Cabeçalho 2

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Antônio Olívio Rodrigues

Antônio Olívio Rodrigues
Antônio Olívio Rodrigues nasceu em Portugal em 1879, veio ao Brasil em 1890, é uma das pessoas que mais abriu caminhos para a divulgação de assuntos sobre esoterismo, ocultismo e espiritualidade no Brasil.

Antônio Olívio desde muito jovem teve interesse por estudos esotéricos, assunto que estava crescendo muito em outros países principalmente pela chegada de conhecimentos vindos do oriente que eram traduzidos, com isso, algumas obras traduzidas para o espanhol facilitaram o estudo de pessoas como ele.

Pelas informações sobre sua vida se sabe que ele era afiliado da Ordens Martinista, Rosacruz e Sociedade Alquímica da França.


Aos 23 anos ele teve a ideia de promover a troca de informações com pessoas interessadas, conseguiu unir um grupo e daí nasceu a loja "Amor e Verdade" da qual ele fez parte, mas que não durou muito tempo, mas lá conheceu pessoas com o mesmo interesse que ele.

Por correspondência fez um curso de magnetizador do Institut Magnétique da França, entrou em contato com Heitor Durville da qual o instruiu e conseguiu o direito de publicar o livro aqui no Brasil.
Esse foi o primeiro livro da Editora Pensamento, da qual com muito esforço ele conseguiu bancar a impressão, mas o livro não foi bem visto principalmente pelos Espíritas e seguidores da Teosofia.

Para melhor divulgar o livro ele lançou o jornalzinho chamado "O Astro" onde ele divulgava o livro e algumas outras idéias.
Estabeleceu também um consultório onde faria esboços de mapas astrais e horóscopos, graças a qualidade dos seus mapas astrais ele conseguiu atrair um grande número de pessoas.
Depois foi criada a revista "O Pensamento" que existe até hoje, os temas da revista eram: psiquismo, magnetismo, astrologia, clarividência, psicometria e assuntos desse tipo.

Foi por meio da revista que a ideia inicial da criação do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento foi proposta e muito bem aceita pelos leitores da revista que ainda estava apenas na sua terceira edição.
Junto da revista nasceu a "Editora Pensamento" trazendo ao público brasileiro traduções de livros de autores renomados em temas como ocultismo e espiritualidade como: Allan Kardec, Madame Blavatsky, Prentice Mulford, Vivekananda, Eliphas Levi, Papus entre outros.

Até que no dia 27 de junho de 1909 nasceu o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, a primeira ordem esotérica do Brasil tendo como Patrono-Fundador Antônio Olívio Rodrigues.

Alguns dos títulos de livros que ele escreveu:

Forças Ocultas;
Almanaque do Pensamento;
Astrologia;

Faleceu em 24 de agosto de 1943 deixando um pouco antes de seu falecimento um discurso, onde abordou vários assunto e meio que profetizava o que o círculo esotérico teria uma existência secular.

7 comentários :

  1. Esse cara e o Francisco Lorenz foram absurdos pra epoca em que nasceram e deixaram muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade André, ainda vou fazer um post sobre o Francisco Lorenz por aqui.
      Abraços!

      Excluir
  2. a meu contato com simbolo do globo alado foi algo muito louco,estava Eu nesta epoca residindo em Porto Alegre quando me deparei com um livro de capa dura o titulo do livro era palidas homenagens do circulo esoterico da comunhão do pensamento,e ao folhar ele me deparei com este simbolo que me chamou minha atenção ao ponto de ler todo o livro e envestigar sua procedencia encontrei em Porto Alegre mesmo o centro chamado wivenacanda,gostaria de saber se na região do vale do itajai existe alguma loja,moro atualmente em balneario camboriu,ou aonde poiderei encontrar este livro novamente pois o q eu encontrei eu devolvi no centro wivenacanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, se for o livro de instruções do CECP você só pode ter um se for afiliado, se for outro livro não sei, se você puder me dar mais detalhes do conteúdo ia ajudar.
      Infelizmente não existe nenhum Tattwa no seu estado.

      Excluir
  3. eu li esse instruções todo, livro muito abrange e profundo, embora o membro da ordem dissesse que o livro não tinha valor algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro sempre foi um mistério, pois ele era dado e o estudo era individual, não se falava dele nas reuniões, mas quanto ao valor é indiscutível, é um dos melhores livros de ocultismo prático que existe.

      Excluir
  4. Como este livro abre os caminhos estamos trabalhando na Educação Infantil, detalhes do conteúdo.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.