Cabeçalho 2

domingo, 18 de janeiro de 2015

Far Cry 3 e a Jornada do Herói

Eu já te contei a definição de insanidade
A insanidade é fazer exatamente... a mesma porra repetidamente... esperando que as coisas mudem... Isso. É. Insano. Mas da primeira vez que alguém me disse isso, eu não sei, achei que isso era uma brincadeira, então, atirei nele. O negocio é que tá bom... ele estava certo. Aí comecei a ver isso em todos os lugares, por toda a parte. Os mesmos idiotas por toda a parte fazendo exatamente a mesma porra.... de novo, de novo, de novo, de novo e de novo, pensando, 'Dessa vez vai ser diferente. Ah, não. Por favor, Dessa vez será diferente.' Sinto muito, não gosto... do jeito que você está me encarando! Tá bom? Você tem algum problema mental? Acha que eu estou de brincadeira? Acha que eu to blefando? Vá se foder! O.K.? Vai se foder!... Tudo bem, eu vou relaxar, hermano, eu vou relaxar... O Problema é que... Tudo bem, eu já te matei uma vez... E não é que sou louco. 
Tudo bem... isso são águas passadas... 
Eu já te contei a definição de... insanidade? -Vaas



Far Cry 3 é um jogo da Ubisoft que me foi recomendado por leitores do blog várias vezes e na última recomendação, resolvi acatar e começar a jogar. Obviamente o que chama a atenção antes de tudo é o enredo, bem trabalhado e pode-se dizer impecável e ainda durante a passagem de cenas com citações do livro Alice no País das Maravilhas, a história da menina que cai em um buraco e entra em um mundo completamente diferente do seu.

Atenção Spoiler:

A história gira em torno de Jason, um jovem com pais ricos que vai com seus irmãos e amigos para uma ilha para se divertir e praticar esportes radicais, mas a ilha não é tão desabitada como parece e eles são sequestrados por um grupo de piratas liderados por um louco, insano e sádico chamado Vaas que pretende pedir resgate pelos prisioneiros e após isso vendê-los para o mercado negro.

Jason fica junto seu irmão ex-militar dentro de uma jaula que se desamarra das cordas e mata um dos piratas que fica de guarda e consegue escapar auxiliando Jason que está desesperado, após conseguirem passar quase que invisíveis pelos piratas, Vaas os encontra e dá um tiro em seu irmão, que rapidamente morre nas mãos de Jason, após isso Vaas dá a ele chance de correr para a floresta para tentar fugir, Jason corre e poucos segundo depois começar a ser perseguido pelos piratas, na  floresta, com animais selvagens, Jason mata pela primeira vez, corre e encontra uma ponte, mas antes se conseguir atravessar um helicóptero o encontra e ele cai da ponte, e como Alice acaba por cair em um mundo totalmente diferente do seu.

Para resumir, a Jornada do Herói afirma que a maioria dos mitos seguem um certo padrão, esse padrão também pode ser visto em clássicos da literatura e cinema também.
Começa com alguém em um mundo normal, que de alguma forma é chamado para uma jornada para um mundo diferente do dele. Vai encontrar um ou mais mentores. Vai passar por testes pequenos e grandes, em algum ponto vai enfrentar medos internos, vai entrar em uma busca de algo especial como algum objeto mágico, próximo do final, vai ocorrer a última prova, sobrevivendo, ele não vai ser a mesma pessoa que foi, então ou volta para o mundo normal ou vive uma vida normal depois de ter passado por toda sua aventura.


Obviamente, esse é só um exemplo, as histórias podem ser um pouco diferentes, mas seguindo outros caminhos, mas sempre envolve os pontos mostrados. Sucessos da literatura e cinema geralmente apresentam a Jornada do Herói: Star Wars, Harry Potter, O Hobbit, Senhor dos Anéis e etc.


Após Jason cair da ponte e quase morrer em um rio é resgatado por Dennis, esse vai ser o mentor de Jason no início do jogo, vai apresentar Jason ao Caminho do Guerreiro, e dá a Jason a tatuagem dos guerreiros Rakyat, nativos da ilha que no momento estão perdendo a luta contra os piratas, mas Dennis vê a fuga de Jason como um sinal que as coisas vão mudar.

O jogo é repleto de missões, algumas que são podem ser vistas como iniciações ou ritos de passagem. A primeira pessoa que vai instruir Jason é Dennis, que vai passar tarefas básicas que serão úteis no jogo, caçar, colher plantas, tirar o codificador colocado pelos piratas em uma torre de comunicação e tomar um acampamento de piratas.
Dennis dá algumas primeiras missões para Jason, que está preocupado em salvar seu outro irmão ainda vivo e seus amigos. Porém com o tempo, cresce a vontade de matar Vaas.

Vaas se mostra como um oposto de Jason, enquanto Jason segue uma certa lógica, Vaas é simplesmente louco, mesmo assim, sempre um passo a frente, porém Jason consegue nesse meio tempo salvar alguns de seus amigos.

Após ter passado e cumprido os desafios e missões impostas por Dennis, ele vai ser apresentado a Citra, a líder dos Rakyat e ironicamente, irmã de Vaas. Ela inicialmente desdenha de Jason, mas lhe dá uma missão quase que impossível: encontrar uma faca cerimonial trazida pelos chineses que exploraram a ilha na idade das trevas. Jason bebe uma bebida alucinógena dada por Citra e durante a alucinação recebe a pista do homem da qual deve seguir, um agente americano, infiltrado na ilha que também vai ser seu mentor, lhe passando novas tarefas para cumprir. No meio dessas missões Jason vai encontrar um homem que tem um de seus amigos como prisioneiro e pede a faca cerimonial em troca de seu amigo. Após entrar em diversos ruínas Jason consegue a faca e consegue matar o homem que mantinha em cativeiro seu amigo. Seu amigo lhe dá a notícia que seu irmão mais novo está morto, isso faz com que Jason mude seus prioridades, e coloca matar Vaas como a primeira delas.


Jason passa por um novo ritual de passagem, ingerindo novamente uma bebida alucinógena, em sua alucinação ele vai enfrentar um demônio gigante da mitologia Rakyat e após vencê-lo, corta lhe a cabeça, como fez o herói da lenda.

Depois de "vencer o demônio" ele vai em busca de Vaas, que como sempre estava um passo a frente, atira em Jason, que desmaia mas sobrevive por causa de um isqueiro no seu bolso.
Após isso, Jason faz sua última investida, indo direto ao quartel general de Vaas e consegue matá-lo.

O protagonista percebe que ele só se tornou uma pessoa completa quando virou um guerreiro e decide ficar na ilha como líder dos Rakyat e deixar seus amigos voltarem para o mundo normal sozinhos. Jason descobre também que Vaas era só um fantoche de Hoyt, um homem que diferente de Vaas, e de certa forma semelhante a Jason, porém mais poderoso, aparentemente civilizado e que emprega mercenários para todo tipo de crime, inclusive tráfico de pessoas.

Tomando uma estratégia diferente, Jason se infiltra como mercenário na ilha de Hoyt para matá-lo e finalmente trazer paz na ilha, seu mentor e aliado vai ser um soldado chamado Sam, depois de infiltrado ele descobre que seu irmão não estava morto, após conseguir salvar o mesmo e matar Hoyt, Jason é surpreendido por Citra que levado a tomar a decisão final: matar seus amigos, e junto disso, matar seu fraco "eu" antigo, ou voltar para o mundo normal novamente. A decisão é tomada pelo jogador.

Depois desse spoiler todo, você deve pensar e daí? O que tem de interessante? Bom, a Jornada do Herói, nada  mais é do que a arte falando da vida real, algumas vezes nas nossas vidas, somos chamados a nos tornarmos pessoas diferentes, para isso, devemos enfrentar todo tipo de desafio, a única recompensa é se tornar alguém novo, melhor, mais forte, sábio ou simplesmente mais vivido.
É por isso que a Jornada do Herói esta presente em alguns dos melhores livros, filmes, jogos ou mitos, o processo se torna tão especial aos olhos das pessoas, pois ele é apenas uma demonstração da jornada humana de uma forma mais artística.


3 comentários :

  1. Ola,gostei da postagem,tmb gostaria de uma com o farcry 4 se possivel claro.
    PS: seu blog é otimo \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Então, sobre o Far Cry 4 vai demorar um pouco, pois esse não funciona no meu humilde nootbook.

      Abs

      Excluir
  2. Já zerei esse jogo 3 vezes e posso dizer que não me arrependi em nenhuma delas

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.