Pazuzu é retratado em suas imagens como uma criatura com 4 asas mostrando sua relação com os ventos, cabeça tem a forma humana, mas olhos grandes e nariz e boca de animais, as mãos parecem garras, nas suas imagens é representada com uma levantada e outra abaixada e cauda de escorpião.
Eu sou Pazuzu, filho de Hanpa. O rei dos maus espíritos do ar que sai violentamente das furiosas montanhas, sou eu! - Inscrição nas costas de uma das estátuas de Pazuzu
Apesar de ter o título de rei dos demônios do vento ou rei dos espíritos maus do vento, podemos ver que, Pazuzu tanto fazia mal como bem, É possível saber muitas informações sobre ele, graças a inscrições que eram encontradas junto de objetos relacionados a ele, como placas, estátuas e amuletos.
Pingente de Pazuzu |
Um texto interessante encontrado na Assíria, ensina um ritual para curar um enfermo que consistia em pegar poeira do pó do templo de Marduk, pó de restos de alguma adoração/oferenda, pó da porta da casa de um homem saudável, pó da porta de um atelier/oficina, pó da porta de um homem morto, pó de uma sepultura, pó de encruzilhada e pó de 7 estradas. Após ter tudo, se misturava com água do reservatório do templo de Marduk e se fazia um busto de Pazuzu. O busto devia ser levado ao enfermo, após ele segurar o busto em suas mãos ou ele ser colocado sobre sua cabeça, o mal que o atingiu se afastaria e ele passaria a melhorar.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigado! Alex!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante! Obrigado pela contribuição Professor Alex.
Excluir