Cabeçalho 2

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dion Fortune

Foto de Dion Fortune
Dion Fortune é um dos maiores nomes quando se fala de ocultismo, seu nome real era Violet Mary Firth Evans, Dion Fortune era baseado no lema da sua família em latim: "Deo, non fortuna", "Deus, não o destino".

Ela escreveu vários livros de ciências ocultas, o que marca na sua escrita é a simplicidade e muitas vezes parece que ela esta falando com o pessoalmente com o leitor como quem escreve uma frase. Foi estudante de psicologia e psicanalise o que contribuiu para seu entendimento sobre ataques magickos.

Dion Fortune foi membro da Sociedade Teosófica e da Golden Dawn iniciada no templo Alpha e Ômega.
Seu instrutor era o maçom e médico Dr. Theodore Moriarty, da qual ela se inspirou para escrever Os Segredos do Dr. Taverner, ela o conheceu enquanto trabalhava com psiquiatria e psicanálise.
Após a morte dele ela e seu marido fundaram seu próprio grupo, a Fraternidade da Luz Interior que depois foi chamada de Sociedade da Luz Interior.

Dion Fortune

Ela escreveu livros de ficção com assuntos ocultistas inclusos, e também livros só de com assuntos místicos, entre esses os mais conhecidos: Autodefesa Psíquica, A Cabala Mística e A Doutrina Cósmica.
Aqui a lista de todos os livros dela:

  • Aspectos do Ocultismo
  • Através dos Portais da Morte
  • Autodefesa Psíquica
  • A Cabala Mística
  • A Doutrina Cósmica
  • A Filosofia Oculta do Amor e do Matrimônio
  • Glastonbury
  • Magia Aplicada
  • Magia Ritual
  • Ocultismo Prático na Vida Diária
  • As Ordens Esotéricas e Seu Trabalho
  • Paixão Diabólica
  • Preparação e Trabalho do Iniciado
  • Sacerdotisa da Lua
  • Sacerdotisa do Mar
  • Os Segredos do Dr. Taverner
  • O Deus com Pés de Bode
Dion Fortune também teve contato com Aleister Crowley, na realidade eles foram os maiores nomes da época quando se falava em ciências ocultas, para alguns um oposto do outro.
Ela teve um interesse em especial no Tarot de Thoth, criado por Crowley e ilustrado por Lady Frieda Harris, um tarot com muito simbolismo, principalmente com kaballah, assunto que Dion Fortune tinha muito conhecimento.
Dion Fortune também tinha criado seu próprio tarot.

Existem alguns episódios interessantes da sua vida conhecidos como Magical Battle of Britain que são cartas que registram o uso de magia para impedir que a Alemanha vencesse a 2º Guerra Mundial, afinal todos os lados usaram todas as opções que tinham para vencer.

Ela morreu em 1946 aos 56 anos de leucemia.

      segunda-feira, 21 de maio de 2012

      Irmão Voodoo / Dr Voodoo

      Irmão Voodoo no inglês Brother Voodoo e mais tarde conhecido como Dr. Voodoo é um dos heróis místicos do Universo Marvel.

      Brothervoodoo DoctorVoodoo Jericho Drumm Vodu Esoterismo Magick Jericho Drumm nasceu em Porto Príncipe no Haiti, mas se tornou um renomado psicólogo nos Estados Unidos, depois de anos quando ele volta para sua terra natal descobre que seu irmão gêmeo Daniel está morrendo, seu irmão é um Houngan um sacerdote vodu e havia sido atacado por um feiticeiro que se dizia possuído pelo deus serpente Damballah.
       
      Daniel não resiste mas pouco antes de morrer pede a Jericho que visite seu mestre Papa Jambo.
      Depois após a visita ele se torna discípulo de Papa Jambo e em muito pouco tempo Jericho se torna melhor que seu falecido irmão e recebe o título de Houngan.
      Após isso Papo Jambo faz um ritual para unir o espírito de Daniel com Jericho, após esse feito ele morre.

      Após isso Jericho assume o nome de Irmão Voodoo.

      Preparado ele vai enfrentar o assassino do seu irmão e o desafia junto com seu culto, o feiticeiro que usa o nome de Damballah é derrotado após ser morto pelas próprias serpentes quando Irmão Voodoo destroí o amuleto que é fonte dos poderes da feiticeiro, ele também descobre que na realidade não era o deus serpente Damballah que estava causando tudo isso e sim outra entidade que fingia ser Damballah, mas especificamente uma criação do deus egípcio Set.

      Anos mais tarde Irmão Voodoo acaba sendo dominado ela mesma entidade, que toma a alma de Daniel, incendeia sua mansão e ainda mata o seu criado.
      Ainda possuído a entidade faz com que Irmão Voodoo vá para Nova York, com o objetivo de o objetivo de possuir Dr. Estranho, o Mago Supremo.

      Dr. Estranho consegue salvar Irmão Voodoo e prender a entiddade de volta em um amuleto.

      Um pouco mais tarde quando Dr. Estranho procura um sucessor Irmão Voodoo é escolhido e acaba adotando o nome de Dr Voodoo.

      Brother voodoo Doctor Voodoo Jericho Drumm Vodu Esoterismo Magick Assim como no folclore do Haiti as histórias com Irmão Voodoo geralmente envolvem zumbis e magia negra.

      Irmão Voodoo ou Dr. Voodoo tem muitas habilidades como por exemplo capacidade de hipnotizar animais, pessoas e até plantas, ele pode receber ajuda do espírito do seu irmão assim dobrando o poder que possui tanto místico como físico além de poder fazer o espírito de Daniel possuir outros corpos, pode evocar uma fumaça que vem acompanhada do som de tambores, instrumento muito utilizado no voodoo.
      Pode controlar o fogo e ficar imune a ele e não se limita apenas a conhecimento do Vodu.

      Doutor Voodoo recebe ajuda dos Loas também, os Loas são os espíritos da religião Vodu e Damballah é um Loa.

      Apesar disso tudo Dr Voodoo nunca conseguiu muito sucesso, acabando por ser considerado uma personagem secundário no universo Marvel.


      quarta-feira, 16 de maio de 2012

      Runas

      Runes Runas
      As runas são velhas conhecidas dos magistas, elas são muitas vezes usadas para divinação ou falando de outra forma como oráculos.

      As runas são um alfabeto que foi utilizado pelo povo nórdico da qual se tem a lenda que Odin sacrificou um olho para encontrá-las.

      Cada runa tem um significado e simbolismo, infelizmente não vai dar para explicar uma por uma e se não for para falar de todas em particular é melhor falar de todas em um texto só, embora quem saiba mais pra frente eu escreva um texto para cada uma delas.
      Encontramos runas entalhadas em diversos locais, as runas vem de símbolos antigos como chifres, imagens que aos poucos foram mudando e acumulando novos significados.

      Para esse texto vou me situar nas Runas Nórdicas, essas tem uma lenda interessante da qual Odin é a principal personagem.
      Se você não sabe, Odin é o deus mais poderoso do panteão nórdico pai de Thor e outros diversos deuses.

      Odin nem sempre foi um deus tão poderoso, antes desse período estava havido por conhecimento, desejava beber da fonte da sabedoria, onde a árvore Yggdrasill tem suas raízes mergulhadas, ele deu um dos seus olhos em troca de um gole da água da fonte.

      Esse pedaço do livro conhecido como Edda Maior, conta a descoberta das runas como se fosse contada pelo próprio Odin.

      "Sei que fiquei pendurado naquela árvore fustigada pelo vento,
      Lá balancei por nove longas noites,
      Ferido por minha própria lâmina, sacrificado a Odin,
      Eu em oferenda a mim mesmo:
      Amarrado à árvore
      De raízes desconhecidas.
      Ninguém me deu pão,
      Ninguém me deu de beber.
      Meus olhos se voltaram para as mais entranháveis profundezas,
      Até que vi as Runas.
      Com um grito ensurdecedor peguei-as,
      E, então, tão fraco estava que caí.
      Ganhei bem-estar
      E sabedoria também.
      Uma palavra, e depois a seguinte,
      conduziram-me à terceira,
      De um feito para outro feito."


      As runas nada mais são que um alfabeto, eram vistas como algo sagrado pois por meio do alfabeto que vinha a escrita e por meio dela várias formas de arte como cânticos, poemas e o poder de registrar as coisas. Algo que também é valorizado pelas mitologias de outras culturas mas de modos diferentes.

      Podemos utiliza-las de muitas formas, cada símbolo tem um poder e energia e como foi dito acima um simbolismo.
      Alguns usam elas para acessar os poderes que as runas representam, seja carregando o símbolo ou meditando com eles.

      Aqui uma pequena tabela, mas saibam que os nomes variam muito.

      Nomes das Runas e Letras Latinas


      As runas geralmente são entalhadas em pedras ou pedaços de madeiras quando usadas para divinação.
      Elas também eram desenhadas em objetos para receber sua energia.
      Nada impede também que você faça suas próprias runas, seja desenhando em pequenos pedaços de madeira ou em pedras.
      Muitas vezes as pessoas acreditam que comprar seja a única opção, mas não se esqueceram, no ocultismo criar é sempre o mais viável.

      Logo farei um texto falando de cada runa, suas energias, simbolismos e muito mais e aqui temos uma versão beta do oráculo de runas online: Oráculo de Runas.


      segunda-feira, 7 de maio de 2012

      Nicolas Flamel

      Pintura de Nicolas Flamel
      Nicolas Flamel foi um francês que viveu entre 1330 e 1418, ele é um dos nomes mais relevantes quando se fala de alquimia, algumas vezes também referido como Nicolau Flamel.
      Ele foi um dos buscadores da pedra filosofal e supostamente conseguiu cria-lá também era um católico devoto ou ao menos parecia ser.

      O início historia de Flamel como alquimista é rapidamente contada em seu trabalho "O Livro das Figuras Hieroglíficas" da qual ele apresentou o seguinte texto:

      “Quando faleceram meus pais tive que ganhar o pão escrevendo; naquele tempo adquiri um livro dourado, muito velho e volumoso. O livro compunha-se de três fascículos de sete folhas cada um e a sétima folha de cada um aparecia em branco. Na primeira folha via-se um báculo em torno do qual apareciam enroscadas duas serpentes; na segunda, uma cruz da qual pendia outra serpente e na sétima podia ver-se um deserto, no centro do qual brotavam formosas fontes; porém delas não saiam água senão serpentes que se arrastavam em todas as direções. Na fachada do livro, lia-se: “Abraão o Judeu, príncipe, sacerdote, levita, astrólogo e filósofo”. Na terceira folha explicava-se como se transformavam os metais. Junto ao texto reproduziam-se dois recipientes, davam as cores e todos os detalhes, exceto a Pedra Filosofal, a qual aparecia reproduzida com grande arte e forma tal que cobria por completo as páginas quatro e cinco”.


      Algumas versões da história contam que ele precisou de ajuda para entender o livro, já que ele era repleto de símbolos, quem o ajudou era um Judeu conhecido como Mestre Canches que ele encontrou no caminho de Santiago, um local que é visto como sagrado e que recebe peregrinos todos os anos até hoje.
      Esse Judeu traduziu o livro e mostrou que seu conteúdo era de alquimia e cabala, contendo o segredo para a criação da pedra filosofal.
      Flamel teria se dedicado por mais de uma década no estudo de alquimia até conseguir resultados e quando Mestre Canches morreu ele voltou para sua terra natal, apesar de alguns contarem que ele voltou com o mestre mas esse morreu de velhice.

      As histórias em volta de Flamel são puramente simbólicas e iniciáticas, como quando ele diz que precisou da ajuda de sua esposa Dame Perenelle Flamel para criar a pedra filosofal, que podia nada mais ser que um código para dizer que na realidade a alquimia era sexual.

      A fama de Flamel cresceu muito e junto dele lendas entre as quais ele possuir a pedra filosofal e com ela poderia converter metais em ouro e por isso tinha uma grande riqueza.

      Mas indícios históricos mostram que na realidade sua riqueza vinha de sua profissão, que era notário, uma profissão muito lucrativa em uma época em que poucas sabiam ler e escrever o notário tinha a função de colocar no papel negociações e transações.
      Ele geralmente fazia muitas doações e contribuiu com a construção de vários edifícios e monumentos religiosos e alquímicos e tem até uma rua com seu nome em Paris a "Rue Nicolas Flamel".

      Flamel escreveu três livros:
      • O Livro das Figuras Hieroglíficas em 1399
      • O Sumário Filosófico em 1409  
      • Saltério Químico em 1414
      As versões originais e manuscritas podem ser encontradas na biblioteca nacional de Paris.
      Mas também existem muitas outras obras que foram atribuídas a ele, em especial algumas traduzidas de outras línguas.