher com máscara que pergunta as pessoas (geralmente jovens saindo da escola), se ela é bonita, se a resposta for positiva, ela tira a máscara e pergunta se ela ainda é bonita, se a resposta for não, ela iria matar a pessoa com uma foice, faca ou tesoura. Se a resposta ainda fosse sim, ela ainda mataria a pessoa (se não me falha a memória, ela responderia que é mentira antes de matar a pessoa). A única maneira se sair vivo, seria enganar ela com uma resposta ou pergunta sem sentido e fugir enquanto ela está confusa.

Kuchisake-onna

A lenda do rapaz pegando carona é baseada no repertório de lendas norte-americanas, geralmente falando do fantasma de uma mulher de branco, a lenda foi explorada em um episódio de Supernatural. Apesar disso a lenda tem variações e é normal pelo mundo todo.

O marido que retorna para a viúva quando Papa Midnite intercede uma conversa com ambos é um misto de lendas e teorias que conta que geralmente quando um espírito de um falecido continua com a família, ele começa a vampirizar a energia vital das pessoas causando doenças e até levando esses a morte.

Loa é o nome dado a espíritos da religião Vodu e suas vertentes, Papa Legba é o responsável pela comunicação do nosso mundo e o mundo espiritual, por isso ele é chamado por pelo Papa Meia-Noite, para auxiliar as conversas entre os vivos e os mortos. A forma que Papa Legba é descrito muda de acordo com a região e culto.

Papa Legba

Jim Corrigan foi o easter egg do episódio, após morrer, Jim Corrigan vai se tornar Espectro, que está entre um os heróis mais poderosos do universo DC e membro da Liga da Justiça Sombria.

Espectro


























4 comentários :

  1. Bom dia amigo,
    Gostei do teu blog. Acho super interessante o conhecimento nesses assuntos e, pelo que vi, não há disponibilização de conteúdo (livros). Por acaso você teria alguns para compartilhar?
    Caso queira, tenho alguns da clavícula de Salomão, goétia... Poderíamos trocar figurinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Bem-vindo ao blog!

      Então infelizmente eu não tenho muitos livros em formato digital, eu também evitei fazer uma biblioteca aqui, pra não ter o risco de ter alguma coisa apagada por direitos autorais ou alguma lei besta internacional, como quase estourou faz uns anos.

      Mas conforme a maré mudar eu posso abrir algo!

      Abraços

      Excluir
  2. O episódio foi muito bom, como foi legal também sua explanação. Fiquei curioso com algumas situações do capítulo que as vezes remetia ao Voodoo e noutros momentos ao Hoodoo que são práticas diferentes, embora com a mesma matiz africana. Estou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Wendel, não tenho muito conhecimento dessa área, mas realmente foi algo bem diversificado, porém só uma pessoa bem entendida pode comentar.

      Até onde me foi dito, o Hoodoo é mais uma tradição ou forma de magia que do uma religião, enquanto o Vodu tem suas diversas vertentes religiosas.

      Abs

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.