Apesar de não serem populares e muitas vezes nem bem vistas, existem um grande número de religiões pelo mundo afora onde ocorrem incorporações.
Em algumas regiões próximas da China o médium de incorporação leva o nome de Tongji, no Chinês 童乩, pessoa que durante as festividade fica sentada geralmente em uma cadeira semelhante a um trono e recebe entidades que são chamados de algo que na nossa língua seria semelhante a deuses.
Tongji atingindo o transe |
Algumas bebem, comem e fumam, não muito diferente do que vemos nas manifestações aqui no Brasil e em outros países. Em alguns templos as pessoas podem consultar as entidades e pedir suas bençãos e proteção.
Também existem demonstrações de autoflagelação onde a entidade faz cortes no corpo do médium que o incorporou, em alguns nada ocorre em outros casos só geram pequenos cortes e arranhões. Os tipos de demonstrações também incluem bater no corpo com bastões com metais pontiagudos, machados, esferas cheias de pontas, atravessar agulhas na pele e passar óleo fervente no corpo. O objetivo é provar a presença da divindade que não tem medo e nem sente dor.
Porém, é importante ressaltar que cada local vai ser diferente do outro, em alguns não se usam fantasias e nem pinturas ou não são adeptos da autoflagelação para provar algo.
Kuan Yin abençoando consulente e água |
O processo é muito semelhante aos que vemos na Umbanda, alguns dos médiuns tem tremedeiras e movimentos involuntários e muitas vezes são segurados no início da incorporação, algumas vezes no momento que incorporam, as divindades são um pulo para trás e fica de pé nas cadeiras com um pé só.
Sun Wukong, o Deus Macaco |
Alguns nomes de divindades ditas históricas e milenares são: Fa Zhu Gong, Shan Chai Tong Zi, Guan Gong, Kuan Yin (Guan Yin), Guan Yu, Sun Wukong entre outros. São divindades mitológicas de contos, do Taoismo e do Budismo. Em grande parte os templos onde as incorporações ocorrem estão em Singapura onde a prática é mais comum e aceita.
Parabéns irmão pelo texto!!!
ResponderExcluirQue os orixás te abençoe na sua jornada na umbanda!
Obrigado Alesson!
ExcluirQue eles te abençoem também! Axé!
Boa tarde! Aqui um comentário nada relacionado ao post, somente pra parabeniza-lo pelo ótimo blog, cara aqui tem muito conteúdo e bem diversificado. Parabéns mesmo!
ResponderExcluirAté as próximas postagens.
Valeu Mike!
ExcluirObrigado e até!
Excelente,
ResponderExcluirMuitas pessoas conhecem as práticas orientais apenas pela metade. Faz decretos para Kuan Yin mas morreria de medo de ver uma incorporação.
Conhecimento é libertador.
Bem falado hehehehehe
ExcluirObrigado Ian!
Abs