Cabeçalho 2

domingo, 4 de maio de 2014

Bastet

Bastet é uma das deusas mais conhecidas da cultura egípcia, com cabeça de gato e corpo de mulher ou como apenas um gato comum, Bastet foi um dos maiores motivos de sempre ligarem os gatos ao Egito.
Bastet inicialmente era uma deusa solar, e posteriormente com o contato de outras culturas, se tornou uma deusa lunar, a ponto de ser relacionada com a deusa grega Ártemis.

Deusa da lua, fertilidade, das grávidas, do nascimento e da cura das doenças, Bastet era uma divindade fortemente cultuada, haviam templos em sua homenagem e eram repletos de gatos, das quais quando morriam eram cuidadosamente mumificados. Isso ocorria principalmente na cidade de Bubastis, onde haviam grandes festivais em nome da deusa.

Dizem que Bastet já era uma divindade antiga e já era associada a gatos, antes desses serem domesticados, ou melhor quando começaram a viver com os humanos, pois dizem que os gatos foram os únicos animais que se aproximaram dos humanos.


Segundo alguns Bastet seria uma das faces da deusa leoa Sekhmet, deusa que representa a destruição e fúria do sol, enquanto para alguns, ela seria a contraparte, enquanto deusa solar, representaria os benefícios do sol, como o seu calor que mantém a vida.

Bastet como deusa lunar pode se encaixar em Yesod na árvore da vida da kabbalah.

2 comentários :

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.