Cabeçalho 2

sábado, 19 de outubro de 2013

Adventure Time (Hora de Aventura) e Ocultismo

Adventure Time, chamado aqui no Brasil de Hora de Aventura é um desenho animado em série que passa no canal Cartoon Network, teve sua estréia em 2010 e atualmente possui mais de 150 episódios.


Adventure Time

Inicialmente eu relutei um pouco em fazer um post sobre as referências à magia e ocultismo de Adventure Time, eu acreditava que boa parte das coisas que apareciam nos episódios eram pura coincidência ou até mesmo o motivo de tantas pessoas indicarem tanto é que quando estamos vivenciando o ocultismo acabamos por ver ele em quase todo lugar. Mas resolvi assim mesmo assistir em sequência todos os episódios e percebi que realmente existe uma pegada ocultista e que aumenta um pouco a cada temporada, porém, não existem ensinamentos secretos, são algumas referências à símbolos, frases, criaturas mitológicas e coisas do tipo, acima disso tudo é uma história bem mais profunda e emocionante do que pode parecer e com personagens que algumas vezes até mesmo podem surpreender, como o Rei Gelado, o Mago-Louco.

Como eu disse, é mais fácil encontrar mais referências ao ocultismo conforme a série vai avançando, isso fez que eu encontrasse quase nada na primeira temporada, mas para manter a organização vou falar algumas curiosidades da série, eu prefiro não ficar apresentando pois a maioria das pessoas já viu a série e quem não viu pode assistir, então só vou dar uma pincelada.





     Introdução

Tudo ocorre em um continente chamado "Terra de Ooo", e no nosso planeta mesmo, só que em um período pós-apocalíptico em que uma bomba explodiu e fez ocorrer mutações e deu vida a objetos inanimados.


Terra de Ooo

A Terra de Ooo possui vários reinos e um número incontável de espécies de seres, alguns de mitologias de diversas culturas, ao mesmo tempo que esse mundo tem um uma aparência medieval, também mostra certa tecnologia avançada coexistindo com magia. Um fato interessante é que em alguns episódios também são mostradas algumas dimensões, como a dimensão dos espíritos, que apenas o Rei Gelado vê e também existe vida fora do sistema solar.

Na primeira temporada nós não encontramos referências ao ocultismo, acredito que ela é mais uma apresentação das personagens, para não passar batido eu vou mostrar algumas curiosidades.

Algo que eu achei muito interessante é que algumas das personagens parecem ser feitos com base na Proporção Divina ou Proporção Áurea, que seria a "Formula de Medida" encontrada na natureza para diversas objetos, para ser mais exato eu me refiro a proporção entre Cabeça e Tronco. A Proporção Divina foi usada na criação de templos na antiguidade, para os antigos, a maior arquiteta era a natureza, então procuravam se inspirar nela.

Devido as personagens estarem sempre em movimento é difícil encontrar uma imagem deles de frente que seja original, já que existem muitas reproduções artísticas dos fãs, mas eu fiz um esquema para vocês terem uma ideia de como a Proporção Áurea atua, coloquei a imagem da Princesa Jujuba dentro de um quadro com as medidas da Proporção Áurea, se quiser mais sobre o que é a Proporção Divina clique aqui.


Apesar de existir um "deus" chamado de Glob, que de certo é um nome criado para ter o mesmo som de "God" (Deus em inglês), também existem outras divindades como por exemplo o "Deus da Festa", a Morte e outros, o que torna a série animada bem interessante pois ela possui até mesmo seu panteão de divindades.

O artigo de hoje acaba por aqui, eu sei que ele está incompleto, e por isso mesmo na próxima semana eu vou começar a falar sobre cada episódio com referências, símbolos e muito mais!

Até a Próxima!

3 comentários :

  1. Não conhecia essa série, mas achei bem interessante, vou acompanhar os próximos artigos e procurar a série pra baixar hehehehehe.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo hora de aventura estou esperando comersar amo mesmo e sou fã

    ResponderExcluir
  3. Cara,assim,é antigo o post,mas só complementando...tem muita coisa de referência pop,jogos e uma caralhada de coisas, mas aquelas referentes a magia, são bem loucas,tem um episódio sobre pretendentes que o mordomo menta evoca um demônio no corpo do canelinha,que está amarrado de ponta cabeça(como a carta enforcado),abaixo dele o existe um triângulo com velas em cada ponta,lembrando goétia, ele menciona magia de demônio,outro episódio que o mago,aquele de marte,cria um arquétipo da namorada dele,onde ela entra na mente dele e quando chegam ao objetivo,dentro da mente dele,ele toma um forma de baphomet,muito legal...no mais há inúmeras, incontáveis referências,incrível mesmo,pra encerrar existe um em que ele lutam com o Lich e a princesa jujuba acaba caindo em um caldeirão de lixo tóxico e fica possuída pelo Lich,e o o Rei Gelado comenta,que ele tinha visto que ela estava possuída pois ele tinha "olhos de mago",e que ele conseguia enxergar coisas que os outros não,uma referência ao meu ver,que quanto mais desvendamos o véu do ocultismo, mais enxergamos as coisas que os outros não podem...forte abraço!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.