Cabeçalho 2

sábado, 15 de dezembro de 2012

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é um espaço grandioso que fica em Portugal no norte da serra de Sintra e que reúne diversas simbologias arquitetônicas esotéricas de ordens como a Maçonaria, Rosa-Cruz e Templária, também com simbologia alquímica, gnóstica e cristã, além de esculturas mitológicas, usando a estilos gótico, romântico, renascentista e manuelino.

O proprietário do lugar foi António Augusto Carvalho Monteiro (1850-1920) também conhecido com Monteiro dos Milhões que possivelmente foi um maçom, nascido no Rio de Janeiro e se mudando para Portugal quando era jovem e o arquiteto responsável pelo lugar foi o italiano Luigi Manini (1848-1936).


A Quinta da Regaleira é considerada um patrimônio mundial pela UNESCO, tem 4 hectares, o local possui grutas, lagos, torres, jardins, labirintos, poços, um palácio, capela, cripta e muito mais.


A construção da Quinta teve início em 1900 e finalizado em 1910 e desde 2002 é classificado como imóvel de interesse público, aberto a visitação, existem diversos locais interessantes lá, separei alguns dos mais conhecidos para falar.


Poço IniciáticoA maior parte das coisas do lugar possuí um simbolismo e alguns simbolismo relacionados a rituais iniciáticos, um dos mais famosos é o poço que tem o nome de Poço Iniciático e que é um dos locais mais conhecidos da Quinta.
Ele tem uma escadaria que desce 27 metros e possui 9 patamares.
Simboliza a morte e o renascimento que ocorre dentro da mãe terra.
No fundo do poço existe uma cruz templária (cruz pátea) e sobreposta a ela uma estrela de 8 pontas, deve-se prestar atenção na imagem para reparar.
Dentro do poço existem várias galerias, que vão para diversos locais da Quinta.
Fundo do Poço Iniciático com a Cruz

Também uma possível relação com o VITRIOL "Visita o Centro da Terra, Retificando-te, encontrarás a Pedra Oculta."

E em contraposição ao poço iniciático temos a Torre, escadas também tem um grande simbolismo, representam a evolução espiritual e os degraus da iniciação.



Torre da Regaleria

No térreo temos o patamar dos deuses existem 12 estátuas de deuses da mitologia greco-romana: Fortuna, Orfeu, Vênus, Flora, Ceres, Pã, Dionísio, Vulcano e Hermes.

Também encontramos a estátua do leão que na alquimia significa o sol, o ouro, enxofre entre outros significados, o Leão estava lá antes de António Augusto comprar o lugar o que aumenta os mistérios do lugar.


Patamar dos Deuses e Leão


A Gruta de Leda possui uma estátua dentro com Leda com um cisne ao seu lado e segurando um pombo, na mitologia grega Zeus se transforma em um cisne e engravida Leda.

Leda fica grávida e poe 2 ovos de um deles nasce Helena e Pólux filhos de Zeus e de outro Clitemnestra e Castor filhos Tíndaro o marido de Leda. Castor e Pólux são a constelação de Gêmeos.


Leda

O Palácio da Regaleira também conhecido como Palácio dos Milhões tem uma torre octogonal que é uma das coisas que inicialmente mais chama atenção, lá se concentrou um imagens com teor nacionalista português, como por exemplo imagens dos monarcas do país e alguns móveis e outras peças que resistiram ao tempo.


Capela da RegaleriaA capela possui a imagens de vários santos, Maria e Jesus, mas também é possível encontrar imagens que remetem a maçonaria e aos templários seguindo o padrão como se fosse uma capela da ordem dos templários.
Cruz Templária


Ouroboros
Graças ao estilo gótico encontramos muitas gárgulas  mas também uma e outra imagem que tenha a ver com alquimia, como por exemplo o dragão ao lado mordendo a si mesmo, uma das versões do ouroboros.
Também é possível encontrar esculturas de lagartos, bodes e carneiros, animais que são símbolos na alquimia.

Espero que tenham gostado e se morarem em Portugal vale a pena se programar e fazer uma visita na Quinta.


Para fins informativos, o termo "Quinta" é usado para se referir a propriedades, geralmente as rurais.



5 comentários :

  1. Bela postagem, somente o teu blog para nos mostrar esse incrível lugar!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Já está na minha lista de locais a visitar!

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de visitar a quinta da regaleira quando estive em Portugal ha um ano atrás.

    O mais curioso é que não faz parte dos roteiros de Portugal, ou sequer de Sintra. Só pra se ter uma ideia em Sintra há pelo menos 5 patrimônios históricos tombados pela UNESCO (Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Chalé da Condessa e a própria vista da cidade foi tombada como patrimônio da humanidade).

    Mesmo entre os portugueses a Quinta da Regaleira é muito pouco falada, e quando disse que ia visita-la alguns amigos diziam: - Achas que compensa pagar 5 euros pra visitar, parece tão pequena...

    Realmente quando cheguei próximo da entrada pensei em desistir, reservei uma hora, pois achei que seria suficiente... Qual não foi a minha surpresa, acabei "perdendo" o dia inteiro! O lugar é sensacional, cheio de passagens subterrâneas e a torre invertida como é conhecido por lá existem várias "janelas" se você estiver disposto a visitar com calma, terá agradáveis surpresas, uma dessas "janelas" por exemplo, na verdade é uma passagem que nos leva para a parte de trás de um lago!

    São várias as surpresas desse tipo, como por exemplo quando visitamos a capela e saímos novamente no térreo! Acredito que o a Quinta da Regaleira não é tão difundida devido a falta de interesse histórico (dentre os patrimônios de Portugal, trata-se de algo relativamente recente), mas sem dúvida é um dos lugares mais sensacionais da pátria Lusitana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um lugar ainda pouco conhecido, pode ser que por causa que foi aberto ao público faz pouco tempo, espero que com o tempo isso mude, afinal é um lugar único.

      Muito obrigado pelo seu comentário, com certeza acrescentou muito ao post.

      Abraços!

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.