Cabeçalho 2

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Ganesha

Quem sabe uma das divindades mais conhecidas do hinduísmo Ganesha sempre foi misterioso para os estrangeiros, quem sabe é um dos mais diferentes deuses das diversas culturas. É adorado em diversos cultos e religiões por toda Índia.

Ganesha

Ganesh, Ganesha, Lord Ganesha ou Ganexa é representado com uma aparência única: corpo humano, com 4 ou mais braços e olhos humanos, no passado representado com cor vermelha forte.

A lenda da criação de Ganesha conta que a deusa Parvati ao se banhar, preocupada por estar sozinha, fez um do barro garoto e deu a ordem de não deixar ninguém entrar na casa. Quando Shiva, o marido de Parvati apareceu e tentou entrar na casa Ganesha o impediu, após discutirem ambos batalharam e Shiva cortou a cabeça de Ganesh com seu tridente. Quando Parvati descobriu o que aconteceu, ficou enfurecida e ordenou que seu marido devolvesse a vida de Ganesh, porém a cabeça se perdeu no meio da batalha e Shiva não conseguiu encontrá-la, ele foi aconselhado por Brama a pegar a cabeça do primeiro ser vivo que encontrasse, e o encontrado foi um elefante. Em outras versões, ele já nasceu com cabeça de elefante, aliás, existem outras versões da lenda nos diferentes textos sagrados, acredita-se que as lendas foram criadas apenas para explicar o simbolismo da imagem do deus que é muito mais antiga.

Ganesha

O simbolismo da figura da Ganesh é quase que infinito, mas entre os mais famosos são: barriga grande para digerir os problemas, ouvidos grandes para escutar, boca grande para falar pouco, cabeça grande pela inteligência, entre outras simbolismos. Até a presa quebrada de Ganesha tem diferentes lendas como explicação, onde algumas vezes a quebrada aparece em sua mão, para ser usada na escrita.

Conhecido como o Removedor de Obstáculos ou também apenas de Senhor dos Obstáculos, já que pode tirar ou colocá-los caso a pessoa precise ser testada, seja no material ou espiritual.
Também é senhor da escrita, aprendizado e sabedoria, além de personificar o som universal ou primordial o ॐ "Om".

Atualmente Ganesha é quase que um deus pop no ocidente, sempre procurado por quem precisa de ajudar em superar algum obstáculo. Quando se precisa de ajuda para superar alguma dificuldade um bom exercício é se visualizar como o grande Ganesha.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.