Cabeçalho 2

sábado, 10 de novembro de 2012

Odin

Odin com Huginn e Muninn
Odin, Wotan ou Woden e no original Óðin é um dos principais deuses da cultura nórdica, quem sabe por causa da nossa região as pessoas não conheçam muito sobre ele.
Além de líder dos deuses do panteão nórdico era também deus da escrita, magia, poesia, runas, guerra, morte entr e outras diversas atribuições.

Era chamado muitas vezes de "O pai de de todos".

Odin era filho de Boor e da gigante Bestla, seus dois irmãos eram Vili e Vé ou Ve, ele e seus irmãos eram a primeira geração dos Æsir ou na nossa língua Aesir, o nome dado aos deuses liderados por Odin em Asgard, juntos mataram o gigante Ymir, dando origem ao mundo com seus destroços.
Odin é marido de Frigga deusa da fertilidade.

Os filhos de Odin são: Thor, Balder, Vidar e Vali.

Odin perdeu seu olho quando buscava mais conhecimento, deu seu olho para seu tio Mímir para em troca poder beber do poço e logo após encontrou as runas, que simbolizam a escrita, no texto sobre runas existe uma parte falando de como Odin as encontrou.

Seguindo as ordens de Odin, as Valquírias levam os guerreiros e heróis de guerra recentemente mortos em batalha para Valhala, o "Salão dos Mortos", que seria uma espécie de céu para guerreiros, esses escolhidos vão lutar ao lado dos deuses no Ragnarök a batalha do fim do mundo, Odin vai ser morto nessa batalha e comido lobo Fenrir, um monstro que é filho de Loki.

Sua arma de batalha é a lança Gungnir, feita pelos anões conhecidos como Filhos de Ivaldi, a lança tem runas no cabo.
A montaria de Odin é Sleipnir, um garanhão de 8 patas com runas esculpidas nos dentes, filho de Loki e foi um presente dele para Odin.
Tem dois lobos que sentam aos seus pés, Geri e Freki, se alimentam de todo tipo de carne e dos mortos por Odin em batalha.
E também dois corvos, Huginn(Memória) e Muninn(Mente), que ganharam a capacidade de falar por Odin, saem para voar ao amanhecer a antes do jantar voltam para informar para Odin todos os acontecimentos do mundo.
A quarta-feira é o dia da semana dedicado a Odin, no inglês wednesday, "Dia de Woden".

Conheça também o Dicionário de Mitologia.

3 comentários :

  1. Não sei porque tenho uma imensa afinidade com as vibrações de Chesed, á qual Odin está incluso.
    Ótimo post sobre este "Pai de todos" da mitologia nórdica!
    Que seu trabalho neste blog continue ainda porm muitos anos! ^^
    Paz, Luz, Amor, Fé e Caridade!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o seu post, meu caro! Odin para mim, é sem dúvidas o mais interessante Deus do panteão Nórdico. Histórias sobre ele, não são muito contadas, apenas sobre seus maiores feitos que o tiraram do status de mortal, para Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação, infelizmente com o tempo muito se perdeu.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.