Cabeçalho 2

sábado, 1 de dezembro de 2012

Escaravelho

Amuletos Escaravelho
O Escaravelho é um inseto que possui dezenas de milhares de espécies e por muito tempo esteve muito  presente na cultura egípcia.

É muito comum as diversas culturas antigas terem um certo tipo de animal como um ser sagrado, símbolo de algo ou de um deus, mas raras vezes encontramos insetos dentre esses.

Ele era considerado sagrado para os egípcios como um símbolo solar por causa do deus Khepra da qual  os antigos egípcios acreditavam que rodava o sol pelo céu durante o dia.
Muito possivelmente a relação do deus que empurra o sol com esse escaravelho se deu ao hábito do escaravelho empurrar bolas de esterco.
O escaravelho também era símbolo da ressurreição, pois de certo modo nascia da morte de outros animais, já que o escaravelho colocava seus ovos em animais mortos ou em outros da sua espécie.

O peças feitas em forma de escaravelho eram encontradas em tumbas de múmias e até dos faraós, algumas vezes no lugar do coração.
Esses amuletos geralmente eram esculpidos, feitos de diversos materiais preciosos, eram usados em anéis, colares e broches, quando os vivos usavam era para que se tivessem uma longa vida, as imagens também eram encontradas nas paredes.
Alguns vinham com inscrições gravadas ou nomes.


Amuleto Encontrado na Tumba de Tutancamon

Ainda sobre Khepra, ele também era conhecido como Kepher, Khepera, Khepra, Khepre ou Khepere, era representado de diversas formas, não só como um homem com um escaravelho na cabeça como também apenas um escaravelho.

Como você podem ver na imagem acima, o escaravelho tem em suas patas o Sol, representando o deus Kepher.

2 comentários :

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.