POP MAGIC!
De Grant Morrison
POP MAGIC! é Magia! Para o Povo. POP MAGIC! é Magia! Nua. POP MAGIC! tira os
sete véus e lhes mostra as tetas do infinito.
PENSANDO SOBRE
Tudo o que você precisa para começar a praticar magia é concentração, imaginação,
habilidade de rir de si mesmo e aprender com os erros. Algumas pessoas gostam de se
vestir como egípcios ou como monges para entrar no clima; Outros vestem máscaras
animais ou fantasias de Barbarella. A função e o uso dessa parafernália é apenas como
uma ajuda para a imaginação.
Qualquer coisa que você possa imaginar,qualquer coisa que você possa simbolizar,pode
ser feito para provar mudanças mágicas em seu ambiente.
PRIMEIROS PASSOS NO CAMINHO
Magia é fácil de fazer. Dúzias de livros com regras e manuais de instrução estão
disponíveis na seção de ocultismo ou na de “mente,corpo e espírito” das mais modernas
livrarias. Muitos dos manuais foram escritos quando um poderoso e vingativo aparato da
natureza estava tentando suprimir todas as outras estradas para a Verdade que muitos
deles estão geralmente tão altamente codificados e disfarçados através de sistemas
simbólicos arcanos que isso raramente valeria pensar, exceto pela idéia de como outras
pessoas usavam SEUS poderes imaginativos para interpretar contatos e comunicações
não-físicas.
Aleister Crowley - o Picasso mágico - escreveu isto e e eu não conseguiria dizer de forma
melhor que a dele:
“Neste livro, fala-se de Sephiroth & de Caminhos, de Espíritos & de
Encantamentos, de Deuses, Esferas, Planos e muitas outras coisas que podem
ou não existir. É imaterial se existem ou não. Fazendo certas coisas, certos
resultados acontecem; estudantes são seriamente avisados a não atribuir
realidade objetiva ou validade filosófica a qualquer um deles”.
Esta é a mais importante regra de todas e é por isso que começamos com ela. Assim que
você continue a aprender e desenvolver seus próprios psicocosmos e estilos de prática
mágica,assim que encontrar estranhos, e estranhos habitantes de mundos infernais e
mundos superiores,você irá retornar a estas palavras de sabedoria de novo e de novo com
um novo entendimento a cada vez.
COMO SER UM MÁGICO
Simples. Declare-se um mágico, aja como um mágico, pratique mágica diariamente.
Seja honesto sobre seu progresso, seus sucessos e falhas. Viajar com 500 cogumelos
podem liberar seu esfíncter anal um pouco mas isto geralmente não lhe dará nenhum dos
benefícios da mágica que estou discutindo aqui. Mágica se trata do que você pode trazer
DE VOLTA dos Reinos Iluminados da Überconsciência. O mágico mergulha no Imenso
Outro na busca de pistas, truques e tesouros que possa trazer para casa a fim de
enriquecer a vida no mundo sólido. E se necessário, fingir ter feito isso.
COMO SER MÁGICO 2
Leia muitos livros para entrar no clima. Conversar sobre magia com não-mágicos é como
conversar com virgens sobre transar. Ler sobre magia é como ler sobre sexo; Isso o
deixaria excitado para a coisa real,mas não o deixaria perto de se divertir muito.
Ler dará um sentimento do que é merda e o que pode ser utilmente adaptado para seu
estilo próprio. Desenvolva discernimento. Não caia em cultos, paranóia ou complacência.
Aprenda em quem acreditar e em quem evitar.
COMO SER MÁGICO 3
Feche os livros,pare de dar desculpas e COMECE.
MAGIA CONSCIENTE
Magia consciente é um belo meio particular de ver e interagir com o mundo real. Eu
experimentei isto como o que eu posso apenas descrever de ?clique mental?, um
sentimento de absoluta certeza acompanhada de uma percentual mudança que fez
transições do mundo real numênico, extraordinário sentimento de sonhos. Magia
consciente é um meio de experimentar e interagir com o ambiente intensificadamente, de
maneira significante, simular os efeitos de viagens de algumas drogas, o método
“paranóico/crítico” de Salvador Dali, experiências de quase morte, etc. Muitas latências
pré cognitivas e telepáticas tornaram-se ativas durante períodos de magia consciente.
Este é o estado em que folhas de chá são lidas, maldições são lançadas, gols são
marcados, poemas escritos.
Magia consciente pode ser praticada até que ela incorpore-se com e torne-se a
consciência diária. Manter nestes níveis podem interferir em seu estilo de vida a menos
que você tenha um que suporte longos períodos de rico pensamento associativo.
EXPERIMENTO
Como um primeiro exercício em magia consciente gaste cinco minutos olhando para
todas as coisas ao seu redor como se TODAS ELAS estivessem tentando contar-lhe
alguma coisa muito importante. Como aquela lâmpada foi parar exatamente ali?Porque a
vítima do assassinato no jornal tem o mesmo sobrenome diferente que têm o seu sogro?
Porque o telefone tocou , justo naquele momento em que você estava pensando nele?O
que é aquela mancha na parede da construção oposta?Como isto faz você se sentir?
Cinco minutos durante os quais verá que tudo é significante, tudo é luminoso e poderoso
em significado, como os objetos vistos em sonhos.
Vá!
EXPERIMENTO
Após o exercício anterior relaxe, vá para uma caminhada e interprete todas as coisas que
você ver no caminho como uma mensagem do infinito para você. Olhe para padrões nos
vôos doa pássaros. Faça sentenças oraculares das letras das placas dos carros. Olhe para
o modo como as construções movem-se contra a linha do horizonte. Os barulhos nas ruas,
vozes cortando-se repentinamente, a maioria comandos subliminares e pedidos. Ouça as
entrelinhas. Ande tanto quanto você se sentir confortável.
Quanto mais sem rumo, mais você andará pelo beneficio da pura experiência, e mais
longe magia consciente você estará imerso.
Magia consciente assemelha-se a estados de meditação para iluminação, transe pré-sono
“hipnagógico” ou atividade cerebral de ondas alfa.
MAGIA APLICADA
É sobre fazer coisas acontecerem e executar experimentos.
Nestes esforços nós não precisamos saber COMO magia funciona, apenas que funciona.
Nós provamos isto ao fazer os trabalhos, registrar os resultados e compartilhar nossas
informações com outros magos.
Magia teórica são todas as loucas idéias que você tem ao explicar as coisas que
acontecem com você. Magia aplicada é o que faz elas acontecerem.
REGISTRO DA MAGIA
Sempre mantenha um diário de seus experimentos. É fácil se esquecer de coisas que você
fez ou perder interessantes pequenas conecções e correspondências. Faça uma nota de
tudo, do intento ao resultado. Faça uma nota das datas, tempo, meios, sucessos e falhas.
Estude A SI MESMO da mesma forma que um caçador estuda a caça. Explore suas
próprias fraquezas para criar mudanças desejadas em si mesmo.
BANIMENTO
Banimento é a maneira de preparar um espaço para uso ritual. Há muitos elaborados
rituais de banimento disponíveis, através de todo o espectro da pomposidade. Pense no
banimento como instalar um software de proteção contra vírus. O banimento é um tipo de
vacina contra infecções do Além.
Muitos banimentos têm a intenção de cercar o mago com um escudo impenetrável de
vontade. Isto usualmente toma a forma de um conhecimento dos poderes elementais com
os quatro pontos cardeais da bússola. Para alguns é algo como visualizar a si mesmo
cercado e protegido por colunas de luz ou quatro anjos. Qualquer imagem de proteção
servirá sejam elas espaço-naves, super-heróis, monges lutadores, qualquer coisa. Eu não
me importo com nenhuma em particular e usualmente visualizo uma radiação borbulhante ao exterior de meu corpo em todo espaço ao seu redor,acima e a baixo,tanto
quanto eu acredito que irei precisar.
Porque a necessidade de proteção?
Lembre-se que você pode estar abrindo alguma parte de si mesmo para um influxo de
informação não-ordinário, aparentemente de ?Outras? fontes. Se você realiza magia
prática cerimonial e quer invocar formas divinas ou espíritos (aguarde pelas
continuações) essas coisas irão sem dúvida acontecer. Nossos fundamentos serão
testados. Há sempre o perigo de obsessão e loucura. Assim que o trabalho com magia
prosseguir, você será forçado a confrontar-se com seus mais profundos e escuros medos
e desejos. É fácil tornar-se assustado, paranóico e estúpido. Permaneça fluído, não se
apegue a nenhuma auto-imagem e mantenha seu sendo de humor sempre.
Banimentos lembra-nos de que não importa quantos deuses se converse, você continua
tendo que pegar filas em bancos e estar hábil a cozinhar seu jantar e conversar com as
pessoas sem assustá-los.
Quando você completa qualquer trabalho em magia, dê a si mesmo uma boa risada,uma
boa refeição,uma boa transa,uma corrida ou qualquer coisa que conecte-o ao mundo real.
Banimentos realizados após seu ritual é como terminar o trabalho com uma
descompressão de volta ao mundo normal de direitos,de paradas de ônibus e satisfação
profissional. O trabalho do mago não é para perder-se nos outros mundos, mas para
trazer deles tesouros para todos usufruírem deles.
SIGILOS
No estilo Pop Magic!, o sigilo é a primeira e a mais efetiva das arma no arsenal de
qualquer mago moderno.
A técnica dos sigilos foi reconceitualizada e modernizada por Austin Osman Spare no
século 20 e popularizada pelos magos caotistas e o Temple of Psychic Youth durante os
anos 80.
Um sigilo é um símbolo carregado magicamente como este:
O sigilo pega um desejo ou intento mágico- vamos dizer, É MEU DESEJO VISITAR
RWANDA (você pode é claro, colocar qualquer desejo que você queira) e dobre-o, criando
um símbolo altamente carregado.O desejo é então esquecido.Apenas o símbolo resta e pode então ser carregado para máxima potência quando o mágico escolher.
Esquecer o desejo em sua forma verbal pode ser difícil se você começou muito
ambiciosamente. Não há como carregar um sigilo para ganhar a loteria se você não
comprar um bilhete. Comece com coisas em que não esteja tão emocionalmente
envolvido. Eu normalmente faço sigilos para conhecer pessoas que estou interessado ou
por qualidades particulares que eu necessito em dada situação. Eu também uso sigilos
para saúde, para localizar objetos perdidos e por uma mudança massiva global. Eu venho
os usando por vinte anos e eles SEMPRE deram certo.
Para mim, o período entre lançar o sigilo e sua manifestação como um evento no mundo
real é normalmente 3 dias, 3 semanas ou 3 meses dependendo das variáveis envolvidas.
Sigilos SEMPRE dão certo. Se você encontrar quaisquer problemas para que funcionem
para você, você deve estar fazendo errado.
Então. Comece a transformar seu desejo em um símbolo com vibrações puras como estas:
Primeiro remova as vogais e as letras repetidas para deixar um conjunto de consoantes –
MDSJVTRWN.
Agora, comece a reduzir o conjunto, misturando ou combinando linhas e brincando com
as letras até um restar um hieróglifo parecido aproximadamente com uma bruxa.Quando
estiver satisfeito,está terminado,você pode ficar com algo parecido com este:
Muitos sigilos feitos em casa parecem um pequeno fantasma ou alienígena ? como escrita
UFO ou desenhos de bruxas. Não existem regras sobre como seu sigilo deve se
parecer,contanto que ele FUNCIONE para você. APENAS RESULTADOS são importantes
neste estágio. Se alguma coisa não estiver funcionando,tente algo mais. O ponto não é
acreditar em magia, o ponto é fazer isto e ver os resultados.
Carregar e lançar seu sigilo é a parte divertida (É frequentemente recomendado que se
faça um monte de sigilos e os carregue depois quando você já estiver esquecido o que
eles representavam originalmente).
Agora, muitos de nós inicialmente encontram dificuldades para manter a precisa
concentração zen como necessária para trabalhar magia em larga-escala.A concentração
pode ser aprendida com tempo e melhorada. Mas, sigilos fazem isto lado a lado com anos
de treinamento. Para carregar seu sigilo você deve se concentrar na figura,e deixar
aquela forma em sua mente assim você evacua todos os outros pensamentos.
Totalmente impossível,você poderia dizer, mas o corpo humano possui vários mecanismos
para induzir breves estados “em branco”. Jejum,girar,exaustão intensa,medo,sexo,efeito
lutar ou morrer, todos fazem este truque. Eu já carreguei sigilos quando pulava bungeejumping,
deitado morrendo em uma cama de hospital,experimentando um eclipse solar
total e dançando techno. Todos estes métodos provaram ser altamente efetivos,mas
nada ,para os novatos, supera a TÉCNICA BRONHA.
De qualquer forma, masturbação mágica é o mais divertido e igualmente mais sério que o
secular balançar das mãos e tudo o que requer é isto: No momento do orgasmo, você
deve ver a imagem de seu sigilo escolhido flamejando ante seus olhos e projetá-lo para
dentro da etérea mídiaesfera e logoversos onde desejos abundam e condensam-se em
carne. O sigilo pode ser escrito em papel,em sua mão ou seu peito. Na nuca de um
amante ou onde quer que você pense que será mais efetivo.
No momento do orgasmo, a sua consciência “pisca”.Nesta “piscada”, neste abissal estalo
na percepção, um sigilo pode ser lançado.
Masturbação é apenas UM de incontáveis métodos que você pode usar para levar seu
estado mental a um ponto para o preciso segundo necessário que leva para carregar e
lançar um sigilo. Sugiro masturbação pois eu sou um cara carinhoso,pois é conveniente e
pois é muito divertido para a maioria de nós.
De qualquer forma…não se muda o Universo simplesmente por se masturbar (conte ISSO
para os milhões de espermatozóides lutando por suas vidas e o futuro da sua espécie
dentro de um preservativo).Se isso fosse verdade, qualquer vaga fantasia que tivéssemos
em nossas cabeças no momento do orgasmo tornariam-se reais em meses. Intenção é o
que faz a diferença aqui.
Esqueça a masturbação por um momento se puder e relembre que o sigilo é a parte
importante da magia realizada aqui. O momento do orgasmo irá limpar a sua mente, isto
é tudo. Existem outras numerosas formas de limpar a sua mente e você pode usar
qualquer uma delas. Dançar ou girar até a exaustão são muito efetivos.
Meditação é efetivo mas leva anos para se aprender apropriadamente. Medo e choque
são muito bons para se carregar sigilos, então você pode assistir um filme de terror e
lançá-lo no momento em que a cabeça do herói vem caindo pela escada até o colo de sua
namorada. Uma corrida ao redor do quarteirão com um sigilo pode ser o suficiente para
carregá-lo, então porque não experimentar?
Tente lançar seu sigilo enquanto estiver saltando de bungee-jump de uma ponte,ou talvez
sentado nu no cemitério local à noite. Ou dançar até cair. O importante é encontrar seu
próprio melhor método para parar aquela conversa interna apenas o suficiente para
lançar uma visualização feroz, um sigilo flamejante ultravioleta durante esse tempo.
Estados de exaustão seguidos de QUALQUER despertar intenso ou privação são ideais.
E se você experimentar e continuar tendo problemas com sigilos, tente alguns dos outros
exercícios para iniciantes por um tempo. Eu conheci um punhado de pessoas que
genuinamente me contaram não conseguir fazer sigilos funcionarem então talvez exista
uns poucos de vocês que genuinamente terão problema com isto. Falta de sorte não
significa que não há magia para você. Eu não consigo tirar “Twinkle Tinkle Little Star…”
de um clarinete mas eu posso tocar guitarra o suficiente para escrever centenas de
canções fabulosas. Se eu sou ruim com o clarinete e não vou a lugar nenhum, isso
significa que não haja algo como música? Ou isto parece apenas indicar simplesmente
que eu tenho aptidão para tocar guitarra que eu não consigo ver replicado usando um
clarinete? Se quero fazer música eu uso o instrumento que me seja mais confortável e
esteja mais acostumado. O mesmo é verdade para a prática mágica. Não se preocupe
com isso. Não se trata de defender um sistema de crença, se trata de produzir resultados.
USE APENAS O QUE FUNCIONA.
SIGILOS: MANEJO
Algumas pessoas mantêm seus sigilos, manejando-os em um elemento apropriado ao
intento mágico (eu já queimei,enterrei, dei descarga e lancei aos ventos, dependendo da
forma como me sentia sobre eles. Sigilos-de-amor vão para a água - descarga abaixo,
jogados em rios ou fervidos num caldeirão. Sigilos-de-guerra são queimados etc. Alguns
de meus sigilos continuam á minha volta, pois decidi que eles são lentos e vale a pena
mantê-los. Faça o que sentir ser o certo e produzir resultados).
SIGILOS VIRAIS
O sigilo viral também conhecido como MARCA ou LOGO não é de recente
desenvolvimento (veja os Nazistas, décadas de 20 e 40,século 20), mas têm se tornado
um fenômeno global inescapável nos anos recentes. Os nazistas forma os últimos
pensadores da Era Imperial,eles mantiveram seu pensamento de dominação mundial
tencionados sobre o “inimigo” e tomar seu real estado. Se apenas dessem uma olhada
para ver que a dominação global é apenas possível, utilizando-se dos métodos furtivos
corporativos de ataque e combiná-los com seus incontestáveis sensos de design; os
artistas rejeitados que engenheiraram o Terceiro Reich poderiam ter criado a primeira
super marca global da história. Os Arcos Dourados do McDonald,o símbolo da Nike e o
autógrafo da Virgin são todos sigilos virais corporativos.
Sigilos corporativos são super reprodutores. Eles atacam o espaço imaginativo em
branco. Eles invadem Red Square,eles infestam as estranhas ruas do Tibet,eles tornaram-se
hairstyles. Eles reproduzem-se através de roupas,tornando pessoas em cartazes de
anúncios. Eles são um poderoso desenvolvimento na história da magia de sigilos, a qual
data do primeiro bisão pintado na primeira caverna.
O logo ou marca, como qualquer sigilo,é uma condensação,um símbolo comprimido,
invocando do mundo do desejo os intentos corporativos para representar. O logo é
apenas o sinal visível da inteligência corporativa fervilhando por detrás dele. Walt Disney
morreu a muito, mas seu sigilo,sua assinatura cartunesca persiste, carregando sua
própria e vasto peso de significados, associações, nostalgia e sentido. Pessoas nascem e
crescem para tornarem-se executivas da Disney, falando o jargão e o credo de uma
entidade corporativa viva. Walt Disney, o homem, está morto e congelado (ou talvez seja
apenas mais um mito popular de que ele esteja), mas Disney, a marca, a imersiva
egrégora invisível corporativa persiste.
Entidades corporativas são ótimas para se estudar e poder ensinar ao mago observador
muito sobre o que elas realmente significam quando nós usamos a palavra “Magia”.Eles e
outros fantasmas assim controlam nosso mundo de início do século 21.
EXPERIMENTO
Pense com empenho sobre porque o espírito da Coca-Cola é mais forte do que o espírito
da Pepsi (que grandioso complexo de ideias, desejos e deficiências tem o logo da Coca ao
ter sucesso em condensar em duas palavras, duas cores, pegando o conceito de
Novolíngua de “1984” de George Orwell para uma conclusão lógica?).Veja os hábitos dos
grandes predadores corporativos do mundo como FOX, MICROSOFT ou AOL TIME
WARNER. Monitore seus movimentos através do tempo, e observe seus hábitos
alimentares e métodos de predação, monitore seus comportamentos repetidos e note
como eles reagem a mudanças e inovação. Aprenda como imitá-los, roube suas
estratégias de sucesso e use-as como suas. Crie sua própria companhia limitada ou
corporação. É relativamente fácil de se fazer com alguma burocracia e um pouco de
dinheiro (NT:Lembrem-se que isto foi escrito nos EUA). Crie sua própria marca, seu
próprio logo e veja o quão rápido você pode fazer isso expandir e interagir com outras
entidades corporativas.
Construa seu próprio deus e deixe-o livre.
HYPERSIGILOS
O “hypersigilo” ou “supersigilo” leva o sigilo além do conceito da imagem estática e
incorpora elementos como caracterização, drama e plot. O hypersigilo é um sigilo
estendido pela quarta dimensão. Minha série de quadrinhos Os Invisíveis foi um sigilo
que durou 6 anos sob a forma de uma aventura do oculto consumindo e alegrando a
minha vida durante o período de duração e execução. O hypersigilo é um método
poderosamente imersivo e às vezes perigoso para alterar a realidade de acordo com a
intenção. Os resultados podem ser extraordinariamente chocantes.
EXPERIMENTO
Após tornar-se familar com o método tradicional de sigilo, veja se você consegue criar
seu próprio hypersigilo. O hypersigilo pode tomar a forma de um poema, uma história,
uma dança ou qualquer outra atividade artística que deseje tentar. Esta é uma tecnologia
de desenvolvimento recente, então os parâmetros ainda devem serem explorados. Para
isto é importante se tornar completamente aborvido no hypersigilo como manifestação;
pois requer um elevado grau de absorção e concentração (o qual pode levar a obsessão !
Você pode sempre fazer um banimento no final) como muitos trabalhos de arte. O
hypersigilo é um modelo dinâmico em miniatura do universo do mago, um holograma,
microcosmo ou “boneco vodoo” o qual pode ser manipulado em tempo real para se
produzir mudanças no ambiente macroscópico da vida real.
COMO BATER PAPO COM DEUSES
Aceite isto por um instante; Existem Grandes Ideias no mundo. Elas eram grandes que
você nascesse e elas continuação após modelarmos elas. RAIVA é uma dessas Grandes
Ideias, AMOR é outra. Então existirá MEDO e CULPA.
Logo…Para invocar um Deus, alguém teria apenas que se concentrar naquele Deus para
excluir de todo e qualquer outro pensamento. Vamos dizer que você queira invocar a
Grande Ideia COMUNICAÇÃO na forma do Deus Hermes, para ele lhe dar lábia.Hermes é
a personificação Grega do pensamento rápido, arte, soletração e as qualidades que ele
representa quando personificado por artistas clássicos como um símbolo de uma eterna
velocidade e juventude nua, emplumado com pequenas asas e vestido apenas com nuvens
do ar. Hermes é condensado em uma forma pictorial - um sigilo na verdade - de um
facilmente reconhecível estado humano de consciência. Quando suas palavras e mentes
estão ágeis, quando nós arrancamos risadas dos outros, quando fazemos poesia, nós
estamos na presença real de Hermes. Nós, na verdade, estamos possuídos por esse Deus.
Eu não estou sugerindo que exista um real ou mesmo intangível Monte Olimpo Platônico
onde deidades hollywoodianas sentam-se numa piscina mágica olhando os casos mortais
e parando apenas para se manifestar a um de nós “crentes” neles, forte o bastante. Deve
ser assim para todos, eu sei, mas isto parece ser uma forma bem complicada de se
explicar algo bem simples. A verdade é que não precisa EXISTIR um Monte Olimpo para
que você encontre Hermes ou algo como ele usando um nome diferente.
Você nem mesmo precisa acreditar em Deuses gregos para invocar quaisquer número
deles. Hermes personifica uma Grande Ideia e tudo o que você tem que fazer é pensar
nele fervorosamente e ele irá aparecer tão rápido real em sua mente que você irá
perceber instantaneamente.
As pessoas tendem a ficar possuídas por Deuses arbitrariamente por que elas não os
reconhecem como tal; Um homem pode ser dominado por raiva (o deus grego Ares), nós
todos podemos “nos perder” em paixão (Afrodite) ou pesar (Hades). Na vida nós
encontramos estas Grandes Ideias mas nós não usamos a palavra “Deus” para descrevê-las.
A consciência mágica evoca estes estados e renomeia eles Deuses como um meio de
separá-los de nosso Eu, como um meio de estudá-los e aprender.
Você pode desejar encontrar com Hermes se você está começando uma novela, dando um
discurso, ou simplesmente quer entreter alguma belezinha com seu incrível papo.
QUANTOS HERMES?
A forma que a Grande Ideia toma, depende de sua tradição ou desejo. A beleza elétrica da
juventude dos gregos é uma bem conhecida imagem nas esculturas ocidentais, tendo sido
apropriados por todos desde a era de ouro do FLASH dos quadrinhos até o logo da cadeia
de floristas INTERFLORA.
Outras culturas personificam velocidade, agilidade e ilusão um pouco diferente, mas o
mesmo complexo básico de ideias permanece o mesmo ao redor do mundo: velocidade,
palavras,escrever,magia,truques,perspicácia,todas elas são qualidades associadas a
Hermes, mas na Índia esta Grande Ideia é personificada não como um magro corredor de
chapéu mas como um jovem gordo com cabeça de elefante e uma presa quebrada com a
qual ele escreve a história em andamento do Universo. Basta pensar neles (e a maioria de
nós pode) então você já é capaz de invocar Deuses & Grandes Ideias.
No Egito a mesma Grande Ideia é conhecida como Thoth, quem criou os símbolos no
baralho de tarô.Na tradição islandesa é Odin ou “Wotan”, senhor dos trovões e
comunicação.(Como os VDUs que vemos todos os dias, Wotan é caolho e em seus pés
sentam-se dois corvos, Pensamento e Memória, que lhe trazem informação instantânea
de todo o mundo. Ele pode ser bem útil nesta forma se você precisar disciplinar um PC
rebelde).
Hermes, Mercúrio, Odin, Ganesh, Thoth; Todos estes nomes representam variantes
personificações nos temas de Comunicação e velocidade. Reducionistas poderiam vir a
entender a magia por considerar o “Monte Olimpo” como uma metáfora para a mente
coletiva humana.
EXPERIMENTO
Escolha um Deus tradicional ou demônio de um livro de magia ou mitologia e aprenda
tanto quanto poder sobre seu assunto escolhido. Eu sugiro que comece com uma Deidade
benigna ao menos que você seja estúpido ou durão e queira se meter em algum tipo de
negócio psíquico sujo, neste caso escolha um demônio de um daqueles grimórios
medievais e espero que seja forte o suficiente para lidar com os intensos sentimentos
negativos “demôniacos” encorpados.
De qualquer forma, eu sugiro primeiro começar com Hermes, o Deus da Magia em sua
variação como Ganesh. Ganesh é conhecido como um eliminador de obstáculos e parte de
seu complexo de ideias é que ele abre abre os caminhos do mundo mágico, então é
sempre bom ganhar conhecimento primeiro se você está seriamente pensando em seguir
um caminho mágico.
Chame fervorosamente por Hermes.Deleite-se em seus atributos. Beba café ou Red Bull
em seu nome ou tome uma linha de speed dependendo de seu nível em abuso de drogas.
Coloque na sua cabeça imagens velozes de jatos, carros e trens bala. Toque “Ray of
Light” da Madonna e invoque Hermes. Cerque-se de revistas do FLASH, chame por
Hermes.
Conte-lhe como ele é maravilhoso em suas próprias palavras e o chame para si,
construindo uma ponte entre seus próprios sentimentos de engrandecimento e as
energias descendendo da Grande Ideia.
A chegada do Deus será inconfundível: você não deverá experimentar um senso de
presença ou mesmo possessão suave (lembre o que isto SIGNIFICA; nós estamos
possuídos por VÊNUS quando o AMOR destrói nossa razão. Aprenda a reconhecer os
sentimentos especificos que a palavra “possessão” descreve. Isto irá permiti-lo estudar
sua Grande Ideia escolhida e seus efeitos no sistema nervoso humano tão perto quanto
possível sem se tornar muito apavorado ou emocionalmente sobrecarregado).
Você ouvirá uma voz distinta dentro de sua cabeça, a qual parece ter uma qualidade
estranha-porém-familiar de “Outro” ou separação. Faça perguntas e tome notas das
respostas em sua cabeça. Lembre-se de qualquer coisa específica que você ouvir e
escreva não importando o quão estranho lhe pareça. Mantenha o senso do contato,
pergunte e responda tanto quanto você estiver apto e veja o quanto consegue aprender.
Lembre-se que Hermes é trapaceiro também e um amante de linguagem e jogos, então
esteja preparado para engenhosos jogos de palavras e enigmas quando estiver em
contato com estas Grandes Ideias. Ás vezes a torrente rápida de trocadilhos e charadas
podem ser vistos como um pesadelo de interações fractais mas se você está indo jogar
com Hermes, esteja preparado para pensar rápido e impressioná-lo com sua inteligência.
Se, por outro lado, existe apenas uma insinuação do desaparecimento da presença
sobrenatural ou nada mesmo, não se preocupe. Tente novamente com Ganesh, Odin ou
um Deus que você se sinta mais alinhado. Mantenha-se fazendo o experimento até que
você tenha sucesso em gerar o estado mental requerido. Não é difícil; se você pode
tornar-se Raivoso, Triste ou Feliz apenas pensando nisto (e a maioria de nós pode) então
você já é capaz de invocar Deuses e Grandes Ideias.
DEMÔNIOS SÃO…
Não mais, não menos do que do jeito que você se sente interiormente depois de ter sido
chutado por um amado ou exposto por alguém como louco ou qualquer outro valor
negativo típico que temos acesso como seres humanos. Inferno é APENAS a Servidão
Eterna e o Lugar de Nossos Eus Desfeitos. Quando Nietzsche proclamou “Deus está
morto !” ele esqueceu de adicionar que Satã também está morto e que nós estamos livres
de todos estes conceitos antiquados.
EXPERIMENTO
Use as técnicas que você aprendeu para invocar Deuses e Demônios clássico e aplique-os
a seres que você SABE certamente que não podem ser reais, como os Deuses das
histórias de Jack Kirby, Monstros dos Mitos de Cthulhu de H.P. Lovecraft, Pokémons, ou
os Cenobitas de Clive Barker.
Você irá descobrir que você pode evocar qualquer um destes personagens exóticos para
uma manifestação física. No lugar de Hermes, o Deus mensageiro é possível convocar o
mesmo complexo de uma forma cultural bem diferente - Eu recomendo ao menos uma
invocação da velocidade mercurial de Hermes na forma de Metron, o Deus explorador
intelectual computadorizado dos quadrinhos dos “Novos Deuses” de Jack Kirby.Eu tive
um grande sucesso contatando os Deuses de Kirby, incluindo um memorável encontro
com a Grande Idéia da Raiva Honrada no seu aspecto como ÿrion ao me cercar com
imagens dos quadrinhos de Kirby, tocar “Mars” da “Planets Suite” ou “Revolution #9″
dos Beatles, ou simplesmente ao tocar sons de armas de fogo e bombas de discos de
efeitos especiais.
Convocar James Bond antes de um encontro ao tocar os temas de Goldfinger e
Thunderball enquanto você veste um terno.
Ou tente convocar Dionísio, Deus do delírio criativo, em seu aspecto mais engenhoso,
como Ace Ventura o detetive de animais dos filmes de Jim Carrey cercando-se com seus
animais de estimação ou miniaturas de animais, imite os movimentos distintos do ator e
use-os para formular um sigilo físico enquanto você o encena
escolhido. Faça isso enquanto você TORNA-SE Dionísio como Ace Ventura. Lembre-se o
que acontece com o senso de si mesmo e pense nas formas de usar estas qualidades
“divinas” que convocou para si ( ou conseguiu de seu “subconciente”, dependendo de
quais modelos você escolheu para explicar suas experiências).
Pense nestas novas qualidades apenas Divinas como aplicativos que você pode fazer o
upload quando precisar deles. Quanto mais você rodar o aplicativo mais convincente e
intrínseco parecerá. Isso ocorre assim como atores encontram dificuldades para “entrar”
nos personagens e o porque de magos também sentem-se possuídos por Deuses ou
Demônios. Aplicativos estão sendo rodados.
Você irá logo realizar que Deuses são “qualidades” ou estados normais de consciência
disponíveis para todos. Com muita prática você tornará-se especialista em acessar estes
estados em si mesmo. De qualquer forma, não aja como se estes estados fossem APENAS
processos psicológicos internos. As Grandes Ideias tem estado aqui muito antes de você e
irão estar muito tempo depois que você se for.Elas podem ser encaradas como qualidades
imensamente poderosas autônomas e devem ser respeitadas tanto quanto.
Invocar muita RAIVA para sua vida irá fazê-lo um chato e violento; invocando muita
COMUNICAÇÃO ao custo de outras qualidades, o fará um daqueles tagarelas pedantes e
assim por diante.
Sempre existe perigo quando um “deus” é devotado em favor de todos os outros.Se você
convoca Ace Ventura você pode descobrir que não se tornou criativo e divertido mas um
importunador. Se você invocar os Cenobitas ficcionais de Clive Baker apenas para ver se
o que estou colocando aqui é absoluto nonsense, esteja preparado para lidar com
poderosos tipos de dominação, tortura, submissão e dor para estes estados que definem
os parâmetros operacionais dos cenobitas.
CURA
Meu método preferido para cura é a técnica espirualistica de “estender as mãos”, a qual
envolve uma simples prece caseira para a congregação dos “curandeiros e vegetarianos”
mortos que habitam o “outro lado” e dizer que queremos auxiliar aqueles que precisam
de ajuda. Este processo é acompanhado por concentração intensa e visualização do
processo criativo. Isso sempre funciona muito bem, e pode ser muito efetivo em conjunto
com um sigilo.
EXPERIMENTO
Visite sua igreja espiritualista local, se tiver uma, e peça uma demonstração de seu
poderoso método curativo.
CARA, ONDE ESTÁ MEU EGO?
O “ego” - em um sentido negativo - é aquele senso ossificado de um estável e imutável
“eu” com o qual as pessoas usam como uma defesa contra o Medo da Mudança e da
Morte. O EU é como uma armadura; protege e conforta mas o EU não é muito bom em
realizar evoluções, fazer contato efetivo ou se adaptar a novas situações. Por outro lado,
o Ego, com um E maiúsculo pode ser uma útil ferramenta quando tudo mais estiver
caindo. O Ego cria uma direção heróico através da Transcendência que CONSOME E
RESOLVE aquela direção em um contexto mais elevado.
É importante lembrar que você não pode ir além de seu ego até ter desenvolvido um
lugar para ir. O ego, como o Eu Individual, é um andaime para o que nós conhecemos
como superego ou memeplexo (para usar o termo de Susan Blackmore para o que
chamamos de “personalidade”).
O andaime é uma parte necessária de qualquer construção, mas nos últimos séculos nós
temos sido encourajados a confundir o andaime com a construção. O eu soberano
individual é o resultado desse processo e hoje é muito difícil de se livrar dele sem cair em
perigosos traumas de extinção existencial, mas como outros estágios do crescimento isso
é apenas um estágio que deve ser ultrapassado.
Desmontar o conceito de “individualidade” ao deliberadamente criar múltiplos, criando
“egos”, personas, memeplexos ou eu é o almejado, ao menos para mim, como um método
de constelações fluidas de Múltiplas Personalidades, por expor “a personalidade” como
apenas uma opção comportamental de um menu com várias.
O ABISMO
Aleister Crowley incorporou a destruição da estrutura do Eu Egóico como Choronzon, o
Demônio 333. Choronzon, nos é dito, é o guardião devorador do “o Abismo” (O Abismo
sendo um termo adequadamente dramático e evocativo por uma “fenda” na consciência
humana). O termo pode ser aplicado ao estado mental durante o qual a consciência do Eu
Egóico Individual começa a se canibalizar a si mesmo em vez de confrontar o fato
assustador de que a Personalidade não é “real” no sentido existencial e é simplesmente
uma estratégia comportamental.
Muitos de nós tiveram pequenas experiências da gigantesca fronteira do complexo Mega-
ChoronzonnoznorohC-ageM; o Encontro com Choronzônico é presente no implacável,
vagaroso auto-interrogatório de uso de anfetaminas, febres e experiências de quase morte.
Pense numa mente conversando, aniquilando a si mesma em auto-examinação sem
parar e você irá ouvir a voz de Choronzon.
Choronzon então, é o Eu Existencial na última fenda, mascando seu próprio cérebro,
procurando pensamentos e apenas encontrando o enigma da Base sem base. Choronzon é
quando não há nada além de morrer para o nada.Além do Choronzon, conceitos de
personalidade e identidade não podem sobreviver.Além do Choronzon não há nem mesmo
nosso Eu. A “personalidade” na margem do Abismo irá fazer nada, dizer nada e não vai
encontrar nenhuma desculpa para se livrar de desintegra-se em “não-ser”.
Muitos de nós nas terrivelmente populares tradições Consumistas Ocidentais tendemos a
esperar até a morte antes mesmo de considerar Choronzon.Desde que nós possamos
assumir que o senso do Eu Egóico é completamente devorado em um incêndio de culpa,
fúria, auto-acusação, paz perfeita ou o última cheia de endorfina que acontece 5 minutos
antes da morte cerebral, o momento da morte parece ser para mim uma uma vulnerável
particularidade na qual pela primeira vez encaramos o terror Existencial.
Melhor ir para lá cedo e explorar o lugar. Morrer antes de estar morrendo é uma das
grande Provas do caminho mágico.
O Abismo, então, é aquilo que limita o Eu consciente onde os significados estão à volta e
em reverso em seu oposto absoluto e que é consumido em “Ácido Choronzon”, um
hypersolvente tão potente que dissolve o PróprioEu. Aqui você irá encontrar no imenso
muro de fronteira do SER/NÃO SER no ponto máximo da Consciência Egóica e ser
destruído contra ele. O Abismo é um hiato na consciência onde as noções de identidade,
raça, ser e território são consumidas em uma fúria agonizante de contradição.
Magos que tenham “atravessado” com sucesso o Abismo não são considerados mais
humanos, no sentido de que sobreviveram esta prova necessária de quebrar o EU em
múltiplos complexos de personalidade.
EXPERIMENTO
O assim chamado “Juramento do Abismo”, é um encontro corrosivo com as forças
Choronzonicas dentro da personalidade. Não é algo para se fazer levianamente e eu
sugiro muitos anos de prática mágica antes de tentar algo tão estúpido, glamuroso e
destrutivo de nosso cuidadosamente estabelecido EU. As recompensas de atravessar com
sucesso o Abismo são muitas mas uma tentativa falha pode levar ao mágico a se quebrar
por dentro, consumido por dúvida, medo e insegurança, além de inutilidade para a
comunidade dele ou dela.
REVOLTA NA MAGIA!
Tornar-se um mago é em si mesmo um ato revolucionário com amplas consequências.
Antes de ir destruir “o Sistema”, de qualquer forma, lembre primeiro que nós o fizemos
em nosso próprio interesse. Nós o sustentamos constantemente, seja concordando, com
nosso suporte, ou no oposto com nosso desrespeito. Os oponentes do Sistema são mais
uma função do Sistema como seus defensores. O Sistema é um fantasma assombrando as
mentes dos seres humanos operando com “o Sistema”.São pais virtuais que nós fizemos
para olhar para nós. Nós fizemos isso bem grande e difícil de se ver inteiramente, o
servimos e nutrimos todo dia. Existe algum ano que não nasça policiais ou médicos? Por
quê artistas raramente querem se tornar policiais?
Para cada McDonald que você exploda, “eles” irão construir dois. Ao invés de colocar um
chumaço de Semtex entre o Lanche Feliz e a embalagem, trilhe seu caminho através dos
quadros da empresa, tome a cadeira da Diretoria e transforme a companhia em um
estoque internacional de risadas. Você irá aprender uma grande lição sobre magia no
caminho. Então vá para a Disney, Nintendo, ou qualquer um que queira. E se “o Sistema”
não é seu inimigo afinal? E se pelo contrário ele é nosso playground? Ambientes naturais
nos quais Magos Pop nascem? Nossa selva, nosso oceano e nossas geleiras…Para
barganhar, dançar e transformar, tão bem quanto pudermos, em poesia ?
E se de fato?
Grant Morrison
O texto que a presente tradução baseou-se se encontra no livro “Book Of Lies - The
Desinformation Guide to Magick and the Occult”.
CRÉDITOS DA TRADUÇÃO
1001 Gatos de Schrödinger
Rev. Ibrahim Cesar
Visite: http://1001gatos.org/