Cabeçalho 2

sábado, 21 de dezembro de 2013

Krampus

Krampus é um ser folclórico germânico, segundo a lenda ele viria junto com São Nicolau (Papai Noel) para punir as crianças levadas, é conhecido e lembrado em comunidades dessa cultura até hoje.

Ele seria um ser monstruoso, retratado com chifres de bode, uma língua grande, dentes afiados, cauda, uma perna é uma pata de bode e a outra um pé quase normal, levava com ele correntes e em algumas lendas também levava um saco ou cesta de lavagem de roupas, mas em contraparte com São Nicolau isso era usado para levar objetos para castigar as crianças ou outras vezes para leva-las para seu covil, apesar disso, aparentemente ele é retratado como um companheiro de São Nicolau.


Até hoje é comum as pessoas se vestirem de Krampus para assustar outras pessoas, uma prática que para a igreja seria como "se vestir de diabo", mas que estranhamente não foi erradicada por ela, embora até hoje grupos cristãos tentam acabar com as celebrações feitas pelas pessoas.

Com o tempo a popularidade de Krampus diminuiu, a ponto de não ser lembrado com mais frequência, porém atualmente ele acabou voltando com mais força como uma da figura natalina com direito a bonecos, chocolates e outros objetos, se tornando uma figura alternativa e "pop" da época natalina em diversos países.






Krampus apesar de tudo é um grande exemplo de como mitos se transformam com o decorrer do tempo, é uma versão do deus Cernudo ou Cernunnos, divindade muito antiga que pouco sabe sobre e que a partir da época pré-cristã se transformou em monstro que pune crianças malvadas, como forma de convencê-las a serem obedientes.

Feliz Natal e Boas Festas para todos!

8 comentários :

  1. Krampus vai ir na sua casa porque sabemos que vc foi um menino muito travesso neste ano kekekekeke......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAH

      Todos nós! Mas cai entre nós, ele é bem melhor que aquele Papai Noel da coca-cola.


      Excluir
  2. Respostas
    1. Hehehehe!

      Esse eu tive que ver no Google Translate.

      Frohes Weihnachten para você também amigo!

      Excluir
  3. Yuri, seria o mesmi cernuno ou cernunnos?

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.