Cabeçalho 2

sábado, 17 de setembro de 2016

Incorporações nos Templos Taoístas

O Taoismo é uma filosofia e religião que surgiu na China, possuí muitas ramificações e muitos adeptos no Brasil.

Apesar de não serem populares e muitas vezes nem bem vistas, existem um grande número de religiões pelo mundo afora onde ocorrem incorporações.

Em algumas regiões próximas da China o médium de incorporação leva o nome de Tongji, no Chinês 童乩, pessoa que durante as festividade fica sentada geralmente em uma cadeira semelhante a um trono e recebe entidades que são chamados de algo que na nossa língua seria semelhante a deuses.

Tongji atingindo o transe
Após a incorporação ocorrer, os assistentes vestem o médium com roupas características da divindade que o mesmo incorpora, e alguns recebem inclusive armas de corte como espadas, dependendo da divindade, os Tongji já estão com os rostos pintados antes da incorporação, todo processo de incorporação ocorre ao som de gongos e tambores, embora em outros locais possam ser cantadas determinadas músicas para as divindades que vão se manisfestar.

Algumas bebem, comem e fumam, não muito diferente do que vemos nas manifestações aqui no Brasil e em outros países. Em alguns templos as pessoas podem consultar as entidades e pedir suas bençãos e proteção.

Também existem demonstrações de autoflagelação onde a entidade faz cortes no corpo do médium que o incorporou, em alguns nada ocorre em outros casos só geram pequenos cortes e arranhões. Os tipos de demonstrações também incluem bater no corpo com bastões com metais pontiagudos, machados, esferas cheias de pontas, atravessar agulhas na pele e passar óleo fervente no corpo. O objetivo é provar a presença da divindade que não tem medo e nem sente dor.

Porém, é importante ressaltar que cada local vai ser diferente do outro, em alguns não se usam fantasias e nem pinturas ou não são adeptos da autoflagelação para provar algo.

Kuan Yin abençoando consulente e água
Para eles essas são manifestações de deuses, porém, podemos entender que são entidades que se manifestam com essa roupagem, por isso podemos ver duas pessoas manifestarem o deus macaco uma ao lado da outra, sendo que na mitologia o deus macaco era um só. Também é evidente que na maioria das vezes são manifestações mediúnicas, em diversos vídeos podemos reparar que os veteranos tem mais facilidade em entrar em transe do que os jovens.

O processo é muito semelhante aos que vemos na Umbanda, alguns dos médiuns tem tremedeiras e movimentos involuntários e muitas vezes são segurados no início da incorporação, algumas vezes no momento que incorporam, as divindades são um pulo para trás e fica de pé nas cadeiras com um pé só.
Sun Wukong, o Deus Macaco
Ocorrem também benzimentos, onde se usam flores e ramos de ervas com o objetivo de trazer proteção e prosperidade para as pessoas próximas.

Alguns nomes de divindades ditas históricas e milenares são: Fa Zhu Gong, Shan Chai Tong Zi, Guan GongKuan Yin (Guan Yin), Guan YuSun Wukong entre outros. São divindades mitológicas de contos, do Taoismo e do Budismo. Em grande parte os templos onde as incorporações ocorrem estão em Singapura onde a prática é mais comum e aceita.

6 comentários :

  1. Parabéns irmão pelo texto!!!
    Que os orixás te abençoe na sua jornada na umbanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alesson!
      Que eles te abençoem também! Axé!

      Excluir
  2. Boa tarde! Aqui um comentário nada relacionado ao post, somente pra parabeniza-lo pelo ótimo blog, cara aqui tem muito conteúdo e bem diversificado. Parabéns mesmo!
    Até as próximas postagens.

    ResponderExcluir
  3. Excelente,
    Muitas pessoas conhecem as práticas orientais apenas pela metade. Faz decretos para Kuan Yin mas morreria de medo de ver uma incorporação.
    Conhecimento é libertador.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.