Cabeçalho 2

domingo, 21 de outubro de 2012

Liga da Justiça e Os Planetas Astrológicos

A Liga da Justiça é um grupo com alguns dos heróis dos quadrinhos da DC Comics, tendo sua primeira aparição em 1960, mas acredito que no fundo todos sabem quem são eles não é?

Nesse post vou falar sobre os 7 primeiros membros da Liga da Justiça e suas ligações com os 7 planetas astrológicos.


Liga da Justiça



Não posso dizer que a organização do grupo foi proposital para se encaixar nos 7 planetas, mas muitas coisas se encaixam de forma muito interessante, quem sabe por esses heróis serem fortes arquétipos.
De qualquer forma ai está um pequeno e simples estudo onde eu mostro cada herói com seu planeta e seu lugar na árvore da vida, para quando no futuro eu fazer um estudo sobre esses temas mais complexos como a Kabbalah.
Só para avisar, quando se identifica com qual planeta o arquétipo tem relação descobrir a posição dele na árvore da vida e outras coisas é simples, então é só para avisar para quem estranhar ao ver isso e pensar que tá parecendo aqueles horóscopos de Facebook com correspondências que a pessoa escolheu aleatoriamente.

Obviamente deixei alguns pontos abertos em cada herói, alguns falei mais da carta, outros mais do planeta e outros da Sephirah da árvore da vida, se fosse falar de tudo ia levar muito tempo e de certo ia ter que dividir o post outras partes,
Além do mais o objetivo mesmo é fazer quem se interessar pesquisar e ir mais fundo no assunto.

Mulher Maravilha: A Mulher Maravilha seria lunar, a pista fica no próprio nome real dela que é Diana uma deusa romana que é conhecida como Ártemis/ Hécate pelos gregos. 
Muito do real arquétipo lunar que ela representa foi perdido justamente pelo período que ela foi criada que é na segunda guerra mundial, por isso seu uniforme com a bandeira dos Estados Unidos, um modo expandir o território dos quadrinhos para um público feminino.
Planeta: Lua
Símbolo Planetário
Kabbalah: Yesod
Mulher Maravilha



Flash: Para quem leu Pop Magic!, não é novidade que o Flash também conhecido como "The Flash" é uma versão moderna do Deus Mercúrio/Hermes da qual também tem o mesmo nome do planeta, o planeta mais rápido do sistema solar.
A sua carta "O Mago" é descrita como "um jovem com um longo caminho a percorrer".
Planeta: Mercúrio
Símbolo Planetário: ☿
Kabbalah: Hod


Flash



Lanterna Verde: Muita gente pode estranhar que um homem pode representar o planeta que normalmente possui as das deusas do amor, mas esse planeta não tem relação só com o tipo de amor que as pessoas estão acostumadas, mas também o amor ao próximo, isso tem muito a ver com o lanterna verde ou todo esquadrão deles já que o objetivo dos lanternas é cuidar do universo.
A cor verde é claro é a cor do planeta Vênus e também da Sephirah.
Planeta:Vênus
Símbolo Planetário: ♀
Kabbalah: Netzach


Lanterna Verde


Superman: Não é difícil deduzir que ele seja solar, todos os poderes dele advém do Sol, como outras divindades solares Superman é filho de um deus, pelo menos assim podemos chamar o pai dele pelas formas que ele se manisfesta.
A história do Superman é semelhante a outra divindade solar que é Jesus.
Um pai manda seu filho único para um planeta para ajudar as pessoas, ele vive como uma pessoa normal até atingir a idade adulta, depois começa a ajudar as fazendo fazendo milagres e coisas que ninguém havia feito, mesmo assim ele é mal visto por algumas pessoas.
Planeta: Sol
Símbolo Planetário
Kabbalah: Tipheret


J'onn J'onzz: Obviamente o Marciano seria do planeta de Marte, J'onn J'onzz, Ajax ou o Caçador de Marte como um arquétipo do planeta de marte é um guerreiro e sobrevivente que não desistiu nem quando seu planeta foi destruído ou em outras versões quando o planeta estava quase destruído.
Outro aspecto é do planeta é vencer desafios, pela história dele podemos ver que ele conseguiu.
Planeta: Marte 
Símbolo Planetário:  
Kabbalah: Geburah


J'onn J'onzz


Aquaman: Esse é um dos mais difíceis, Aquaman sofreu diversas alterações ao decorrer dos tempos e seria um arquétipo de Júpiter, na sua respectiva Sephirah desse planeta Chesed tem como imagem "um poderoso rei coroado", Aquaman é o rei de Atlântida. Ele também em algumas versões é chamado de Arthur, outro rei famoso.
O planeta Júpiter é um arquétipo de reis e também de sabedoria, os atlantes são mais sábios e evoluídos que os humanos, ele é como uma versão moderna de Poseidon ou Netuno, os deuses e reis dos mares, algumas vezes ele até aparece com o tridente.
Planeta: Júpiter 
Símbolo Planetário: 
Kabbalah: Chesed


Aquaman

Batman: Batman "O Cavaleiro das Trevas" é arquétipo de Saturno, assim como o herói seu  planeta é o mais distante, é um planeta que tem como palavras-chave auto-confiança, autoridade e regras.
A sepirah do planeta é Binah que aparece com a cor negra, assim como o uniforme do herói.
Outros arquétipos "sombrios" e mal compreendidos são desse planeta também, como por exemplo Set, Shiva e Kali.
Planeta: Saturno      
Símbolo Planetário:
Kabbalah: Binah


Batman



8 comentários :

  1. Você foi muito feliz em sua analogia..Parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns muito legal, eu gosto bastante o desenho liga da justiça rsrsrs.

    Legal o blog, cheguei aqui pela pop magic, achei legal o post foi bem esclarecedor. valeu

    Att,
    Marcos

    ResponderExcluir
  3. Muito pertinente sua analogia. Nos anos 90, uma variação da Liga da Justiça futurística (chamada Legião da Justiça) possuía versões diferenciadas desses personagens, mas curiosamente, cada um deles era guardião de um planeta de nosso sistema solar. Embora a versão deles tenha sido diferente (Batman no gelado e escuro Plutão e Mulher Maravilha em Vênus) já era uma indicação desta visão cósmica dos personagens!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Achei sensacional, mas ficou uma duvida para mim o planeta terra quem es? E ainda tem mais netuno, urano e plutao, e podemos dizer que existe mais um que esta sendo descoberto uma pequena anã vermelha. Onde ficar tudo isso nao so na liga mais em analogia com a arvores e com as demais coisas?
    Att
    Renan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai depender de como vão entender as energias desses planetas e sobre isso tem muita discussão na astrologia, assunto que eu pessoalmente não estudei muito.

      Abs

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.