Cabeçalho 2

domingo, 30 de novembro de 2014

Constantine - Temp. 1 Ep. 5

Esse é artigo com referências ocultistas do quinto episódio, de Constantine, se você não leu os artigos anteriores basta clicar nos links:   e .

O episódio começa mostrando Nova Orleans, Louisiana, é a terra da religião afro-americana chamada Voodoo, que deu origem a alguns filmes que existem hoje.

Voodoo, Nova Orleans




O quinto episódio tem como referência 3 lendas urbanas, a primeira é a lenda de Kuchisake-onna (口裂け女) que é uma lenda urbana japonesa que nasceu por volta dos anos 70, fala de uma mulher com máscara que pergunta as pessoas (geralmente jovens saindo da escola), se ela é bonita, se a resposta for positiva, ela tira a máscara e pergunta se ela ainda é bonita, se a resposta for não, ela iria matar a pessoa com uma foice, faca ou tesoura. Se a resposta ainda fosse sim, ela ainda mataria a pessoa (se não me falha a memória, ela responderia que é mentira antes de matar a pessoa). A única maneira se sair vivo, seria enganar ela com uma resposta ou pergunta sem sentido e fugir enquanto ela está confusa.

Kuchisake-onna

A lenda do rapaz pegando carona é baseada no repertório de lendas norte-americanas, geralmente falando do fantasma de uma mulher de branco, a lenda foi explorada em um episódio de Supernatural. Apesar disso a lenda tem variações e é normal pelo mundo todo.

O marido que retorna para a viúva quando Papa Midnite intercede uma conversa com ambos é um misto de lendas e teorias que conta que geralmente quando um espírito de um falecido continua com a família, ele começa a vampirizar a energia vital das pessoas causando doenças e até levando esses a morte.

Loa é o nome dado a espíritos da religião Vodu e suas vertentes, Papa Legba é o responsável pela comunicação do nosso mundo e o mundo espiritual, por isso ele é chamado por pelo Papa Meia-Noite, para auxiliar as conversas entre os vivos e os mortos. A forma que Papa Legba é descrito muda de acordo com a região e culto.

Papa Legba

Jim Corrigan foi o easter egg do episódio, após morrer, Jim Corrigan vai se tornar Espectro, que está entre um os heróis mais poderosos do universo DC e membro da Liga da Justiça Sombria.

Espectro


























sábado, 22 de novembro de 2014

Constantine - Temp. 1 Ep. 4

Esse é o artigo sobre referências ao ocultismo, simbologia e mitologia do 4º episódio da 1ª temporada da série Constantine, se você não viu, também veja os artigos do , e episódio.

Então vamos para as referências:

Antes de mais nada é importante dizer que o 4º episódio é muito especial, pois é baseado em Hellblazer #1, que vale a pena você dar uma lida.

Hellblazer #1 Capa

Quando Gary está no aeroporto podemos ver que a garrafa que ele leva e que é posteriormente é aberta tem um desenho, ele é uma variação do Hexagrama de Salomão. 

Prender demônios em garrafas e frascos faz parte de diversas lendas como até por exemplo a do gênio da lampada, em alguns livros de goétia, também existem fórmulas para prender daemons em vasos ou arcas.


Hexagrama de Salomão


Enquanto John está desenhando o Hexagrama de Salomão ou o que ele chama de Selo de Salomão, Zed diz que o símbolo aparenta ser a Estrela da Davi, esse é um erro muito corriqueiro, geralmente a Estrela de Davi é desenhada com os traços sobrepostos ou mais largos, já o Hexagrama de Salomão com traços simples e os símbolos apresentados na imagem acima, o Tetragramaton e o Tau. 

Enquanto John desenha na garrafa o Sigilo de Salomão com o Taba'at Shlomo ou Anel de Salomão ele explica que o anel tem um forte magia de contenção, na realidade o que é atribuído esse poder é o selo de Salomão, é dito nos livros sobre Goétia, que o Hexagrama de Salomão devia ser mostrado para o espírito evocado para que o mesmo ficasse obediente e tomasse a forma que fosse pedida.

Quando John chega ao restaurante de Nommo, o mesmo diz que: "As tripas de cabra indicaram que você chegaria ontem". Isso se refere a forma de adivinhação feita por meio de tripas e órgãos de animais, na nossa língua essa prática é chamada de Arúspice, eram mais comuns entre os romanos e etruscos, mas acreditasse que era algo comum desde a idade do bronze.

Nommo é o nome dado a espíritos mitológicos do povo de Mali, segundo a descrição, eles seriam anfíbios humanoides. John também fala antes de visitar que o mesmo é um Xamã, isso explica ele usar a droga psicodélica da qual ele chama de Névoa para descobrir sobre o informações sobre Mnemoth. O antídoto da droga é chamado de Néctar de Nhialic, nome do supremo deus e  criador do mundo na mitologia Dinka.

Mnemoth é o nome dado ao demônio da série, embora esse nome não seja usado em nenhum demônio no mundo real ele é uma leve referência ao demônio Beelzebub, o senhor das moscas e que na modernidade é relacionado a Gula, infelizmente essa correlação só é mais forte nos quadrinhos, 

Ilustração de Beelzebuth no Dictionnaire Infernal de Collin de Plancy

Para finalizar vou deixar uma frase muito interessante dita pelo Constantine: "A energia psíquica está ao nosso redor. É como uma network."

domingo, 16 de novembro de 2014

Constantine - Temp. 1 Ep. 3

Se você não o artigo sobre o primeiro e segundo episódio clique aqui e aqui.

No início do episódio Jasmine vai em busca do disco amaldiçoado e abre o contrato que ela fez em troca da saúde do marido.

Samigina, Agares, Marbas e Bael

Existem 4 selos de demônios no contrato, por ordem são: Samigina, Agares, Marbas e Bael. O símbolo mais escondido é chamado de caractere de Lúcifer, segundo o Grimorium Verum de tradução do Frater Goya.

Nesse episódio vemos novos detalhes do forte sobrenatural, enquanto Constantine recita as palavras que vai usar no feitiço da Mão da Glória usa um círculo de sal envolta dele, o sal tem poder de neutralizar energias e dessa forma pode ser usado para repelir energias densas. Ao lado podemos ver um forno a lenha semelhante ao que era mostrado nas gravuras de alquimistas.



A porta que Chas mostra para Zed tem algo especial, ela é em forma espelhada da runa Uruz, essa runa representa o bisão, a força e a utilização dela para mudança e tomada de um novo rumo ou caminho. 


A Mão da Glória, é usada por Constantine para reviver seu amigo morto por alguns segundos, porém na lenda real, a Mão da Glória seria usada para paralisar ou fazer pessoas dormirem enquanto os dedos dela estivessem queimando ou enquanto uma vela entre os dedos estivesse acessa e em alguns textos também promete invisibilidade, antes de ter esse poder o objeto devia passar por um processo bem longo de preparo. Ela é citada em alguns grimórios antigos como o Petit Albert e também no livro medieval sobre bruxas Compendium Maleficarum.

Mão da Glória

O cantor de Blues que fez o pacto era chamado de Willie Cole, é uma referência ao cantor americano Robert Johnson (1911-1938) considerado um dos melhores cantores de blues da história, segundo a lenda, ele fez um pacto com o diabo em uma encruzilhada para conseguir tocar com perfeição. Sua história foi bem explorada na série Supernatural.

Robert Johnson


Essas foram algumas referências sobre esse episódio, na próxima semana falarei sobre episódio número 4.

sábado, 8 de novembro de 2014

Constantine - Temp. 1 Ep. 2

Conforme prometido, vou continuar com as referências sobre a série. Já existe um texto do primeiro episódio que na realidade é o episódio piloto que vazou, e como o primeiro episódio está praticamente igual não fiz um texto para ele. Se você não conferiu o artigo do primeiro episódio é só clicar aqui.

Logo no inicio vemos John fazendo truques com cartas, transformando a Dama de Paus em um Ás de Paus. O nipe de Paus (♣) corresponde ao Fogo elemento que vamos ver com grande frequência nesse episódio.

Quando Chess vai conversar com John, é citada a Capnomancia, que como John diz é adivinhação pela fumaça, geralmente quando se usa desse tipo de adivinhação se joga algum tipo de erva ou até semente no fogo e se estuda o movimento da fumaça e forma que a mesma toma. Isso também mostra como Constantine se mantém financeiramente e banca suas aventuras, na maioria das vezes usando de magia para conseguir dinheiro, essa era uma dúvida que ocorria para quem lia os quadrinhos.

A produção da série surpreendeu bastante nesse episódio com relação aos detalhes, no Forte Sobrenatural, podemos ver entalhado nas prateleiras os símbolos alquímicos dos 4 elementos e também o símbolo de Saturno.




Abaixo vocês podem ver melhor como são os símbolos:


Quando John cita a viagem para Pensilvânia, Chess diz que não pode ir devido ao ocorrido da "Súcubo no trem de carga", para quem não sabe Súcubo é o nome dado pelos antigos para um demônio que atacava pessoas sexualmente enquanto dormiam. Nos dias de hoje o nome é usado ou para definir espíritos ou formas de pensamento  que sugam a energia sexual das pessoas.

Voltando aos símbolos alquímicos em uma cena posterior podemos ver o símbolo alquímico do elemento fogo no brinco da Zed e na carteira de habilitação de John. Mais tarde o símbolo aparece também tatuado nas costas do Constantine.



Quando John vai tentar impedir o pastor que ele acreditava ser o causador dos ataques na mina, ele dá uma vassoura para Zed e diz que para ela se enfurecer-se para rebater todo mal. A vassoura sempre foi relacionada a bruxaria e existem diversas teorias do possível motivo dessa relação, segundo alguns a vassoura era utilidade para aplicar um unguento alucinógeno no corpo, para outros era utilidade em rituais para abundância nas colheitas. Atualmente em algumas tradições a vassoura é usada como símbolo de limpeza e expulsão de energias negativas e densas, obviamente a vassoura é feita com plantas específicas,



Na mina o símbolo que Constantine pede para Zed desenhar é o símbolo alquímico da Terra, já mostrado na imagem  no começo do artigo.

Símbolo Alquímico da Terra


John explica a Zed que os seres que estavam causando mortes nas minas eram chamados de "Coblynal", fantasmas de mineiros mortos que tentavam avisar os mineiros vivos de perigos. Na realidade as lendas se referem a uma espécie de gnomo que além de viver em minas se veste como mineiro.

Coblynal






















Aguardem que na próxima semana postarei o artigo do próximo episódio onde o Papa Midnite aparece!

domingo, 2 de novembro de 2014

1 Milhão de Acessos e Mais Algumas Coisas

É realmente o blog ficou abandonado, eu devia explicações pois sei que apesar de poucas, algumas pessoas acompanham o blog com frequência e estranharam essa ausência. O motivo principal foi pelo tempo, apesar de eu não ter o direito de dizer que me falta tempo, pois como muita gente diz "nosso tempo é a gente que faz", mas com a mudança de horários por causa de trabalho eu perdi o embalo. O outro motivo não menos importante é devido a eu começar a procurar com mais enfase desenvolver a mediunidade, a partir disso um novo leque de coisas se abriram, novos conceitos, novas formas de ver as coisas e por ai vai, logo minha atenção ficou focada para outro lado.

De forma alguma eu me sentia bem com o blog parado, algumas vezes eu procurava escrever algo mas não conseguia bolar nada, esse foi o terceiro motivo, um bloqueio na criatividade, que não sei bem o motivo, talvez quando você escreva por alguns anos as ideias se esgotem ou seja reflexo da falta de tempo, eu não sei...

Por mais que tudo estivesse parado, os comentários, os e-mails e acessos não caíram tanto, na realidade a quantidade de e-mails até cresceu, o que me surpreendeu e mostrou que tudo continuava bem sólido e não tão dependente de mim quanto eu pensava que era.

Mas voltando ao motivo do post...

Hoje resolvi escrever um post novo e acabei por ver nas estatísticas que minha antiga meta pessoal de 1 milhão de acessos havia sido batida, como meu amigo disse "eh visualização pra caralho" e é mesmo. Eu não preciso dizer que estou feliz, não é? (Só ia estar mais se cada visualização valesse 1 real).



Aqui deixo meus agradecimentos a todos que acompanham, comentam ou apenas leem, vocês todos fazem parte disso!

E deixo aqui meu brinde ao meu querido blog! Longa Vida ao TSMeO!!!