O proprietário do lugar foi António Augusto Carvalho Monteiro (1850-1920) também conhecido com Monteiro dos Milhões que possivelmente foi um maçom, nascido no Rio de Janeiro e se mudando para Portugal quando era jovem e o arquiteto responsável pelo lugar foi o italiano Luigi Manini (1848-1936).
A Quinta da Regaleira é considerada um patrimônio mundial pela UNESCO, tem 4 hectares, o local possui grutas, lagos, torres, jardins, labirintos, poços, um palácio, capela, cripta e muito mais.
A construção da Quinta teve início em 1900 e finalizado em 1910 e desde 2002 é classificado como imóvel de interesse público, aberto a visitação, existem diversos locais interessantes lá, separei alguns dos mais conhecidos para falar.

Ele tem uma escadaria que desce 27 metros e possui 9 patamares.
Simboliza a morte e o renascimento que ocorre dentro da mãe terra.
No fundo do poço existe uma cruz templária (cruz pátea) e sobreposta a ela uma estrela de 8 pontas, deve-se prestar atenção na imagem para reparar.
Dentro do poço existem várias galerias, que vão para diversos locais da Quinta.
E em contraposição ao poço iniciático temos a Torre, escadas também tem um grande simbolismo, representam a evolução espiritual e os degraus da iniciação.
No térreo temos o patamar dos deuses existem 12 estátuas de deuses da mitologia greco-romana: Fortuna, Orfeu, Vênus, Flora, Ceres, Pã, Dionísio, Vulcano e Hermes.
Também encontramos a estátua do leão que na alquimia significa o sol, o ouro, enxofre entre outros significados, o Leão estava lá antes de António Augusto comprar o lugar o que aumenta os mistérios do lugar.
A Gruta de Leda possui uma estátua dentro com Leda com um cisne ao seu lado e segurando um pombo, na mitologia grega Zeus se transforma em um cisne e engravida Leda.
Leda fica grávida e poe 2 ovos de um deles nasce Helena e Pólux filhos de Zeus e de outro Clitemnestra e Castor filhos Tíndaro o marido de Leda. Castor e Pólux são a constelação de Gêmeos.
O Palácio da Regaleira também conhecido como Palácio dos Milhões tem uma torre octogonal que é uma das coisas que inicialmente mais chama atenção, lá se concentrou um imagens com teor nacionalista português, como por exemplo imagens dos monarcas do país e alguns móveis e outras peças que resistiram ao tempo.



Graças ao estilo gótico encontramos muitas gárgulas mas também uma e outra imagem que tenha a ver com alquimia, como por exemplo o dragão ao lado mordendo a si mesmo, uma das versões do ouroboros.
Também é possível encontrar esculturas de lagartos, bodes e carneiros, animais que são símbolos na alquimia.
Espero que tenham gostado e se morarem em Portugal vale a pena se programar e fazer uma visita na Quinta.
Para fins informativos, o termo "Quinta" é usado para se referir a propriedades, geralmente as rurais.
Bela postagem, somente o teu blog para nos mostrar esse incrível lugar!
ResponderExcluirParabéns!
Obrigado Victor!
ExcluirJá está na minha lista de locais a visitar!
ResponderExcluirTive o prazer de visitar a quinta da regaleira quando estive em Portugal ha um ano atrás.
ResponderExcluirO mais curioso é que não faz parte dos roteiros de Portugal, ou sequer de Sintra. Só pra se ter uma ideia em Sintra há pelo menos 5 patrimônios históricos tombados pela UNESCO (Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Chalé da Condessa e a própria vista da cidade foi tombada como patrimônio da humanidade).
Mesmo entre os portugueses a Quinta da Regaleira é muito pouco falada, e quando disse que ia visita-la alguns amigos diziam: - Achas que compensa pagar 5 euros pra visitar, parece tão pequena...
Realmente quando cheguei próximo da entrada pensei em desistir, reservei uma hora, pois achei que seria suficiente... Qual não foi a minha surpresa, acabei "perdendo" o dia inteiro! O lugar é sensacional, cheio de passagens subterrâneas e a torre invertida como é conhecido por lá existem várias "janelas" se você estiver disposto a visitar com calma, terá agradáveis surpresas, uma dessas "janelas" por exemplo, na verdade é uma passagem que nos leva para a parte de trás de um lago!
São várias as surpresas desse tipo, como por exemplo quando visitamos a capela e saímos novamente no térreo! Acredito que o a Quinta da Regaleira não é tão difundida devido a falta de interesse histórico (dentre os patrimônios de Portugal, trata-se de algo relativamente recente), mas sem dúvida é um dos lugares mais sensacionais da pátria Lusitana.
Realmente é um lugar ainda pouco conhecido, pode ser que por causa que foi aberto ao público faz pouco tempo, espero que com o tempo isso mude, afinal é um lugar único.
ExcluirMuito obrigado pelo seu comentário, com certeza acrescentou muito ao post.
Abraços!