Cabeçalho 2

segunda-feira, 11 de junho de 2012

The Occult Review

The Occult Review foi uma importante revista britânica que existiu de 1905 até 1951 com Ralph Shirley como editor, este que foi vice-presidente do Instituto Internacional de Investigação Psíquica.
A revista foi chamada por algum tempo como The London Forum.

A descrição da revista dizia " Revista mensal devotada a investigação do sobrenatural e o estudo de problemas psicológicos.", porém ela colocava diversos assuntos sobre o oculto em pauta no modelo de revistas que vemos hoje, diversificando sempre, mas tudo sempre dentro do campo esotérico.

A primeira vez que escutei falar sobre The Occult Review foi no livro Autodefesa Psíquica de Dion Fortune onde ela fala um texto dessa revista com o relato de um ocultista que teve problemas com uma evocação mal sucedida.

Acredito que deve ter sido uma grande batalha manter  uma revista desse tipo em uma época daquelas.
Infelizmente eu só tive acesso a algumas edições, que estão espalhadas pela internet.
É interessante ver o estilo da escrita e o modo de ver da época de um assunto tão amplo, nela diversos assuntos eram abordados como:

Pessoas importantes e conhecidas tiveram seus textos publicas, alguns nomes que naquela época eram conhecidos e hoje não são outros apenas leitores que enviaram suas contribuições para a revista, Edward Arthur Waite famoso ocultista que criou o Tarot Rider-Waite.

Ainda assim a importância dessa revista pode ser medida pelos nomes que contribuíram com ela, alguns deles nós nem mesmo escutamos falar mas eram conhecidos na época, alguns deles.

Acredito que deve ter sido uma grande batalha lançar uma revista desse tipo em uma época daquelas.
Infelizmente eu só tive acesso a algumas edições que estão espalhadas pela internet.
E como vocês podem ver nomes importantes estão lá como:

Aleister Crowley, Dion Fortune, Achad Frater, Israel Regardie, Edward Arthur Waite, Aldous Huxley, Archer Ethel, Edward Maitland, Farr Florença, Fuller JFC, Juste Michael, Meredith Starr, Algernon Blackwood, Crow WB, William Kingsland, Annie Besant, Meher Baba, Alan W. Watts, Paul Brunton, Charles King, Lewis Spence, Leo francesa, Edith K. Harper, H. Stanley Redgrove, EJ Langford Garstin, Sylvan J. Muldoon, Upton Sinclair e muitos outros.

É interessante ver o estilo da escrita e o modo de ver da época de um assunto tão amplo, algo interessante é que diversos assuntos eram abordados como:
Dando uma olhadinha por algumas poucas edições encontrei alguns dos seguintes temas:

  • Botânica Oculta
  • Fenômenos Psíquicos 
  • Astrologia
  • Tarot
  • Psicologia 
  • Hipnose
  • Kaballah
  • Espiritismo
  • Filosofia
Além disso também era possível encontrar propagandas dos mais diversos serviços ou cursos relacionados e obviamente tem muita mais coisa do que eu mostrei acima.

Você pode perguntar porque eu estaria escrevendo de uma revista do século passado, bom nem eu sei, mas acho interessante pelo valor histórico, além disso mostram uma época de transição onde a partir desse momento o homem já tinha um pouco de liberdade de expressão embora esse assunto não fosse muito bem visto.

Achei algumas edições da revista para vender de 1922 até 1940, por 12 mil dólares, você pode achar algumas edições em pdf se procurar na internet.

Occult Review - Janeiro de 1940


Essa ao lado a capa de uma edição em especial da qual  a Hitler é "psicanalisado", como nos recebemos muita carga dos EUA esquecemos que os britânicos também eram inimigos da Alemanha na época, essa edição é de Janeiro de 1945 e a 2ª Guerra Mundial ainda estava rolando.


Dizem que alguns ocultistas ajudaram durante a segunda guerra em um evento que Dion Fortune chama de Magical Battle of Britain, Aleister Crowley também teria participado.





5 comentários :

  1. Queria uma edição dessa revista T.T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode achar alguns pdf´s pela internet, agora se quiser a revista em mãos mesmo, ai vai ter que ter paciência e dólares.

      Excluir
    2. Valeu Yuri,um dia,eu ainda vou ter e.e...

      Excluir
    3. Tem no site Ebay, Abebooks, Biblio e Weiser.

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.