Cabeçalho 2

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Kumaré

A Fé começa com um experimento 
e termina como uma experiência.
                  - William Ralph Inge

Kumaré é um documentário produzido por Vikram Gandhi que pertence a uma família de indianos que imigraram aos Estados Unidos. Desde criança Vikram foi orientado dentro das tradições, mitologia e rituais do hinduísmo, mas com o passar do tempo tudo aquilo fazia cada vez menos sentido para ele.


Apesar disso tudo Vikran não parece ser ter se tornado um ateu, mesmo se dizendo cético e a opinião dele sobre a religião em si não ser dita ele diz lembrar de sua avó realizando as suas orações matinais e vendo a calma e paz dela, acreditava que aquilo devia vir de algum lugar.

Mesmo não entendendo a religião ele tentou fazer o contrário do que se poderia esperar de uma pessoa que não entende o sentido da religião, estudar religião na faculdade, o que também não trouxe as respostas que buscava.

Quando ele estava quase abandonando sua religião a América estava adotando o hinduísmo e yoga como uma nova moda, quem trazia a novidade eram os na maior parte das vezes auto-intitulados "Gurus", o tema que fora da espiritualidade se tornou um mercado que move 5 bilhões de dólares por ano.


Então Vikram decidiu fazer um documentário sobre eles mas não viu nada de especial em nenhum deles, alguns até aparentemente só queriam desfrutar da imagem de guru, seja por status, dinheiro, atenção ou por apenas sexo fácil, nenhum deles parecia diferente das pessoas normais. Quando foi para Índia ele também não encontrou nenhum guru verdadeiro ou alguém com poderes divinos. Logo ele percebeu que o real problema não era a religião, mas os líderes religiosos, segundo ele ninguém podia ser mais espiritual que o outro, e quem deve escolher o que é real e verdadeiro somos nós mesmos.

Foi daí que nasceu a ideia de se tornar um guru espiritual apenas para provar que qualquer um pode ser um guru. O primeiro passo foi usar a descendência de indiano a seu favor, deixando a barba e o cabelo crescerem e após isso imitar o modo de falar da avó dele e estava nascendo o mais novo sábio do oriente Sri Kumaré, um homem iluminado e sempre alegre que serve como um espelho para quem conversa, nada mais que uma personagem com uma história de vida fictícia para angariar seguidores e registrar a experiência como documentário até a revelação final, onde é dito que Sri Kumaré é uma pessoa normal para todos seus seguidores.

Essa é a minha introdução ao documentário, que na realidade parece mais um filme, se eu falar mais que isso sobre a história eu estaria fazendo spoiler. Kumaré é uma enorme reflexão sobre a espiritualidade, religião e o "complexo de ovelha", além é claro de abordar a questão de que se os "mestres" são necessários ou não e se como é dito "o mestre está dentro de nós", tudo isso com bom humor e até um bom final feliz.

O seriado está disponível na Netflix.

2 comentários :

  1. Se eu tivesse tempo, leria todos os artigos aqui presentes!

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito bom, as pessoas precisam parar de quererem ser ovelhas e se tornarem pastoras de si próprias. Todo mundo que está encarnado aqui é igual, estamos todos evoluindo.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.